+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Preciso montar um servidor ou Mikrotik bem simples

    Saudações a todos!
    -Pessoal, preciso montar um SERVIDOR ou MIKROTIK bem simples, SÓ PRA CONTROLE DE BANDA para dez máquinas, pc's e not's via cabo e wireless.
    -Uso um modem ZXADSL ZTE 831-II configurado como routher e um roteador DI-524 G WIRELESS configurado como AP este distribuindo o sinal.
    -A idéia é colocar entre os dois um SERVIDOR/MIKROTIK PARA CONTROLE DE BANDA (só).
    -Possuo um pc antigo, parado, com as seguintes caracteristicas: -PLACA MÃE ON-BORD (fajutinha, nem lembro marca/modelo); -700MB RAM; 1 HD 30G e 1 HD 10G (ambos IDE); 1 FONTE 540W; PROCESSADOR ATHLON 1.3MHZ (algo assim).
    -É importante ressaltar que não estou procurando montar um hardware mirabolante, o problema é justamente verba.
    -O que gostaria de saber é: Dá pra montar com esse material? Falta algo? Tem algum programa simples o suficiente para configurar que atenda a necessidade? Isso pode ser feito usando o WIN XP?
    -Alguém teria o Linux já montado para fazer download?

    -Agradecendo desde já pela atenção e o profissionalismo dos que fazem esta comunidade.

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Creio que para um servidor mikrotik esse hardware seria suficiente, só falatam duas placas de rede de boa qualidade eu aconselharia 3Com, o modelo 905TX é muito Boa ! (on-Board sem chance)
    Mas devo advertílo que configurar MK não é exatamente "mamão com açúcar", mas creio que vc vai encontar muitos tutoriais e colegas dispostos ajudá-lo !

  3. #3

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    O Di524 não ajuda muito. Pelo menos o que tenho aqui no laboratório (meio antigo) não faz bridge.

    o Hard do PC é mais que sulficiente, por que não um cartão wireless direto no PC?

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Creio que se for para investir em um transciver (rádio) de melhor qualidade aconselharia à usar a Ubiquiti BULLET 2 HP ou BULLET M2 HP. Com isso tria um aumento considerável da qualidade e distância do sinal que tens hoje, sem falar da tranquilidade de não ter que usar cabos de RF e enregia, pois o Bullet vai conectado direto a sua antena e é alimentado por POE !
    Bullet | Ubiquiti Networks, Inc.
    Bullet M | Ubiquiti Networks, Inc.

  5. #5

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Gabriel, o seu roteador deve ficar com o DHCP desabilitado, quem fará o controle será o modem. Assim ele não acumula funções evitando até de queimá-lo. (aí ele vai estar trabalhando em bridge)
    Quanto ao hard... valeu! O PKMC indicou mais duas placas de rede, é o que faltava.
    A idéia é realmente economia.
    Obrigado pela atenção.
    Última edição por CRISANTO; 06-09-2010 às 13:40.

  6. #6

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    MUITO BOM PKMC! Era o que eu precisava saber, se o hardware dava pra montar e o que faltava.
    Na verdade PK, não estou querendo (podendo) investir e maquinário, possuo uma gráfica e o computadores ficam todos em um mesmo prédio.
    O DI dá conta e o sinal é bom (não uso rádio).
    O que eu quero é "Controlar a Banda", ou seja, fazer com que cada máquina consuma uma quantidade igual da banda, entende? Só isso.
    Você pode me orientar como fazê-lo?

    Agradeço por sua atenção.
    Última edição por CRISANTO; 06-09-2010 às 13:37.

  7. #7

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Citação Postado originalmente por CRISANTO Ver Post
    MUITO BOM PKMC! Era o que eu precisava saber, se o hardware dava pra montar e o que faltava.
    Na verdade PK, não estou querendo (podendo) investir e maquinário, possuo uma gráfica e o computadores ficam todos em um mesmo prédio.
    O DI dá conta e o sinal é bom (não uso rádio).
    O que eu quero é "Controlar a Banda", ou seja, fazer com que cada máquina consuma uma quantidade igual da banda, entende? Só isso.
    Você pode me orientar como fazê-lo?

    Agradeço por sua atenção.
    no wiki tem um material muito bom do catvbrasil, da uma olhadinha la que vai te ajudar a pelo menos entender um pouco mais do sistema.

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Citação Postado originalmente por CRISANTO Ver Post
    MUITO BOM PKMC! Era o que eu precisava saber, se o hardware dava pra montar e o que faltava.
    Na verdade PK, não estou querendo (podendo) investir e maquinário, possuo uma gráfica e o computadores ficam todos em um mesmo prédio.
    O DI dá conta e o sinal é bom (não uso rádio).
    O que eu quero é "Controlar a Banda", ou seja, fazer com que cada máquina consuma uma quantidade igual da banda, entende? Só isso.
    Você pode me orientar como fazê-lo?

    Agradeço por sua atenção.
    Bom, é só colocar as duas placas de rede como falei ! Uma de Entrada e uma de saída ! Aí usa o MK para administrar !
    Vc pode determinar a velocidade de conexão para cada maquina ! que se conectar ou velocidade individua pr IP de cada máquina !
    Tb pode atribuir DHCP e uma conexão para cada máquina que se conectar automaticamente !

  9. #9

    Thumbs up Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Obrigado PK mais uma vez por tamanha gentileza. Li seu comentário, seguirei suas orientações. Felicidades!

    (O tópico pode ser encerrado)
    Obrigado a todos!

  10. #10

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Agradeço a voce tambem Danilo, vou pesquisar a materia que voce indicou.
    Agora, esse wiki... onde encontro mesmo?
    Felicidades!

  11. #11

    Padrão Re: PRECISO MONTAR UM SERVIDOR OU MILROTIK BEM SIMPLES!

    Citação Postado originalmente por CRISANTO Ver Post
    Agradeço a voce tambem Danilo, vou pesquisar a materia que voce indicou.
    Agora, esse wiki... onde encontro mesmo?
    Felicidades!
    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki