+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interface grafica de configuracao do Iptables com mysql

    Bem, amigos

    estou, junto com outro colega, com a missao de desenvolver uma interface web
    para configuracao do iptables. Este projeto, tem por finalidade a realizacao do trabalho de conclusao de curso (TCC) do nosso curso de redes de computadores (tecnologo). Porem estamos muito carentes de materiais (livros, pdfs, etc)
    Levando em conta que nosso conhecimento no assunto (iptables, linux, php) 'e nivel iniciante, gostaria de poder contar com a ajuda dos colegas que tenham este conhecimento, esta sera fundamental para nosso projeto.
    disponibilizo meu endereco de email para maiores contatos.

    [email protected]

    deste ja, agradeco a atencao.
    Andre Luis Mello

  2. #2

    Padrão Re: Interface grafica de configuracao do Iptables com mysql

    Citação Postado originalmente por 06andre07 Ver Post
    Bem, amigos

    estou, junto com outro colega, com a missao de desenvolver uma interface web
    para configuracao do iptables. Este projeto, tem por finalidade a realizacao do trabalho de conclusao de curso (TCC) do nosso curso de redes de computadores (tecnologo). Porem estamos muito carentes de materiais (livros, pdfs, etc)
    Levando em conta que nosso conhecimento no assunto (iptables, linux, php) 'e nivel iniciante, gostaria de poder contar com a ajuda dos colegas que tenham este conhecimento, esta sera fundamental para nosso projeto.
    disponibilizo meu endereco de email para maiores contatos.

    [email protected]

    deste ja, agradeco a atencao.
    Andre Luis Mello
    num é so vc quer quer isso não, mas creio q com php será tenso. talvez com pearl ou pyton.

  3. #3

    Padrão Re: Interface grafica de configuracao do Iptables com mysql

    Eu pessoalmente não faria uma interface web. Eu não concordo com essa "febre" de administração de servers via web. Um servidor web consome recursos preciosos de um servidor. Para um servidor que pode ter alto consumo de CPU um apache a menos pode ser a grande diferença.

    Se você observar as soluções comerciais existentes (Checkpoint por exemplo) a interface de administração não é web e nem fica no firewall, exatamente para evitar desperdícios de processamento. Eu sugiro você criar uma aplicação cliente/servidor que de dá mais possibilidades diversas como: controlar o acesso ao firewall, evitar alterações simultâneas, redução do consumo de recursos, redução do tráfego, maior velocidade na navegação da interface.

    Digo isso pois meu projeto final em Engenharia de Telecomunicações foi exatamente esse. Eu utilizei C/C++ para essa empreitada. Mas além do iptables também adicionei a possibilidade de configurar as interfaces (recomendo vocês adicionarem isso também), servidor dhcp, servidor de hora (NTP), roteamento estático, roteamento dinâmico (RIPv1 e RIPv2, não deu tempo de fazer o OSPF), criação e alteração de usuários e fiz um utilitário de backup.

    Como o projeto fica com a faculdade não pude colocar a licença GPL e consequentemente não posso distribuí-lo. Mas ainda vou reescrevê-lo com C e Python. Se vocês mudarem de ideia quanto a forma de implementação e a tecnologia utilizada podem entrar em contato.

    Até mais...