Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Peço licença a todos os usúarios e modereação do Under-Linux para fazer o anúncio do novo ThunderCache 5 Pro e vantagens que podem ser obtidas pelo uso de cache de qualidade em vossos sistemas tendo em vista que a qualidade dos links de todos os tipos vem decaindo mais e mais a cada dia.

    Abaixo segue o texto e linka quem possa interessar.

    Modo Gratuito

    Essa é uma das primeiras e mais importantes mudanças nessa nova versão. O Thunder está em período de testes em modo Gratuito, com a finalidade do sistema se auto sustentar. Esse modo de uso se consiste em fazer buscas personalizadas no Google através de um redirecionamento feito pelo Thunder. Isso é transparente para o usuário do provedor.


    Em modo gratuito, o Thunder não possui qualquer limitação em relação ao Thunder Cache 5 comercial, exceto a limitação de 500 threads, inicialmente.

    É importante entender novamente que esse modo de operação é um teste. Se der certo, poderemos ter um modo gratuito permanentemente e sem limites de threads; dependerá, óbviamente, do retorno que esse modo vai retornar. A idéia é que o Thunder possa se financiar sem depender necessariamente de pagamento de licenças. Claro que o modo comercial sempre existirá, não havendo esses redirecionamentos (já é assim hoje, 100% transparente em modo comercial).

    O modo gratuito precisa de uma licença específica, fornecida por um Parceiro BMSoftware:

    http://www.bmsoftware.org/new/index.php?pg=produtos

    A operação em modo gratuito é monitorada por um gateway e qualquer tentativa de burlar os Ads (como redirects, bots, Layer 7, etc) só vai prejudicar quem o fizer, pois a licença do modo será permanentemente suspendida. Ou seja depois disso só com licença comercial. E depois, esse usuário estará colaborando com o fim do modo gratuito que estamos experimentando.

    Observem que:

    1. Se der certo, podemos tornar o Thunder completamente gratuito, podendo pagar licença quem não quiser ter esse comportamento de propagandas (modo AdThunder);
    2. Se não der retorno algum pensaremos em alguma alternativa, ou desistimos de gratuidade novamente;
    3. Como é um recurso de teste, nos primeiros 60 dias não serão permitidas migrações do plano pago para o gratuito. Sem downgrades portanto ok? Entenda que isso é uma aposta da equipe Thunder para tentar melhorar as condições de uso (que já são de baixo custo);
    4. O suporte será no fórum; claro que o que funciona pra versão Free funciona na versão comercial.

    Na primeira semana deixaremos um limite de 5 gratuídades por parceiro para o modo Gratuito, então não perca tempo.

    Terão preferência ambientes com TPROXY true e ips públicos para todos os clientes.

    Se você possui um ambiente compatível ou mesmo se tem interesse em utilizar o novo ThunderCache 5 nos contate, teremos prazer em avaliar cada caso e contribuir na construção de uma internet de qualidade.

    Anúncio Oficial:
    http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=52&t=1713
    Última edição por m4d3; 03-09-2010 às 14:52.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    é interessante porque tem muito visitantes a traz do free, somente mais quando se fala em versão paga abandonam logo, mais se mesmo assim as versão paga tiver um preço que não assusta os visitantes, vai ter muito pouco espaço pra guardar tanto dim dim que vai aparecer, ja que a cada hora nasce um novo provedorzinho querendo mostrar um bom trabalho e boa qualidade.

  3. #3

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    porque nao liberam o software para ser 100% free e cobram somente o suporte ? existem varios projetos frees (e open sources) que sao assim.

    é uma forma de atingir a maturidade do software (muita gente vai aderir ao uso), e quem precisar procura suporte.

    apenas uma sugestao

    parabens pelo projeto..

  4. #4

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    A idéia é boa, me parece uma opção interessante no entanto o modelo utilizado peloa BM é outro, espero que um dia seja possível o que propõem.

    Acredito que o valor cobrado hoje não seja o problema (R$ 290,00 licença) mas a informalidade da maioria absoluta dos 'provedores'. Entendo que ninguém queira pagar para usar um serviço de cache e temos um modelo bastante conhecido (squid) onde o software é open e ineficiente pois a anos não recebe substânciais atualizações tornando-o obsoleto.

    A preocupação maior hoje com o Thunder é a eficiência máxima tanto em consumo de recursos quanto em conteúdo a ser reutilizado, o desenvolvimento tem um custo e infelizmente o modelo open não consegue suprir atualmente.

    Fui um dos primeiros utilizadores da versão do ThunderCache (1.0) e não existe comparação com o que temos hoje em termos de recursos e escalabilidade, com base nisso posso afirmar que o modelo open ainda estaria engatinhando talvez até desaparecido devido aos clones feitos em proveito próprio e com fins comerciais, por este motivo eu respeito e aprovo o modelo comercial utilizado que nos permitiu em um curto espaço de tempo (< 1 ano) ter um software com é o ThunderCache Pro.

