+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão troca de kernel

    Olá a todos.

    Eu compilei um kernel novo, compilei e instalei os modules, criei também o arquivo initdr e fiz as mudanças necessárias no menu.lst.

    Porém ao iniciar o processo de boot dá a seguinte mensagem:
    FATAL: Could not load /lib/modules/2.6.35.4/modules.dep: No such file or directory

    O que poderia ser?

    Obrigado, Victor

  2. #2
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: troca de kernel

    Vitctor,
    Você instalou o modulos?
    Você deve fazer o seguinte:
    Depois de configurar, criar a imagem do kernel compactada com um dos seguintes comandos
    "make bzImage" ou "make zImage" (a diferença é o bz é para o bzip2 e o z para gzip), compilar os modulos com o "make modules" e compilar os modulos com o "#make modules_install".
    Depois disso digite "#make install" que o sistema irá criar system.map, o kernel com o nome de vmlinuz-x.y.z e o config do kernel.
    Feito isso, dentro de /boot, digite "#mkinitramfs initrd.img-x.y.z x.y.z". Um informação muito interessante que obtive foi que o comando mkintrd está defasado, sendo substituído pelo mkinitramfs.
    Para terminar, se você estiver utilizando o grub como carregador de boot padrão, utilize o comando "#update-grub" que ele irá atualizar a lista de kernel para você automaticamente.
    Caso queira me ajudar, estou escrevendo um artigo sobre recompilação de kernel no meu blog:
    Dicas Linux (todo o poder do pinguim no gnu).
    Fico feliz se puder contribuir, por que a intenção é realmente escrever o artigo que vai ajudar a todos com qualquer problema que apareça.

  3. #3

    Padrão Re: troca de kernel

    Vitctor,
    Você instalou o modulos?
    Você deve fazer o seguinte:
    Depois de configurar, criar a imagem do kernel compactada com um dos seguintes comandos
    "make bzImage" ou "make zImage" (a diferença é o bz é para o bzip2 e o z para gzip), compilar os modulos com o "make modules" e compilar os modulos com o "#make modules_install".
    Depois disso digite "#make install" que o sistema irá criar system.map, o kernel com o nome de vmlinuz-x.y.z e o config do kernel.
    Feito isso, dentro de /boot, digite "#mkinitramfs initrd.img-x.y.z x.y.z". Um informação muito interessante que obtive foi que o comando mkintrd está defasado, sendo substituído pelo mkinitramfs.
    Para terminar, se você estiver utilizando o grub como carregador de boot padrão, utilize o comando "#update-grub" que ele irá atualizar a lista de kernel para você automaticamente.
    Caso queira me ajudar, estou escrevendo um artigo sobre recompilação de kernel no meu blog:
    Dicas Linux (todo o poder do pinguim no gnu).
    Fico feliz se puder contribuir, por que a intenção é realmente escrever o artigo que vai ajudar a todos com qualquer problema que apareça.

  4. #4

    Padrão Re: troca de kernel

    Olá, muito obrigado pelo comentário.

    Depois que eu criei esse tópico, eu continuei tentando resolver o problema, até que com um ajuda consegui.

    O fato é que eu havia criado o Initial Ramdisk ( initrd) de forma errada.

    Eu havia criado assim: mkinitramfs -o "nome da imagem".
    Aparententemente, na hora da criação voce deve especificar o kernel em questão com a opção -k.

    Feito isso, funcionou.

    Obrigado , Tópico resolvido.

  5. #5

    Padrão Re: troca de kernel

    biellinux, será um prazer ajudar.

    Como mais precisamente eu poderia ser útil?

    Att, Victor