+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Olá pessoal este é meu primeiro post, eu preciso montar um link de variaveis de ate 150 km, pode ser com 10km,15km,30km,70km,100km, e por ai vai ate uns 150km. Mais preciso de um material q vai me atender de 10 a 150km com falhas minimas de transm..e receiver...Ja fiz alguns enlaces mais com a distancia curta de 10km em 5.8 ghz, mais a essa distancia sinceramente estou meio perdido por onde começar.

    Agradeço aos amigos que puderem me dar uma consultoria nessa parte de enlace de longas distancias, se tiver alguem que use ja esse enlace por favor ajude o parceiro ae....

  2. #2

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    RdTelecom,

    Existem dois pontos importantes em enlaces sem visada, o primeiro é onde vai ser feito é o nível de obstrução do enlace e o como esta o espectro.
    Nossa experiência em grande cidades como Salvador é que só é possível enlances de distâncias curtas até 5km, devido a grande obstrução que temos (Terreno por aqui bem acidental) e devido ao espectro de 5.7-5.8 Mhz esta bem poluído.
    Aqui pra enlances sem visada usamos Alvarion BreezeNet-B, e conseguimos bons enlaces. O problema é apenas o custo desses rádios.
    Em grandes cidades use 5.4 Mhz esta mais limpo e em enlances curtos se consegue bom Throughput.

    Enlace sem visada a maior parte do planejamento é em campo, só os dados reais vão te dizer que taxa e se é possível ou não fechar o enlace.

    Espero ter ajudado.

    Jeferson.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Weslly21,

    O problema é que esses rádios só funcionam com visada perfeito e limpa.

    Jeferson.

  5. #5

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Jeferson, o campo é bastante relativo pois vou levar o sinal para área rural num raio máximo de 100 km direcional, no caso o link vai ser usado numa sonda de perfuração de petroleo que ficará em mudanças constantemente de um lugar para outro se é que deu pra enteder. Eu ouvi falar que com o MK com o ubiquiti de 600mw/700mhz da pra fazer um serviço mais confiável. O que sujeres?

  6. #6

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Rdtelecom,

    Sem visada eu não aconselho Mikrotik/Ubiquiti, vai de Alvarion, Radwin e etc que vai funcionar (principalmente Alvarion).
    Como é em area rural o problema de poluição de espectro é revelante, o que já ajuda muito, o único problema aí é um morro grande do meio do enlace.
    No mais fica tranquilo que você consegue boas taxas de Throughput.

    Jeferson.

  7. #7

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Consulte a AsGA, eles tem uns rádios de 1.5Ghz e 450Mhz. Provavelmente vai funcionar pra vocês.

    Ernesto R. dos Anjos Jr.
    Depto. Comercial
    AsGa | Acesso | Sistemas |Wireless
    Tel: 55 XX (19) 2116 2017

  8. #8

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Como vai ficar a velocidade utilizando essas frequencias?

    Procure utilizar torres altas para garantir a zona de fresnel, e utilize antenas hyperlink com cartões R52H, RB com um bom processamento para ativar um nstreme talvez até dual para garantir um Throughput maior podendo trafegar 20, 30 Megas nesse link

    Ex.

    P1 <----> P2 <----> P3 <----> P4
    0..........40km..........100km..........150km
    Última edição por farias; 01-09-2010 às 09:14.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Citação Postado originalmente por rdtelecom Ver Post
    Olá pessoal este é meu primeiro post, eu preciso montar um link de variaveis de ate 150 km, pode ser com 10km,15km,30km,70km,100km, e por ai vai ate uns 150km. Mais preciso de um material q vai me atender de 10 a 150km com falhas minimas de transm..e receiver...Ja fiz alguns enlaces mais com a distancia curta de 10km em 5.8 ghz, mais a essa distancia sinceramente estou meio perdido por onde começar.

    Agradeço aos amigos que puderem me dar uma consultoria nessa parte de enlace de longas distancias, se tiver alguem que use ja esse enlace por favor ajude o parceiro ae....
    Amigo,
    Me manda por e-mail seu projeto que calculo pra voce.
    trabalho especializado em enlaces de longa distancia sem visada.
    meu e-mail de contato está na minha assinatura.
    Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Boa tarde,

    não existem segredos nem milagres. Enlaces perfeitos ou (pelo menos) bons somente funcionam com visada, principalmente se precisar de muita banda passante.

    Quantos Mbps precisará transportar nesse enlace?

  11. #11

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    enlace nesta distancia sem visada.. esquece !!

  12. #12

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Ja olhou os precos dos Motorola PTP500 e uma boa!

  13. #13

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Olá pessoal,

    antes de mais nada boa noite. Amigo pra ver se fecha enlace beleza, te aconselho a primeiro fazer o estudo de altimetria. Vá no Google e procure pelo LinkPlanner da Motorola, você coloca as coordenadas dos dois pontos onde pretende montar as torres e vê se realmente existe ou não visda, caso não exista a altura necessaria para fechar esse enlace e o tipo de equipamento recomendado.

    Espero que ajude.

  14. #14

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Estou com um problema parecido. Sou leigo e preciso ajuda pra fazer um enlance de 118 km sem a possibilidade de visada.
    Alguém me ajuda? Eu mando as coordenadas ou o kzm por e-mail.
    Abraços
    Não necessita alta velocidade

  15. #15

    Padrão Re: ENLACE DE 150 KM sem VISADA, ALGUEM PODE ME DAR UMA AJUDA?

    Citação Postado originalmente por Rac Ver Post
    Estou com um problema parecido. Sou leigo e preciso ajuda pra fazer um enlance de 118 km sem a possibilidade de visada.
    Alguém me ajuda? Eu mando as coordenadas ou o kzm por e-mail.
    Abraços
    Não necessita alta velocidade

    Respondido no seu tópico principal!


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A resposta é simples amigo... Sem visada=Sem chance!

    Principalmente em 118km ou mais. Seria necessário fazer estações repetidoras a cada 40km aproximadamente (ou menos dependendo da topografia). Isso vai ter um custo de implantação caro (acima do R$10.000,00 com certeza) e um custo de manutenção mensal considerável.

    Se é só pra retirar a fazenda do isolamento e não existe nenhum provedor que possa atender, recomendo fortemente internet via satélite: https://www.hughesnet.com.br/

    Tem planos a partir de R$239,90, adesão de R$199,00... Velocidades a partir de 10MB e ao fim da franquia você não tem a internet cortada. Ela ainda funciona a aproximadamente 1MB. Tem latência alta... Mas pra tirar do isolamento é válido!