+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se um servidor mikrotik com uma média de 50 clientes conectados, cada cliente consegue trafegar uns 10mbs ou o mikrotik não consegue gerenciar muito trafego por cliente?

    Vale lembra que esse tráfego não é de internet e sem acesso a rede local.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    vai depender.
    vc quer cada cliente a 10MB Full ?
    vc pretende usar que cartão? qual banda? qual frequencia? flw abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Olá JwCarvalho,

    Quero que cada cliente de 10Mb Full.
    Em relação a cartão não tenho nada decidido ainda ms a frequência é 5.8Ghz.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    em mikrotik muito dificil vc consequir isso

    tem que ver qual o cenario que vc quer aplicar isso parceiro eh perto longe????
    para isso vc teria que migrar para a linha da ubiquiti .

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    amigo com mikrotik com essa quantidade de clientes em impossivel até o momento.

    com a linha Airmax com Basestation + Rocket M5 voce vai conseguir entre 3 e 5 MB.
    se voce usar 4 Basestation de 90° e 4 Rocket M5 provavelmente vai xegar a um valor proximo disso mas mesmo assim axo dificil chegar a 10mb full em todos os clientes

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Bom dia pessoal,

    Só para finalizar, o que vocês recomendam que eu coloque no ponto central "provedor" e nos clientes? Para que possa chegar o mais próximo de 10Mb?

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Em wireless é quase impossivel, o certo é vc cabear mesmo, preferencialemente usando dslan...

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Só para finalizar, o que vocês recomendam que eu coloque no ponto central "provedor" e nos clientes? Para que possa chegar o mais próximo de 10Mb?

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    como eu disse para voce chegar proximo dessa velociade voce teria que colocar 4 setoriais BaseStation de 90° e 4 Rocket M2 ou M5 de acordo com a frequencia que voce for trabalhar.

    no cliente voce pode trabalhar com NanoStation M2 ou M5 ou nanobridge M2 ou M5 para distancias maiores

    essa seria a unica forma de chega a essa velociade ou pelo menos bem proximo dela.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Amigo 10 MB full pra essa quantidade de Clientes não conseguirá com MikroTik, o kit que o RGBINFO esta indicando conseguiria uns 7 MB Full, usando cartões xr5 em FullDuplex vc conseguiria tb em torno de 7 MB mais creio que com menos clientes, o melhor mesmo é os equipamentos Ubiquiti que o RGBINFO lhe indicou!

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Bom pessoal,

    Desculpe a minha ignorância em relação ao wirless, mas minha estrutura ficaria assim então:

    No Ponto Central:
    4 setoriais BaseStation de 90° e 4 Rocket M5 - Com isso tenho 360°
    Cartão XR5

    NOS Clientes:
    NanoStation M5


    Mas no ponto central, como irei controlar o trafego (banda que cada cliente pode usar), tenho que ter um servidor que faz esse controle, correto? O que usuária para controlar essas conexões dos clientes?

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    ao inves de usar cartao xr5 coloca os roscket ai com isso vc pode trabalha com o mimo 2x2

    abraço

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Rocket e cartão xr5?? isso não existe ou um ou outro..

    o rocket é um radio e não uma routerboard..
    Você tem que ver o perfil desses clientes..
    Mesmo em uma rede local.. e quase que garantido que NUNCA vai ser usado todo o trafego em todos os clientes ao mesmo tempo, a não ser que seja algum programa de monitoramento (muito pesado para passar 10Mb full)..

    O que vc quer fazer é pegar 50 clientes.. e fazer uma rede local..

    Faz micro células..
    para cada 10 clientes coloca um rocket + basestation..

    ou seja 5 kits...
    Nos clientes instala nanostation M5, logo tu vai ter uma transferencia (nominal) de uns 150Mb e real de uns 50Mb por cliente..

    Tu limitando a 10Mb, vai ter trafego máximo de 100Mb por kit (mas como disse antes, impossível todos usar toda a banda ao mesmo tempo)..

    Tenho ponto a ponto empresariais, onde os caras utilizam remotamente sistemas de gerenciamento e compartilhamento de arquivos e impressoras... e posso te dizer.. a banda nunca chega ao topo..

    Espero que tenha sucesso com teu esquema ai..
    So tome cuidado pra não interferir nos provedores da volta.. porque assim tu pode te incomodar...

    Abraços e sucesso!

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Cara o que vc ta querendo com 50 clientes a 10 Full ? kkk
    não é abusando não, mais cara é muita coisa para essa quantidade de clientes
    vc tera que ter um link de 500 Mb Full pra garantir isso, vc ta entendo o preço disso ?
    o ideal pra vc se quiser mesmo isso, monte uma torre bem alta, muito mesmo, e coloque uma Offset Zirok mandando 10 MB full pra cada cliente com uma RB pra cada um, só assim vc conseguirá, vc não podera usar controle de banda com esse tanto de velocidade, vc tera que simplismente ligar o seu link na RB e mandar pro cliente!

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    amigo como o colega disse 10mb full e muita coisa tenho um amigo que tem um provedor a cabo e ele tem mais de 800 clientes a 256k 512k 768k e so no horario de pico que os clientes dele usam mais de 10 megas de link mais tem jeito mais depende do valor que vc vai repasar o link para seu cliente final para vc poder ver a estrutura que vc vai ter que montar como ja foi dito e dificil um cliente usar esses 10mb full tem varios fatores distancia dos clientes a sua torre como esse link principal vai chegar a sua torre seria bom se fosse via utp ou fibra mais para fazer controle de banda vc pode montar um servidor com uma rb 1000 ou vc monta um pc dual core 2 giga mb um placa mae intel 4 placas 10/100/1000 tem que ser GIga instala o mikrotik nele vc gerencia esses 10 mb full .

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    olha com jah falei com mikrotik eh meio complicado de fazer isso
    por causa do custo eh beneficio agora com a linha ubiquiti c conseque sim .
    outra c ele vender net com diz ele com 10 mega full ele nao vai trabalha de graça nao .
    eh ate entao pelo o que ele falou aqui essa nao eh a idea .
    procura o ze granlabor garanto que ele ira te ajudar nessa parte porque o mesmo eh fera nisso

    abraço

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    Bom pessoal,

    Desculpe a minha ignorância em relação ao wirless, mas minha estrutura ficaria assim então:

    No Ponto Central:
    4 setoriais BaseStation de 90° e 4 Rocket M5 - Com isso tenho 360°
    Cartão XR5

    NOS Clientes:
    NanoStation M5


    Mas no ponto central, como irei controlar o trafego (banda que cada cliente pode usar), tenho que ter um servidor que faz esse controle, correto? O que usuária para controlar essas conexões dos clientes?
    Voce nao vai usar XR5, para essa velocidade em Ponto-Multiponto XR5 é lixo, o Rocket M5 ja substitui a RB e o XR5

    Citação Postado originalmente por JwCarvalho Ver Post
    Cara o que vc ta querendo com 50 clientes a 10 Full ? kkk
    não é abusando não, mais cara é muita coisa para essa quantidade de clientes
    vc tera que ter um link de 500 Mb Full pra garantir isso, vc ta entendo o preço disso ?
    o ideal pra vc se quiser mesmo isso, monte uma torre bem alta, muito mesmo, e coloque uma Offset Zirok mandando 10 MB full pra cada cliente com uma RB pra cada um, só assim vc conseguirá, vc não podera usar controle de banda com esse tanto de velocidade, vc tera que simplismente ligar o seu link na RB e mandar pro cliente!
    é bem posivel trafegar essa velocidade para varios clientes sim, pesquise um pouco sobre a linha Airmax da ubiquiti.
    Ele ele ja deixou claro que a intenção dele não é trafegar internet... e mesmo que foce se o cliente pagar o valor correspondente ta valendo.
    e fique sabendo que eu e muitos outros ja estamos migrando a rede para que seja posivel vender velocidades bem proximas a isso, pois se a GVT vende 10mb, 30mb e até 100mb, voce axa que vai ficar vendendo 300 ou 400kb por muito tempo??? e eu acredito que esse Plano Nacional de Banda Larga vai abrir caminho para isso e eu ja vou estar preparado, e quem não estiver vai ficar parado no tempo.
    e sobre o controle de banda ele pode fazer tranquilamente com qualquer RB ou pc antigo que suporte rede gigabit, con duas placas gigabit Full-Duplex ele consegue controlar até 100 clientes com banda no maximo e 100 clientes até um 486 com menos de 100MHz faz com folga, RB poderia ser qualquer modelo com rede Gigalan