    Não deixei de sonhar com a mesma eficiência em modo totalmente gratuito e por isso venho divulgar este modelo esperando que com a adesão de grande número de usuários isso seja possível.

    Agradeço pelos comentários.

  5. #5

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    so discordo do que voce disse: squid nao recebe atualizações ?

    cara.. no minimo tem uns 10 a 20 commits por dia !! sem falar no lusca que teve o codigo escrito novamente e tambem tem bastante "change" ...

    tenho acesso "rw" no svn do lusca e do squid e tem build nova praticamente todo dia !

    talvez esteticamente falando, as alterações sao poucas, mas a parte de performance (principalmente do lusca) tem melhorias direto !!

    sobre o thunder ser gratuido, é um modelo de sucesso, pense na parte de maturidade do sistema e nao no "trabalho" de devel...

    o thunder atingindo uma maturidade consideravel, pode ser um "jump" na historia. Este modelo é aplicado com SUCESSO em vários softwares em diversas categorias (uebimiau, @mail, squid/lusca 'visolve', etc)

    o caso da visolve é interessante: alem de terem suporte para proxies baseados em squid, eles desenvolveram uma documentação bastante detalhada. o Uebimiau tambem possui a parte paga, conhecido como Tupimail.

    Apostar neste modelo de "negocio" é melhor do que manter um software com limitações, a área de "prestação de serviços" em linux é precária. Imagine que além do suporte ao Thundercache, a empresa ou pessoal que for dar este suporte, pode também pegar o suporte aos serviços extras (outros servicos, estrutura de rede, etc).

    repito, não fiz uma critica, mas uma sugestão para um futuro do software.

  6. #6

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Então Alexandre

    Não recebe atualizações relevantes a aumentar a eficiência que era suficiente nos tempos da web em html, txt e alguns gifs, mas hoje esta longe de atender a demanda multimídia.Você esta certo, recebe constantes atualizações, porém a cada dia diminui a sua eficiência.

    Com relação ao ThunderCache, não faço parte de quem decide o rumo e estratégias de comercialização, apenas faço o suporte a ferramenta e também acredito que podemos ter uma visão um pouco diferente dos 'negócios' dando condições para que todos utilizem, inclusive quem não puder pagar.

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    a questao nao eh essa.. eficiencia em cache ele sempre teve e tem melhorado.. o problema são os sites que cada fez se tornam dinamicos..

    o youtube antigamente era simples de fazer cache, mas agora alteraram isto devido ao 'google cache', o que o google puder fazer para 'dificultar' o caching de seus videos ele vai fazer. Muitos carriers estao usando o google cache ... em volumes de dados significativos (1, 2,, 5,, 10, gb/s por ex)


    se voce utilizar o protocolo iCAP para algo deste tipo, a performance pode ser muito melhor do que usar o redirect_program .. muitos utilizam iCAP com anti-virus em proxyes... com grandes qvolumes de dados.. sem alterar a performance do proxy :P

  8. #8

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Alexandre,

    Tudo se resume a eficiência em relação ao que é repassado ao cache e o que efetivamente aproveitado novamente gerando economia.
    Basicamente sem precisar utilizar técnicas ninjas o usuário iniciante com um investimento infinitamente baixo ou ainda em modo gratuito pode ter o ThunderCache com ganhos absurdos sobre o squid.

    Sem falar na facilidade de configuração e simplicidade de manutenção.

    Quando falo em maior eficiência falo em ganhos onde o squid chegaria a 10% de economia e o thunder consegue 90%. Eficiência essa grande parte por conta do conteúdo dinâmico que o squid não cacheia sem que haja necessidade de modificações consideráveis.
    Tendo ainda a seu favor a transparência total com uso de modo TPROXY e a facilidade nesta aplicação, posso afirmar que o ThunderCache é a melhor alternativa hoje para cache web de baixo custo.

    O squid continua tendo sua parcela de usuários fiéis no que se refere a controles, autenticações e demais opções não suportadas pelo ThunderCache.

    Então é isso, pra uso em provedores de internet se quiser ter um cache eficiente e de baixo custo a primeira opção vai continuar sendo o ThunderCache.

    Como sei de seu envolvimento e reconhecido conhecimento com relação ao squid;lusca, peço que se tiver algo que faça o que o ThunderCache faz, utilizando squid ou lusca e gratuito que poste pra todos nós, ficariamos muito satisfeitos com sua indicação.

    Abraço
    Última edição por m4d3; 06-09-2010 às 00:31.

