+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Estive pesquisando por valores de cabo UTP e mais uma vez me deparo com cabos de 2 pares. Pelo que vi nas especificações seria uma forma de baratear os custos de instalação para o cliente, já que utilizaríamos lances de bem menos de 100m do switch até o PC do cliente, mas às vezes acontece que temos que esticar mais um lance de 100m , por mais um switch numa caixa e daí , esticar o cabo do cliente e sempre tive minhas ressalvas se este cabo serviria para fazer estes lances de 100m entre os switches. Alguém tem experiencia com este tipo de cabo? Referência de fabricante e fornecedor?

  2. #2

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    A diferença de preço é muito pequena para justificar uma instalação que foge de todas as normas. faça bem feito.



  3. #3

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    kra uma coisa q eu aprendi com o tempo é não economize o dinheiro do cliente faça sempre o melhor, por que no primeiro momento em que der algum tipo de problema a culpa sempre sobra pro kra da informatica e isso pode te queimar no mercado.

  4. #4

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Não estou entendendo onde é que isso é uma gambiarra. Todos usam cabo de 4 pares , eu incluído no caso, mas só é utilizado 2 pares para transmitir dados, os outros dois pares , embora estejam crimpados, não transmitem dados e são utilizados para POE normalmente ou ficam lá sem uso prático e estamos falando em fastethernet ou seja 100mbps, a não ser que alguém entregue em gigabit para necessitar dos 4 pares. Sem contar que não estaríamos burlando nenhuma norma.
    Teríamos menos peso no cabo , um diametro menor, um custo menor, entre outros.

    Minha dúvida é se há algum bom fabricante destes cabos, se não me engano são CAT5, e se eles se comportam em lances de 100m. Claro que cabos de qualidade duvidosa não são o que procuramos, mas se há cabos de qualidade no mercado de 2 pares, porque não usar?

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Interferência? Eu aprendi que os cabos a mais eram para evitar a interferência entre eles... Agora já não sei de mais nada uai...

  6. #6

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Essa é minha uma de minhas dúvidas pois aprendi assim: o entrelaçamento e trançamento dos pares é para atenuar interferência entre os pares quando trafegando dados ou alguma corrente, é o efeito cancelamento, pois nessa situação qualquer cabo passa ser um transceptor de ondas eletromagnéticas, recebe e transmite EMI para outros pares mas só é efetiva quando o par é energizado, ou seja , se um ou mais pares não estão energizados, eles não contribuem para o efeito cancelamento. Quanto a interferência externa, a EMI externa só se atenua com blindagem no cabo e/ou individualmente de cada par. Mas isso na verdade é tudo teoria, na prática sabemos que muitas coisas acontecem diferentes. Uma coisa que já ouvi e não concordei é que o entrelaçamento entre os pares produz um campo eletromagnético que é suficiente para proteger o cabo em algum nível de interferencia externa. Como a tensão e corrente que trafega nos cabos é extremamente baixa, o campo eletromagnético gerado também é pequeno, então a proteção seria proporcional, portanto muito baixa assim sendo muito mais efetiva a blindagem do cabo por fita . Mas se o cabeamento não passar perto destas fontes de EMI a propria blindagem seria desnecessária

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Interferência? Eu aprendi que os cabos a mais eram para evitar a interferência entre eles... Agora já não sei de mais nada uai...

  7. #7

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    boa noite estou acompanhando o tema mas gostaria de faser umas pergunta qual seria a abordagem correta para faser um lacemaior q 100m colocar fibra ou outro aquipamento? algem ja trabalha entragando fibra para o cliente ?

  8. #8

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Tinha esta idéia para criar a espinha dorsal de minha rede com fibra e entregar via UTP, mas não achei um valor aceitável da fibra multimodo na minha atual conjuntura, simplesmente não coube dentro do orçamento, sou muito pequeno ainda.

  9. #9

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    AFZX Naõ é ganbiarra naoo cara, pode fazer que da certo pois o cabo utp para rede dados so utiliza as casas 1236 do rj45, igual o irmaozim acima falou, os outros nao sao utilizados!

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por ByADM Ver Post
    AFZX Naõ é ganbiarra naoo cara, pode fazer que da certo pois o cabo utp para rede dados so utiliza as casas 1236 do rj45, igual o irmaozim acima falou, os outros nao sao utilizados!
    Isso em 100Mbps.
    Bote numa placa 1Gbps para ver, não funciona.

  11. #11

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Isso em 100Mbps.
    Bote numa placa 1Gbps para ver, não funciona.
    Agora surgiu uma dúvida, heheheh, se fizer uma ligação com 2 pares numa placa de 1Gbps nada funciona ou funciona a 100mbps??????

  12. #12

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    olha eu ainda nao teste por que nao surgio mais a oportunudade mais estou loko pra testar .
    esse equipamento aqui
    CIANET networking
    jah vi funcionando em 500 metros eh rodava legal :d

    abraço

  13. #13

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Isso em 100Mbps.
    Bote numa placa 1Gbps para ver, não funciona.
    MAIS NO CASO DELE, APOSTO Q NUM TEM INTERNET DE MAIS Q 100 MBPS, ENTAO NAO PRECISA DE UM CABO COM OS 4 PARES, E INCLUSIVE OS MOUDENS OI VELOX USA CABO DE FABRICA COM A CRIPAGEM 1236 CASA DA INTERNET SOMENTE!

  14. #14

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Agora surgiu uma dúvida, heheheh, se fizer uma ligação com 2 pares numa placa de 1Gbps nada funciona ou funciona a 100mbps??????
    FUNCIONA NORMAL POIS A MINHA PLACA PLACA DE REDE E 1GBPS E FUNCIONA PERGEITAMENTE!

  15. #15

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Interessante o sistema , mas a Velocidade máxima de 1 Mbps e Transmissão Half-Duplex, deixa o sistema limitado a expansões


    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    olha eu ainda nao teste por que nao surgio mais a oportunudade mais estou loko pra testar .
    esse equipamento aqui
    CIANET networking
    jah vi funcionando em 500 metros eh rodava legal :d

    abraço

  16. #16

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Então deixe me ver se peguei as coisas.

    É interessante deixar a linha de distribuição pronta para o padrão Gigabit utilizando cabo Cat5e ou superior. Quais switches que já são gigabit e seus valores?

    Para a entrega no cliente, não irá fazer diferença a utilização do cabo 2 ou 4 pares a não ser que se entregue uma velocidade próxima de 100mbps para o cliente final

  17. #17

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Interessante o sistema , mas a Velocidade máxima de 1 Mbps e Transmissão Half-Duplex, deixa o sistema limitado a expansões


    a sim mais tipo pra quem trabalha no interior igual a eu muitas vezes tem que fica puxando cabo de rede essa coisa . entao dependendo da distancia por que nao usar um bixano desse

    abraço

  18. #18

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Também trabalho no interior, sei com é, hheheheh. Se for para colocar em clientes, pode servir, mas como infraestrutura, fica muito fraco. Tem idéia dos custos de cada aparelho ?

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    a sim mais tipo pra quem trabalha no interior igual a eu muitas vezes tem que fica puxando cabo de rede essa coisa . entao dependendo da distancia por que nao usar um bixano desse

    abraço

  19. #19

    Padrão Re: Cabo UTP de 2 pares - dúvidas

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Também trabalho no interior, sei com é, hheheheh. Se for para colocar em clientes, pode servir, mas como infraestrutura, fica muito fraco. Tem idéia dos custos de cada aparelho ?

    olha nao me lembro agora quanto sai um bixano desse amigo mais poosso ver a tarde e te manda por mp

    abraço

  20. #20