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    amigo como o colega disse 10mb full e muita coisa tenho um amigo que tem um provedor a cabo e ele tem mais de 800 clientes a 256k 512k 768k e so no horario de pico que os clientes dele usam mais de 10 megas de link mais tem jeito mais depende do valor que vc vai repasar o link para seu cliente final para vc poder ver a estrutura que vc vai ter que montar como ja foi dito e dificil um cliente usar esses 10mb full tem varios fatores distancia dos clientes a sua torre como esse link principal vai chegar a sua torre seria bom se fosse via utp ou fibra mais para fazer controle de banda vc pode montar um servidor com uma rb 1000 ou vc monta um pc dual core 2 giga mb um placa mae intel 4 placas 10/100/1000 tem que ser GIga instala o mikrotik nele vc gerencia esses 10 mb full .
    ele já falou que não é para internet, e para controle de banda para 50 clientes até um celular tem processamento suficiente desde que tenha rede gigabit, ele só vai precisar de uma super maquina se for fazer cache full, fora isso qualquer maquina funciona

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Concordo plenamente com o rbginfo, em relacao a entrega dos 10mb pelo trafego ser interno e principalmente na preparacao para o plano nacional de banda larga!
    Eu mesmo aqui, possou 400 usuarios media de 180 a 200 simultaneo com 3 torres, td setorial, sendo q em uma torre, tenho 2 setoriais apontada para o mesmo lado, totalizando 6 setoriais na msm, pelo fato de cada uma ter 25 usuarios simultaneo, e 2.4ghz ta uma merda, ta muito poluido, eu msm ja me polou sem fala a concorrencia e os gatos!!! nao da mais pra trabalhar com qualidade com 2.4ghz aqui na minha cidade, ja deu!!

    pretendo montar uma nova infra, td com ubiquit AirMax mimo 2x2, na torre e no cliente, aproveitando aqui eu vi no site da American que ja foi aprovada pela anatel o RocketM e logo logo sai a homologacao, tem uma foto de um documento da anatel, e parece ser verdadeiro, nao eh conversa!! kkk

    olhem ai.....
    Noticia Sobre Homologacao RocketM - Segundo a American Satelite
    Depois clique em - Rocket M5: fase final de homologação

    enfim, eu comprei um kit, Basestaion AirMax 19dbi de 120 graus e um rocketM, e um kit Airgrid, que pretendo por nos clientes, e vou testar aqui na bancada para simular a rede, e ver! eh logico, levando uma marge de erro pq nem se compara vc testar na bancada com a antena ali pertinho e depois comparar com uma instalacao de 3km da torre!!
    mais ouvi muita gente falar bem dele, ate comentarios q o rocekt trafegou 20mb de troughput em horario de pico, e o ping nao subiu! 20mb!! parece pouco, mais eh muito, pra vc ter nocao os R52H, pelo menos aqui com a minha poluicao, trafega bem no maximo 3mb de troughput, quando passa disso, o ping sobe para todos, agora imagina, 25 usuarios com media de 200kbps, 2mb no cartao eh pouco, por isso q fica ruim!
    vc tem q entender q o cartao eh que nem um HUB de 3/3mb e vai dividi os kbps com os usuarios q estao conectados simultaneamente!!

    entao 10mb por usuario, se o rocketM suportar os 50mb q a ubiquit fala, vc poderia ter 5 usuarios puxando a sua banda de direito de 10mb, porem nao sao todos q puxao banda full, soh q no seu caso, por ser tipo uma intranet, eh capaz de chegar proximo, mais eu acredito q vc vai conseguir pendurar uns 10 usuarios simultaneo por setorial, consequentemente vc pode pendurar 20 usuarios maximo por setorial, se o troughput do rocketm for realmente 50mb!!!!!!!!!! se eh msm eu nao sei!

    abracos
    Última edição por Nks; 20-09-2010 às 01:22.

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Os Rocket M5 ja estão homologados pela WDC, so que eles mudaram o nome e tbm fizeram um firmware proprio para o mesmo passar pela Anatel, ou seja, ja podem fazer seus pedidos na WDC, e outra ta muito barato...

  19. #19

    Padrão Re: Mikrotik com clientes trafegando 10Mb full ??

    Obrigado pessoal pela colaboração de todos,

    Irei usar equipamentos da ubiquiti em toda minha estrutura.

    Agradeço mais uma vez