+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Bom dia pessoal,

    Estou aqui novamente porque estou com um problema, e acredito que seja de algumas pessoas que usam nanostation 5 como AP, bom o nanostation 5 so aceita 30 cliente conectados simultâneos, apos isso nao aceita mais, aqui na minha cidade tenho uma torre muito bem localizada e com isso os meus nanos como ap na torre estao lotados, e 80% dos meus clientes conectam nela, atualmente estou usando polarização vertical, no qual 4 nanos cobrem praticamente toda a minha área, lembrando que cada nano cobre em media de 60° verticalmente, pensei, como eu uso nano loco 5 como cliente posso fazer outra celula e colocar os nanos com polarização horizontal resolveria meu problema, tenho algumas duvidas se ficaria bom entao pergunto, qual a abertura horizontal dos nanostation 5? quantos nanos eu precisaria colocar para cobrir uma area de 270°?

    Abraços pessoal

    Foram detectados: 12 erros ortográficos e 4 erros sintáticos.
    Última edição por Plugmg; 09-09-2010 às 17:58.

  2. #2

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal


  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Como ela tem uma antena de dupla polarização escolhida por software, Multi-Polarizada,quando vc escolher a outra polarização contrária a que usa ela vai assumir os 55º de abertura da mesma maneira !
    Ou seja se estiver em vertical ele vai dar 55º vertical e 18º horizontal.
    E se estiver em horizontal ele vai dar 55º horizontal e 18º vertical.
    Isso é claro escolhendo a ploarização por software (que aí ele aciona um segundo amplificador interno) e não girando a antena.
    Concluíndo a mesma quantidade de nanos serve !

  4. #4
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Bom dia,

    Muito obrigado pessoal, seguindo a logica do Paulo irei colocar 12 nanos em celula para cobrir a area que eu preciso, seguindo a regra dos canais para um nao interferir no outro e com polarização vertical mas usarei apenas a horizontal para os clientes, que me daria uma abertura de 20° e com isso terei mais nanos por clientes, colocando media de 40 clientes por nano fecharia 480 clientes nesses nanos tranquilamente, muito obrigado pessoal, depois posto os resultados.

    abraços

  5. #5

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Bom saber.... Obrigado Paulo!

    Só uma duvida. Porque Nanos ao invés de Painel Setorial com Mikrotik?

  6. #6
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Boa tarde amigo, no meu caso por ser um equipamento bbb, bom, bonito e barato, rs brincadeira, pelo fato da facilidade de manutenção " estragou, troca e coloca o mesmo SSID pronto, 10 minutos " RB, cartao, cabo, painel, fonte....etc, alem do preço dos nanos serem mais atraentes e de ser um processador por painel, creio que fica melhor que RB, pois ela divide o processador para N cartões, tornando a resposta mais lenta.
    abraços

  7. #7
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Outra coisa que pensei pessoal, seria colocar o mesmo SSID em todos os 12 nanos, que vcs acham? minha ideia seria se um precisar de manutenção os clientes conectam em outro, mas sera que isso daria certo? Ficaria bom?

  8. #8

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Aqui uso um cluster com elas com o mesmo ssid, com canais diferentes claro.

    Tive de início um problema com a questão de sinal. pois quando o tráfego fica intenso, a station-wds detecta a outra nano com sinal melhor e se associa a este segunda nano.

    Mas agora tá tranquilo!

  9. #9
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Mas a questao de se conectar a outro nano nao leva ao descontrole do sistema? Se um cliente ficar entre dois nanos tera dois sinais praticamente iguais, isso não levaria a quedas constantes da internet dos clientes com as mudanças dos equipamentos?

  10. #10

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Qual plano que consegue vender? com os nano 5? Minha idéia é usar o base station com 2 xr5 em cada setor.

  11. #11
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Amigo depende do que o seu ponto a ponto passar de link, o nano 5 aguenta muita coisa, aqui tenho de 150k a 2 Mb de planos.

  12. #12

    Padrão Re: Nano 5 como Ap com polaridade horizontal

    Quantos clientes um NANO 5, do antigo, em modo AP, consegue suportar online, para planos de 1 Mb, ai visto na experiencia dos colegas?

    Qual o tréfego máximo neste caso visto, agregando todos?

    abs,