+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link saturado em horario de pico.

    Bom, tenho cerca de 800 clientes em um link de 8Mb, cada cliente com 150k/150k de rate, tenho um proxy squid rodando na distro ubuntu server.
    Gostaria que me ajudasse no seguinte, em horario de pico(que é por volta de 18-23h) meu link atende o maximo de uso assim elevando o ping pra fora da rede em 500-600ms em media, queria saber se consigo otimizar o uso do link melhorando desempenho e tempo de resposta entre internet<->cliente, alguns clientes chegam a reclamar de lentidão.O que fazer?

    Todas as estações servidoras sao Mikrotik 4.9 x86 com licença original.

    Desde já agradeço.

    ________________________

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    Aumenta seu link, vc ja ta fazendo milagres com esses 8Mb, tenho em torno de 1000 clientes e to com link de 25 Mb atendendo a maioria a 256k e ta chegando a 22-23Mb no horario de piko, abraços

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    realmente... 800 clientes para 8Mbps está atendendo só por muita sorte. De qualquer forma, pode implementar QoS, apesar que não conseguirá muita coisa com esse "estrangulamento" existente.

    Sugiro ler:

    Manual:Queues - PCQ - MikroTik Wiki

    Queue Tree with more than two interfaces - MikroTik Wiki

    DSCP based QoS with HTB - MikroTik Wiki

    Manual:HTB - MikroTik Wiki

    How to apply different limits for Local/Overseas traffic - MikroTik Wiki

  4. #4

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    Cara aumenta esse link aí, com essa quantidade de clientes com certeza vc pode pagar um link maior. O ideal é no máximo 75-80 clientes por mega. Além disso, logo logo o pessoal vai começar a pedir planos com mais velocidade e vc não vai poder fornecer. Daí eles vão pra concorrência.
    Boa sorte!

  5. #5

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    Exatamente o que ja fiz, porem a embratel pede um prazo de 90 dias apartir do pedido pra efetuar o serviço, realmente to fazendo milagre com esse link.Vo da uma lida pra ve se consigo otimizar e apressar um pouco a instalacao do link de 10mb da embratel, vou ficar com o de 8mb e o de 10mb totalizando 18mb consigo atender os 1000 clientes com esses 2 links?

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    Chefe, não esquece de pedir a embratel para unir esses dois links pra você, é melhor você ter 18mbps unido do que um de 8 e outro de 10mbps, com a chegada desse link, aumente seus clientes para 200kbps que tambem vai segurar sussa.
    aqui com 36mbps, atendemos cerca de 500 clientes e utilizamos apenas 13mbps no maximo, porém velocidades que variam de 256k á 1mbps.

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    QoS, Burst Limit e Regras de Cache. No QoS separa uma faixa da banda para pelo menos priorizar a navegação.

  8. #8

    Padrão Re: Link saturado em horario de pico.

    LT=NCxVAxGB

    LT-Link total necessário
    NC-Numero total de clientes
    VA-Velocidade anunciada
    GB-Garanitia de banda prevista em contrato.

    Supondo uma GB=10% você poderia atender com 8mbpsalgebrismo simples)

    8192kbps=NC x 150kbps x 10%
    8192kbps=NC x (150kbps x 10%)
    8192kbps=NC x (15kbps)
    8192kbps / 15kbps = NC
    546,13 = NC

    Muitos vão alegar que esse é o pior dos casos (todos clientes conectados) mas é justamente prever o pior caso o fator que garante o bom desempenho na rede.

    Usando a mesma conta acima, para:
    800 clientes > 11,7Mbps
    900 clientes > 13,18Mbps
    1000 clentes > 14,64Mbps

    Todas as contas acima foram feitas com 10% de garantia de banda em um plano de 150kbps. Há que se considerar que clientes com o tempo irão querer planos mais rrapidos o que se tornará viável com a queda de preço do link de acordo com o aumento de volume.

    Eu tenho cliente atualmente comprando 20Mbps para atender apenas 300 clientes...