Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Após apanhar bastante e não conseguir encontrar muito material sobre AP's com Cartões 802.11N resolvi postar minha experiencia.

    Material Utilizado
    1 - RB 433 AH
    1 - cartão R52n
    1 - Antena Setorial AirMAX BaseStation 17dbi 90º da Ubiquiti

    A AP e destinada para cerca de 60 clientes (NanoStation M5 / NanoBridge M5) com no maximo 2mb de banda para cada um

    A primeira dica é Não utilizem WDS , tive uma péssima experiencia. Com mais de 20 clientes conectados ela trava de uma forma que nem rebotando volta, tive que fazer reset fisico 2x (também não entendi o porque, mas só voltou dessa forma).

    Configuração do cartão :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_03 Sep. 06 12.06.jpg
Visualizações:	736
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	13971Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_10 Sep. 06 12.10.jpg
Visualizações:	729
Tamanho: 	43,3 KB
ID:      	13972Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_07 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	1364
Tamanho: 	54,4 KB
ID:      	13973Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_09 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	616
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	13974Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_11 Sep. 06 12.10.jpg
Visualizações:	584
Tamanho: 	83,0 KB
ID:      	13975Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_08 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	579
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	13976Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_05 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	731
Tamanho: 	61,5 KB
ID:      	13977

    Travando os data rates Ainda estou testando as melhores combinações , mais a principio deixei 6 mbps para os radios que estam com sinal ruim, e tambem configurei uma velocidade intermediaria no HT MCS para os radios com sinal bom , isso evita que as velocidade fiquem mudando a toda hora. se deixar default pode levar ao travamento da AP e a qualidade de transmissão para os clientes fica prejudicada )
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_04 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	574
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	13978

    Habilite os dois Canais de RX/TX :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_06 Sep. 06 12.09.jpg
Visualizações:	698
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	13979


    Autenticação : (Além do WPA utilizo o PPPoE nos Radios )

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_13 Sep. 06 12.13.jpg
Visualizações:	621
Tamanho: 	39,9 KB
ID:      	13980



    Configuração dos Radios :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_14 Sep. 06 12.21.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	13981Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_16 Sep. 06 12.22.jpg
Visualizações:	583
Tamanho: 	68,9 KB
ID:      	13982Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_15 Sep. 06 12.22.jpg
Visualizações:	564
Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	13983

    2º DICA atualizem os Firmwares para versão 5.2 ou 5.1.2 pois com os firmwares mais antigos (5.1 e anteriores )os radios não conectam na AP .

    Bom , essa foi minha primeira AP 802.11n se tiver mais alguma alteração e volto a postar , por enquanto não estou tendo problemas de velocidade e sinal
    .

    Se Alguem tiver alguma sugestão ou duvida por favor fiquem a vontade .










  2. #2

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Travei a AP com 6mbps no data rate e no HT MCS deixei o HT 0 e HT 5 somente ,
    peguei o radio com pior sinal 83 / 83 db o ccq está variando entre 80 % e 95 % e o ping deu media de 6 ms e ele está autenticando o PPPoE em uma rb 450g que faz o PPPoE de mais 3 AP's .Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_19 Sep. 06 14.51.jpg
Visualizações:	396
Tamanho: 	86,1 KB
ID:      	13986Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_18 Sep. 06 14.48.jpg
Visualizações:	453
Tamanho: 	40,3 KB
ID:      	13987Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ScreenHunter_17 Sep. 06 14.46.jpg
Visualizações:	475
Tamanho: 	69,9 KB
ID:      	13988

    O cliente está a 7.5 km sem refletor .

  3. #3

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    boa dica amigo
    abraçoo

  4. #4

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Caraca tu e doido mesmo... UAHAUHUHUAHAHHUAU

    travou foi??? serio??? logico que trava pow.... Ta vendo que a tecnologia e diferente!!! O que voce tem que fazer e esquecer isso de MK com M5!

    Eu tenho cliente com 8 KM com apenas 40% de sinal.... Fazendo downloads a 11 megas!!! Isso na basestation com mais 35 clientes m5... Outra coisa... o ping dele eu to achando alto... 3ms :/ ainda nao sei o que fazer.... :P

    http://www.internetviaradio.net/imagens/Capturar.PNG
    http://www.internetviaradio.net/Capturar2.PNG

    Serio, tu comprou M5 pensando que ele vai funcionar em MIMO (N) com o Mikrotik e cartao? Pois e, nao funciona, ele tem um protocolo proprio que a mikrotik nao tem suporte, felizmente so o ROCKET!!!
    Última edição por MorpheusX; 07-09-2010 às 23:27.

  5. #5

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Caraca tu e doido mesmo... UAHAUHUHUAHAHHUAU

    travou foi??? serio??? logico que trava pow.... Ta vendo que a tecnologia e diferente!!! O que voce tem que fazer e esquecer isso de MK com M5!

