+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lenny - Alternar rapidamente eth0 entre dhcp, static, rede-casa, rede-clientes

    Caros,

    Recentemente comecei a trabalhar escalonando em escritorios diferentes. Todas as redes são diferentes umas das outras.

    Algumas delas preciso trabalhar com static. Outras, dhcp.

    Para isso tenho alterado manualmente o arquivo /etc/network/interfaces, comentando e descomentando o bloco de configurações para a rede atual.

    Gostaria muito de saber se há alguma maneira de fazer algo semelhante a isso:

    - No arquivo iterfaces, manter todos os blocos de todas as redes descomentados, cada bloco com sua configuração (escrotório1, escrotório2);
    - utilizar o ifup da seguinte forma: ifup escrotório1 ou ifup escrotório2 ... para que seja carregada as configurações do escritorio em questão.

    Li o man pages do interfaces, que fala sobre mapping, mas não entendi muito bem sua utilização.

    Googlando, encontrei apenas páginas em foruns com cópia identida ao man page (acho que é para o cara ganhar reputação, sei lá), que não ajudou muito... Encontrei tambpem alguns exemplos que já utilizavam scripts prontos, mas o script mesmo não era divulgado.

    Alguém poderia me explicar melhor se há essa possibilidade e, também, alguns detalhes de como funciona o mapping do interfaces??/

    Grade abraço a todos!

  2. #2
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Lenny - Alternar rapidamente eth0 entre dhcp, static, rede-casa, rede-clientes

    Qual a distro de usas? Se usar interface gráfica como eu que uso o Kubuntu, instale o WICD e "todos os seus problemas serão resolvidos !!"

    Att.

    "Não invente a roda, alguém já o fez. Otimize-a"

  3. #3

    Padrão Re: Lenny - Alternar rapidamente eth0 entre dhcp, static, rede-casa, rede-clientes

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    Qual a distro de usas? Se usar interface gráfica como eu que uso o Kubuntu, instale o WICD e "todos os seus problemas serão resolvidos !!"

    Att.

    "Não invente a roda, alguém já o fez. Otimize-a"
    Utilizo o Debian Lenny, Gnome para desktop. Poderia resolver isso com bash tranquilamente, criando arquivos de ocnfiguração e utilizando a opção -i do ifup, mais leitura de parametros passados para tal script.

    Porém o objetivo mesmo é aprender um pouco mais sobre o mapping do interfaces, pois não entendi muito bem o man pages, por isso recorro à ajuda dos colegas.

    Acredito que reinventar a roda realmente é complicado e perda de tempo. Mas como otimizar se não conhecermos novas ferramentas?

    Ainda aguardando ajuda sobre o assunto!