+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Galera boa noite.
    Sou iniciante na materia de mikrotik e estou precisando de uma grande ajuda de vocês.
    Estou precisando fazer um bloqueio do MK da seguinte forma.

    Tenho que bloquear todo o acesso a internet.
    E tenho dois grupos de usuários que deveram ter acesso diferentes.

    Ou seja tenho 2 grupos de usuários e 2 grupos de sites, cada usuário deve acessar um grupo diferente.
    Como eu faço para fazer esta configuração no MK? Qual aplicação devo usar.

    Agradeço pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    vix eu acho fazer isso no mk uma gambiarraa danadaa,, heheh nao sei hoje nas versoes que tá..
    tenta da uma olhada em linux iptables e squid, vao te ajudar.
    flw

  3. #3

    Cool Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Citação Postado originalmente por mcadr Ver Post
    Galera boa noite.
    Sou iniciante na materia de mikrotik e estou precisando de uma grande ajuda de vocês.
    Estou precisando fazer um bloqueio do MK da seguinte forma.

    Tenho que bloquear todo o acesso a internet.
    E tenho dois grupos de usuários que deveram ter acesso diferentes.

    Ou seja tenho 2 grupos de usuários e 2 grupos de sites, cada usuário deve acessar um grupo diferente.
    Como eu faço para fazer esta configuração no MK? Qual aplicação devo usar.

    Agradeço pela ajuda.
    Bom depende de como é sua estrutura..vc é provedor ?? quantos pcs tem na rede ?? usa dhcp ou ip statico ?? faço um controle parecido com oq vc precisa.
    faço desta forma,tenho um server com duas faixas de ip 10.0.0.x e 10.0.50.x a rede 10.0.0.x tem acesso total a internet e a 10.0.50.x somente libero a porta do TS 49261 o restante é td bloqueado. é preciso fazer a amarração dos ips/mac para um usuário espertinho naum mudar o ip.

    mais duviadas posta ae....

  4. #4

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Peterson bom dia.
    Cara não sou provedor não. Estamos usando ele em uma empresa. A quantidade de maquina deve estar em torno de umas 40 maquinas. Uso dhcp e os que são fixos é definido pelo pelo proprio MK.
    O seu controle não da para eu aplicar a minha necessidade.
    Na empresa cada departamento deverá ter um tipo de permissão de acesso diferente.
    Eu sei que posso configurar permissão para um determinado IP, desta forma pensei em pelo MK setar todos com ip fixo amarrado pelo MAC mas ainda assim não atende a minha necessidade pois o usuário pode usar outra maquina e ai as permissões de acesso estariam para a maquina e não para o usuário

  5. #5

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Citação Postado originalmente por mcadr Ver Post
    Peterson bom dia.
    Cara não sou provedor não. Estamos usando ele em uma empresa. A quantidade de maquina deve estar em torno de umas 40 maquinas. Uso dhcp e os que são fixos é definido pelo pelo proprio MK.
    O seu controle não da para eu aplicar a minha necessidade.
    Na empresa cada departamento deverá ter um tipo de permissão de acesso diferente.
    Eu sei que posso configurar permissão para um determinado IP, desta forma pensei em pelo MK setar todos com ip fixo amarrado pelo MAC mas ainda assim não atende a minha necessidade pois o usuário pode usar outra maquina e ai as permissões de acesso estariam para a maquina e não para o usuário
    mas se vc usa hotspot, vc pode amarrar USUÁRIO+SENHA+IP+MAC
    desta forma ele só terá acesso com a conta dele da máquina dele, pois se tentar acessar em outra máquina dará credenciais inválidas.

  6. #6

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Perteson esta seria uma saida, mas ainda não me atende.
    Pois preciso é que um o grupo A de usuários tenha acesso ao um o grupo A de sites e um Grupo B tenha acesso a um grupo B de sites.

    Será que isso é possivel?

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Poderia usar PPPoE? Onde nos profiles criará os ranges de ip --> Ranges ---> Permissão.

  8. #8

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Interhome boa tarde.
    Poderia me dar uma dica de como eu poderia fazer estas configurações atraves de PPPoE?

  9. #9

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    O caminho mais curto nem sempre é uma reta e sim o que sabemos.
    No seu caso eu faria da seguinte forma:
    Usaria um pool de ips ex: 10.10.10.2-10.10.10.254
    setorizaria os ips ex: 10.10.10.2-10.10.10.20 = setor pessoal etc..
    depois fixaria estes ips la no dhcp server pra que sempre peguem estes ips ok
    depois colocaria o mk em reply-only no arp pra que os ips fiquem amarrados as maquinas e não mudem inadvertidamente (amarrar ip+mac)
    Agora no nat coloca um dst-nat pra que todo fluxo da porta 80 redireciona pro seu proxy
    pronto, agora no proxy vc cria as regras como setores ex:
    /ip proxy access add action=deny comment="Bloqueia orkut no setor pessoal" disabled=yes path=*orkut* src-address=10.10.10.2-10.10.10.20

    Dai ja te da a luz pra seguir adiante.

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Bloquear acesso por Grupo de Usuários e Sites

    Cria o pool para cada grupo em Ip – Pool,

    No Ip – Firewall – Adress List – Cria os Grupos associados aos Pools criados.

    No PPPoE se cria os perfis com os devidos Pools.

    Agora vem a parte boa, No Ip – Firewall – Filter , Criará as permissões para cada grupo criado no Address List.