    Eu tenho cliente com 8 KM com apenas 40% de sinal.... Fazendo downloads a 11 megas!!! Isso na basestation com mais 35 clientes m5... Outra coisa... o ping dele eu to achando alto... 3ms :/ ainda nao sei o que fazer.... :P

    http://www.internetviaradio.net/imagens/Capturar.PNG
    http://www.internetviaradio.net/Capturar2.PNG

    Serio, tu comprou M5 pensando que ele vai funcionar em MIMO (N) com o Mikrotik e cartao? Pois e, nao funciona, ele tem um protocolo proprio que a mikrotik nao tem suporte, felizmente so o ROCKET!!!
    qual eh a sua estrutura de rede ai? eh rocketM com antena AirMax fazendo um conjunto mimo 2x2???
    esse print ai q vc mostra ai, parece ser de um mikrotik?!?!?!! vc ta usando mikrotik ou rocketm na torre??

  6. #6

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Caraca tu e doido mesmo... UAHAUHUHUAHAHHUAU

    travou foi??? serio??? logico que trava pow.... Ta vendo que a tecnologia e diferente!!! O que voce tem que fazer e esquecer isso de MK com M5!

    Eu tenho cliente com 8 KM com apenas 40% de sinal.... Fazendo downloads a 11 megas!!! Isso na basestation com mais 35 clientes m5... Outra coisa... o ping dele eu to achando alto... 3ms :/ ainda nao sei o que fazer.... :P


    Serio, tu comprou M5 pensando que ele vai funcionar em MIMO (N) com o Mikrotik e cartao? Pois e, nao funciona, ele tem um protocolo proprio que a mikrotik nao tem suporte, felizmente so o ROCKET!!!
    Travou pq os nanos (60 clientes) estavam configurados como WDS (só assim o PPPoE funcionou 100 % ) ter que ir em 60 residencias é algo que daría muito trabalho , então resolvi colocando uma AP Nano WDS com mesmo SSID e mesma Frequencia , e assim à medida que pegava os radios conectados eu alterava para Station ,
    Hoje todos os radios estão na AP Mikrotik , resolveu meu problema de lentidão , latencia alta e quedas nos clientes ,

    Agora o MIMO funciona no MK , o que não funciona é o AirMax

    Até usaria o rocket M5 , porém não está homologado , mas mesmo assim prefiro a praticidade e os inumeros recursos do MK .

  7. #7

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Os screens sao do servidor MK... eu uso rockets.... Mesmo nao homologados (ta pra sair na outra semana mesmo a homologacao)... O cartao r52n tambem nao e homologado.... deu na mesma... E que recurso eu vou querer para fazer apenas uma simples bridger? Nem no canopy da motorola eu uso todos os recursos, se os recursos como firewall, autenticacao pppoe e etc... eu faço no servidor mikrotik!!! Recursos como RADIUS, Cache e outros nos 3 servidores LINUX!

  8. #8

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    cara, sem querer abusar a paciencia de vcs, porem eu quero montar uma infra 5.8ghz nas msm torres q ja esta a infra 2.4 q uso.
    ai vc morpheus, utiliza o conjunto ubiquit trabalhando com o sistema AirMax, e o leonardo utiliza tecnologia N com mimo, porem sem airmax, pelo q entendi no topico.
    O leonardo falou da sua experiencia e gostou, achei bacana tbm, agora queria q vc falase sobreo airmax ja q vc usa, coisas do tipo qual o troughput do rocketm, quantos usuarios simultaneo vc ja pendurou e ate quantos mb trafega mantendo o ping estavel e baixo???

    hj eu vi um kit cliente AirGradeM cara eh uma anteninha de grade, com radio integrado, ja sai cabo de rede la de cima, coisa linda a antena, pequena porem forte de 23dbi, por 200,00 reais a vista!!! e trabalha em mimo 2x2 AirMax!!!

    to muito afim de por o sistema airmax, porem queria continuar com o mikrotik ap na torre, pois tbm faco bloqueio por linux, e utilizo o myauth!

    por favor, ficare grato se vc me responder essa pergunta em questao do troughput, pois to querendo mudar para 5.8 justamente por isso, pois no 2.4ghz aqui o cartao soh segura 2mb acima ele ja sobe o ping, e eu utilizo o R52H em 2.4 com setorial de 12dbi da aquario! ouvi dizer q o rocketm tem um troughput de 15mb +- em comparacao aos 2mb.

    aguardo. abracos.

  9. #9

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Seguinte, a conclusao e:

    Infelizmente o sistema (protocolo) airMAX so funciona com ele mesmo... O troughput eu chego a ate 20 megas, eu ja tenho 35 clientes em uma unica antena... Voce tem que pensar assim, nunca vai ter os 35 clientes navegando ao mesmo tempo em 20 megas cada... Um cliente faz dowload de algo de 30 megas em menos de 1 minutos acabou... e ta livre 20 megas... e assim por diante, eu ja cheguei ver no servidor MK chegar a 70 megas de Downloads... Porque estava no cache...