  9. #9

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    eu adoraria se o thunder tivesse mantido o open source, mas infelizmente as pessoas só querem receber, nada de ajudar, ai o sistema estaria engatinhando até hj, e surgindo forks pagos...

    ja tinha falado sobre isso, é uma roda sem fim

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Citação Postado originalmente por rodrigomanga Ver Post
    eu adoraria se o thunder tivesse mantido o open source, mas infelizmente as pessoas só querem receber, nada de ajudar, ai o sistema estaria engatinhando até hj, e surgindo forks pagos...

    ja tinha falado sobre isso, é uma roda sem fim
    [2]

  11. #11

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Será que um C2D E7400 mais 4G DDR2 800Mhz com um HD 160G sata para o sistema e dois de 500G em Raid 0 fica legal para uma rede com 15 máquinas, pois na região onde moro a internet não passa de 1 mega?!

    O que dificulta um pouco a implantação do TC e pagar mensalidade principalmente para pessoas como eu em com redes pequenas onde não gera um ganho alto que possa pagar sem "quebrar"!
    Agora com o TC5 pode mudar a vida de muitas pessoas que querem melhorar seus links!
    Sou a favor que cobrem sim, mas que haja uma diferença nos valores para pequenos,medios e grandes com recursos compativeis com seus planos, pois sem grana nada gira!
    Contudo foi uma otima iniciativa que dará certo ajudando a todos... quem usa e que vende!
    Última edição por morrys; 08-09-2010 às 22:52.

  12. #12

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Citação Postado originalmente por morrys Ver Post
    Será que um C2D E7400 mais 4G DDR2 800Mhz com um HD 160G sata para o sistema e dois de 500G em Raid 0 fica legal para uma rede com 15 máquinas, pois na região onde moro a internet não passa de 1 mega?!

    O que dificulta um pouco a implantação do TC e pagar mensalidade principalmente para pessoas como eu em com redes pequenas onde não gera um ganho alto que possa pagar sem "quebrar"!
    Agora com o TC5 pode mudar a vida de muitas pessoas que querem melhorar seus links!
    Sou a favor que cobrem sim, mas que haja uma diferença nos valores para pequenos,medios e grandes com recursos compativeis com seus planos, pois sem grana nada gira!
    Contudo foi uma otima iniciativa que dará certo ajudando a todos... quem usa e que vende!
    Solicite uma senha para testar o thunder em modo gratuito, não vejo como ser mais barata que 'gratuita', quanto ao valor pago na compra da licença, é o mesmo para todos, bastante justo tendo em vista que a licença é a mesma.

    Aguardamos seu contato, quanto ao hardware deve suportar uns 100 usuários, talvez um pouco mais.

  13. #13

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Eu não consigo entender esta cobrança por threads, o que muda para o desenvolvedor se o cara tem bastante ou poucas requisições, é como se um servidor de e-mail cobrasse por e-mail enviado/recebido..
    Acho confuso para o "empresário" entender isso..
    Valor tinha que ser fixo por tipo de suporte, quem quer suporte mais dedicado (redes maiores) pague um plano maior.. quem tem redes pequenas as vezes nem precisa de suporte então paga somente o básico..

    O sistema é muito falado, mas comercialmente ta confuso...

  14. #14

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Eu não consigo entender esta cobrança por threads, o que muda para o desenvolvedor se o cara tem bastante ou poucas requisições, é como se um servidor de e-mail cobrasse por e-mail enviado/recebido..
    Acho confuso para o "empresário" entender isso..
    Valor tinha que ser fixo por tipo de suporte, quem quer suporte mais dedicado (redes maiores) pague um plano maior.. quem tem redes pequenas as vezes nem precisa de suporte então paga somente o básico..

    O sistema é muito falado, mas comercialmente ta confuso...
    Que fique registrada a sua observação a respeito, quem sabe algum dia isso possa mudar, eu apoiaria com certeza.

  15. #15

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Que bom Luciano.. respeito muito o trabalho de vocês, e quando falo alguma coisa é pelo meu ponto de vista... Mas sabe como é, opnar no negocio dos outros sempre é mais fácil...eheheheh
    Eu sou um dos caras que nunca consegui utilizar o sistema, até procurei algum "consultor" pra me ajudar na instalação, mas depois acabei desistindo por não entender exatamente como tudo funciona...
    Concordo tbm que programador não é escravo, e que o povo tenta sugar muito...
    Tem muito provedor grande ai com licença crackeada do mikrotik... uma vergonha...
    Mas esse é o mesmo cara que suborna a policia, não paga impostos, corrompe tudo que pode.. e sempre acaba se dando mal...
    Linus Trovalds se tornou um cara milionário, trabalhando para aqueles que sabem dar valor.. fazendo o caminho dele pelo lado da liberdade.. e tenho certeza que vocês tem essa capacidade de ganhar muito com quem sabe dar valor.. e até quem sabe ensinar aos trolls sobre o valor do trabalho de todos vocês...
    Desejo sucesso para todos.. abração

  16. #16

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Solicite uma senha para testar o thunder em modo gratuito, não vejo como ser mais barata que 'gratuita', quanto ao valor pago na compra da licença, é o mesmo para todos, bastante justo tendo em vista que a licença é a mesma.

