+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para configurara Vlan - 3Com 4226T

    Olá!
    Adquiri um switch gerenciável 3Com 4226T com o objetivo de separar minha rede em Vlans. Sei que o modelo já está fora de linha, até por isso estava mais acessível financeiramente.
    Consigo criar as Vlans com sucesso. As redes já estão separadas. Entretanto, preciso ter uma porta em comum entre todas as Vlans, para usar como Gateway. Esta é a parte em que encontro problemas. Não consigo adicionar a mesma porta em todas as Vlans (nem sei se é permitido). Pesquisando, li que a solução seria determinar uma porta trunk, mas tanto pelo console, quanto pelo gerenciamento Web, não encontrei essa opção de configuração neste modelo. Se alguém puder dar alguma dica, agradeço muito!

  2. #2

    Lightbulb Re: Ajuda para configurara Vlan - 3Com 4226T

    Tb estou encontrando o mesmo problema, alguem pode ajudar?

  3. #3
    Flávio Augusto
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda para configurara Vlan - 3Com 4226T

    Caro,
    Uma dica.... não sei exatamente como é a configuração neste switch porém já configurei vários 3com's e o 'pulo do gato' é o seguinte:
    As portas que terão acesso a somente 1 vlan deve ser setada como untagged e a porta que terá acesso a todas as vlan's como Tagged.
    Talvez seja necessário realizar alguma configuração na porta para coloca-la como hibrida ou configurar sua vlan tagged ou untagged.

    Espero ter ajudado.

    Flw....

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para configurara Vlan - 3Com 4226T

    Amigo, não sou expert em 3Com mas com switches L3 da D-Link e da Dell o procedimento é vc cria as INTERFACES ( Que serão os Default Gateways das VLANs) habilita o roteamento. A questão das portas é quando vc for fazer trunk de VLANS para cascatear os switches.