    Eu nao tenho nada a reclamar do sistema UBIQUITI se nao eu nao tava investindo tanto nela!!!

  10. #10

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    sim eu sei, eu tava msm baseando no calculo do simultaneo, porem o que quero saber eh o seguinte, esse 20mb q vc viu trafegando no rocketM, o ping continou estavel? poxa se chegar a 20mb eh muito mais do q eu estava imaginando!!!! e eu sei q ele soh funciona com ele msm!! mais nao tem problema, penso em utiliza os AirGride nos clientes.

    se eu fornecer 1mb ou 2 pra cada, com um troughput de 20mb, da pra eu segurar uns quase 30 usuarios simultaneo, pois nao sao tds q sugam a sua banda, porem alguns sempre sugam, mais msm assim chega 30.

    confesso q fiquei muito empolgado com a sua informacao!! enquanto ao range de canais, quantos canais da pra trabalhar no protocolo AirMax?

  11. #11

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Sobre o R52n alguem sabe se alguma empresa homologou?

  12. #12

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Me digam uma coisa... como é o conector dessas antenas basestation? é sma? como fica o cabo pra ligar da RB até a antena?
    Abraço

  13. #13

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Me digam uma coisa... como é o conector dessas antenas basestation? é sma? como fica o cabo pra ligar da RB até a antena?
    Abraço
    Sim SMA, nesse caso você teria que liga um pig tail no cartão com N femea, e outro pig N macho até o painel.

  14. #14

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Um pigtail ufl->N-femea.... e ai fazer um cabo rgc58 com um conector n-Macho numa ponta e sma na outra entao?... pq os pigtails sao curtos e, sendo assim, como ligar 4 antenas a uma caixa hermetica com rb+4 cards?

  15. #15

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Nao necessáriamente.............você pode utilziar os Pigs Hyperlink (externamente Cabo Propriet)

    E entre o cartão e caixa hermética esse (Cabo Propriet)

    Fica como um centelhador, com o pig externo conectado.....isso se você for fazer o Painel próximo a antena.
    Vou postar uma foto do que eu fiz aqui com uma caixa hermética, RB e Dish.....

  16. #16

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Nao necessáriamente.............você pode utilziar os Pigs Hyperlink (externamente Cabo Propriet)

    E entre o cartão e caixa hermética esse (Cabo Propriet)

    Fica como um centelhador, com o pig externo conectado.....isso se você for fazer o Painel próximo a antena.
    Vou postar uma foto do que eu fiz aqui com uma caixa hermética, RB e Dish.....
    Este pig tem 60cm... ai eu teria q colocar uma rb com 1 cartao em cada caixa hermetica pra ai colocar proximo a cada painel/antena...

  17. #17

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Na verdade ele tem 40cm....

    Vc teria que bolar uma forma de centralizar a caixa hermetica.....dessa forma com esses pig vc tera mais qualidade.
    No entanto voce pode utilizar também o RGC58 com metragem maior.....ae você tem que ajustar conforme sua necessidade.

  18. #18

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    morpheusx
    pesso sua ajuda amigao
    posta aí por favor

    como deve ficar a configuracao do rocket como ap
    e do nano m5 como cliente

    abraços

  19. #19

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    Citação Postado originalmente por eliasdominick Ver Post
    morpheusx
    pesso sua ajuda amigao
    posta aí por favor

    como deve ficar a configuracao do rocket como ap
    e do nano m5 como cliente

    abraços

    Vamos la:

    1 - Puxe o novo firmware da UBNT (Downloads | Ubiquiti Networks, Inc.)
    2 - Atualize seus equipamentos
    3 - Nas rockets voce coloca em modo AP, simples, da o nome ao radio, de um chave de segurança preferencia WPA2 ou mistar...
    DICA: se voce colocar a ROCKET em AP WDS fica uma coisa interresante para alguns usuarios, qual, se voce faz controle de MAC em um Mikrotik-PC, voce vai ter o controle do MAC da placa de rede do cliente e nao do radio... Entao se voce quiser que ele conect apenas 1 equipamento por conexao ta a soluçao...
    4 - Nas NANOS voce coloque em modo cliente e pronto... Ta feito...
    OBS: Para pegar o MAC da placa de rede do cliente ja sabe: cliente wds


    E uma otima forma de trabalhar com os equipamentos se voce nao quer que o clientes dividam a internet!!!

    Nao tem misterio cara, e so voce procurar no forum que tem um MANUAL que alguem fez e ate dou parabens ao rapaz, ficou otimo!!

  20. #20

    Padrão Re: AP - MIKROTIK + R52n + AirMAX BASESTATION 17DBi 90 º + NanoStation

    so mas uma perguntinha , e desde de ja te agradecendo pela informacao preciosa .
    Voce me aconselha deixar o airmax ligado ? se sim? em low , medium ou high ?

    abracos Morpheus