    Aguardamos seu contato, quanto ao hardware deve suportar uns 100 usuários, talvez um pouco mais.
    OK
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO VOU TESTAR MESMO!

  17. #17

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    bem,
    o que eu mais estou gostando no Thunder é que hoje o pessoal está parando de agir como Técnico para serem executivos.
    assim um projeto e empresa de desenvolve para gerar dinheiro para os seus propietários e em trocar gerar para o mundo da tecnolgia um sistema que venha a fazer a Diferença.

  18. #18

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Só uma pergunta, e desculpem minha total ignorancia, como faço pra saber se os 500 threads sao os necesarios?, qual e a medida pra thread/usuario, quantos threads pode chegar consumir um usuario promedio?, desculpem meu portugues.
    ABS!

  19. #19

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Super, Hiper, Mega, Tetra, uhuuuu, ai,ai,ai,ui,u... Correta sua observação, pois sou totalmente a favor da cobrança pelo utilização do sistema, pois sou programador e sei da imensa dificuldade em se ajustar qualquer sistema, a dedicação tem que ser grande e por isso nada mais justo que o Biazus e Manga cobrem pela utilização do TC5. Porém o que acho absurdamente errado é essa tal cobrança mensal por threads, é uma confusão danada pra entender, chega dar um nó e mesmo assim é chato, pagar por numero de requisições e tal. Pow cobra um valor fixo e pronto! ou disponibiliza o TC5 totalmente gratuíto, mas sem suporte, quem quiser suporte ao sistema paga lá uma mensalidade de R$300 contos, sei lá!

    Abraços!


    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Eu não consigo entender esta cobrança por threads, o que muda para o desenvolvedor se o cara tem bastante ou poucas requisições, é como se um servidor de e-mail cobrasse por e-mail enviado/recebido..
    Acho confuso para o "empresário" entender isso..
    Valor tinha que ser fixo por tipo de suporte, quem quer suporte mais dedicado (redes maiores) pague um plano maior.. quem tem redes pequenas as vezes nem precisa de suporte então paga somente o básico..

    O sistema é muito falado, mas comercialmente ta confuso...

  20. #20

    Padrão Re: Anunciado ThunderCache 5 - Modo Gratuito

    Pois é... Já tomei patada até dos donos e desenvolvedores do sistema lá atras quando mudaram do free para o pago, mas continuei firme dizendo que estavam fazendo bobagens com um modelo de negócios péssimo para um excelente sistema...

    Taí a prova. Como eu disse antes apesar de não participar muito diretamente aqui no Under, já tenho boa experiência com o mercado e alguns anos participando dele.

    Esse sistema free caso não tenha perda de desempenho, tende a ser uma boa saída para a confusão em que vocês proprios se meteram. O sistema que já foi muito mais falado e procurado, tem caído no esquecimento, e vocês perdem dinheiro todos os dias com possiveis clientes que não entendem ou não gostam de seu modelo de negócios.

    Meu exemplo claro é que simplesmente não gosto do modelo por numero de threads e nem do modelo de pagamento mensal de modo geral.
    Tenho um provedor de médio porte e estou há meses sem nenhum tipo de cache por falta de opções com relação custo x beneficio que me atenda ou que se enquadre no modelo de negócios que me proponho a aceitar. Me desculpem, mas não procuro sócios ou parceiros, quero apenas comprar e pagar pela utilização de um bom software como já provou ser o TC.

    Estive testando o supercache da TMsoft e não atendeu as minhas necessidades, mas estava disposto a pagar os 990 reais da licença com direito a suporte na implenatação. Depois de implantado, se e quando eu precisar de suporte, não vejo nenhum problema em pagar por ele, mas não quero pagar mensalmente por mais nada.

    Hoje estou emnegociação com uma empresa desenvolvedora de um chamado appliance made in USA, me custará com hardware proprio e configurado, além do sistema, algo em torno de 15000 dolares.

    Eu poderia pagar um valor justo pela licença de uso do thunder ao invés de precisar buscar soluções no exterior, mas por aqui é só começar a dar dinheiro que o pessoal geralmente apronta uma bagunça danada no gerenciamento da coisa, o que no fim, resulta em prejuizo para todos nós.