+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Galera,

    A um tempo atras tive um problema para tornar minha rede totalmente transparente.

    É que alguns rádios de clientes possuem mais de um usuário conectado, ou seja, um rádio em modo cliente para 2 ou 3 clientes..

    Então a única forma de tornar a rede transparente sem comprometer o desempenho foi:

    Acrescentar um ap router + setorial na torre somente para rádios que possuem mais de um cliente atras.

    Pois bem, a solução fucionou.

    Só que ontem precisei de instalar para dois usuários que estavam numa área com pouca visibilidade. Como conseguimos o terraço do vizinho, a única maneira foi por uma antena bem alta com o rádio, e infelizmente conectar novamente dois clientes nele, já que não havia como por duas antenas e dois rádios.

    Eu já tinha 8 clientes cadastrados no WDS do Rádio que está na torre. Esse seria o 9º

    Quando cadastrei o rádio exibiu uma mensagem dizendo que não era permitido acrescentar mais um rádio pois a tabela estava cheia.

    O firmware é o Ap Router 7.3
    Testei em bancada com o 6.1 e também não consegui colocar mais de 8 Mac's no rádio transmissor.

    Alguém tem a solução para isso??

    Ví essa solução, mas não sei se também se aplica a WDS.

    https://under-linux.org/f172/incluindo-mais-de-20-mac%C2%B4s-com-aprouter-92922/

    Tentei os comandos abaixo via SSH e não deu certo:

    ifconfig wlan0 down
    iwpriv wlan0 set_mib aclnum=0
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00218d00c77a
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743d4495
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743dfce8
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00218d0089cc
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00026f61449c
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00026f633750
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=000ee8de63e7
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743ded37
    ifconfig wlan0 up

  2. #2

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Amigo..faz o seguinte..na frente do servidor mikrotik..coloque os Access point em Bridge...se voce tiver mais de 1 usuario por radio...cadastre os mac nos logins..ai voce nao precisa cadastrar o mac do AP...abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Você não entendeu amigo. Não posso cadastrar os logins atrelados ao mac se o mac que chega é o do rádio e não o do cliente. Só se eu cadastrar o mac do rádio atrelado ao login, mas assim minha rede não vai ser totalmente transparente. Em modo cliente o rádio não repassa o mac do cliente, em modo cliente o rádio repassa o próprio mac.

  4. #4

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Quando se põe o AP em bridge ele repassa todos os MAC's. Não entendi porque está preocupado com o MAC do rádio. Você só usa AP ou tem algum sistema para autenticar usuário e senha como o Mikrotik?

  5. #5

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Galera,

    A um tempo atras tive um problema para tornar minha rede totalmente transparente.

    É que alguns rádios de clientes possuem mais de um usuário conectado, ou seja, um rádio em modo cliente para 2 ou 3 clientes..

    Então a única forma de tornar a rede transparente sem comprometer o desempenho foi:

    Acrescentar um ap router + setorial na torre somente para rádios que possuem mais de um cliente atras.

    Pois bem, a solução fucionou.

    Só que ontem precisei de instalar para dois usuários que estavam numa área com pouca visibilidade. Como conseguimos o terraço do vizinho, a única maneira foi por uma antena bem alta com o rádio, e infelizmente conectar novamente dois clientes nele, já que não havia como por duas antenas e dois rádios.

    Eu já tinha 8 clientes cadastrados no WDS do Rádio que está na torre. Esse seria o 9º

    Quando cadastrei o rádio exibiu uma mensagem dizendo que não era permitido acrescentar mais um rádio pois a tabela estava cheia.

    O firmware é o Ap Router 7.3
    Testei em bancada com o 6.1 e também não consegui colocar mais de 8 Mac's no rádio transmissor.

    Alguém tem a solução para isso??

    Ví essa solução, mas não sei se também se aplica a WDS.

    https://under-linux.org/f172/incluindo-mais-de-20-mac%C2%B4s-com-aprouter-92922/

    Tentei os comandos abaixo via SSH e não deu certo:

    ifconfig wlan0 down
    iwpriv wlan0 set_mib aclnum=0
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00218d00c77a
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743d4495
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743dfce8
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00218d0089cc
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00026f61449c
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=00026f633750
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=000ee8de63e7
    iwpriv wlan0 set_mib acladdr=0810743ded37
    ifconfig wlan0 up
    cara seria melhor colocar outro radio porque com 4 em wds o radio ja perde um pouco de seu desempenho.

  6. #6
    Avatar de Aredeprovedor
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Pôrto Das Caixas, Rio De Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    79

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    eu estou com o mesmo problema, colocando o radio em bridge ele não repassa o MAC dos cliente e sim do radio, tenho uma antena com o radio onde quero fornecer a 3 clientes distintos e o radio, firmware aprouter 7.3, passa o MAC dele para o mikrotik mesmo em bridge. ja tentei de tudo.

  7. #7

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    Citação Postado originalmente por Aredeprovedor Ver Post
    eu estou com o mesmo problema, colocando o radio em bridge ele não repassa o MAC dos cliente e sim do radio, tenho uma antena com o radio onde quero fornecer a 3 clientes distintos e o radio, firmware aprouter 7.3, passa o MAC dele para o mikrotik mesmo em bridge. ja tentei de tudo.
    Amigão quer ver os macs dos três coloca e Ap+wds o que envia e o que recebe.
    Quer manda para o radio e deixar o resto do controle pro radio fazer cliente isp.
    qualquer dúvida nessas configurações e só falar que te explico passo a passo.

  8. #8
    Avatar de Aredeprovedor
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Pôrto Das Caixas, Rio De Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    79

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    queum controla o acesso é o mikrotik, vou ter q colocar ele em wds e os radios em ap+wds? mas ja li alguns topicos sobre o wds dar problemas, pesar a rede.

  9. #9
    Avatar de Aredeprovedor
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Pôrto Das Caixas, Rio De Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    79

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    na verdade eu não testei ainda no wds, queria ver se tinha outra possibilidade.

  10. #10

    Padrão Re: Ap Router em WDS - Limite de Mac's

    amigão eu só conheço essa, o wds num pesa a rede não cara, pode exijir um esforço maior do seu radio...