+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estudo de Canais em 2.4

    Olá galera, me ocorreu o seguinte fato semana passada: temos aqui em nosso provedor tres torres para distribuir o sinal na cidade, espalhadas em diferentes pontos na frequencia de 2.4. Em uma das torres temos quatro antenas com dois Aps 2000. Na outra temos 6 antenas com dois Aps 2000 e uma RB 433 com dois cartões. E na terceira torre apenas uma antena (omni) com uma RB 433 e um cartão.

    Os canais foram configurados de acordo com as nossas torres e antenas conhecidas por nós, prefeitura por exemplo. Depois de ter feito aparentemente a melhor configuração de canais possível, encontro em um cliente uma rede (da antena 3) com canal igual a nossa antena. Fiz a troca do canal, porém tive de refazer a configuração de calnal de todas as outras antenas. Mas pelo que vi, essa rede interfere apenas nesse cliente, pois pode ser uma antena por perto apenas. Minha dúvida fica em relação a esse tipo de situação, tive de trocar todos os canais, por causa de uma cliente q estava sofrendo interferência de uma antena próxima a ele. Se eu encontrei esse problema em um cliente, posso encontrar em outros.

    Mas depois dessa mirabolante explicação, a ajuda que peço é, como posso fazer um estudo dos canais da região das antenas. Tenho de observar a interferência apenas no ponto de saída do sinal(torre) ? ou estudar cada cliente, para saber qual melhor configuração(o que dará um puta trabalho) ?

    Enfim, tenho pouca experiência na área, ja fiz uma boa procura na internet, porém não encontrei uma melhor forma de fazer este estudo de canal. Qualquer ajuda, agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Estudo de Canais em 2.4

    é amigo infelismente para resolver isso somente mudando o canal quando houver algum problema.

    voce pode colocar setoriais com polarização horizontal que tambem ajuda bastante, mas se o outro sinal for muito forte ou tambem estiver usando polarização horizontal o problema vai ser o mesmo.