+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [Tutorial] VM com VirtualBox em modo texto.

    1° Eu faço todos os procedimentos como root, sei que não é recomendado, mas assim não dá problemas.

    2° Já existe versões mais atualizadas do VirtualBox mas essa foi a melhor que achei

    3° Sei que alguns vão falar que VMware é melhor esse ou aquele mas VirtualBox me atende, como quero algo mais profissional estou estudando o XEN

    Vamos iniciar...

    add em /etc/apt/sources.list

    echo "deb Index of /virtualbox/debian/ lenny non-free" >> /etc/apt/sources.list

    faça download de:

    wget http://download.virtualbox.org/virtu...n/sun_vbox.asc;

    apt-key add sun_vbox.asc

    aptitude update;

    aptitude install linux-headers-$(uname -r) build-essential;

    aptitude install virtualbox-3.0


    Pronto a instalação estará concluída.

    Durante a Instalação ele até avisa que tem que add o usuário que executa a VM no grupo vboxusers para isso edita o aquivo /etc/group e add o nome root na frente do grupo vboxusers

    vboxusers:x:104:root


    Para Limpar instalações desnecessárias eu removo alguns pacotes:

    aptitude purge xfonts-encodings xfonts-utils x-ttcidfont-conf kde-icons-oxygen kdebase-runtime kdebase-runtime-bin-kde4 khelpcenter4 libokularcore1 okular phonon-backend-xine phonon



    Vamos aos comandos de criar e iniciar a VM:

    Obs.: no exemplo estou usando uma VM com instalação mikrotik

    VBoxManage createvm -name "Mikrotik" -register;

    #estou determinando memória 64mb de memória, acpi ligado, primeiro boot dvd, primeiro adaptador de rede em modo bridge com eth0, segundo adaptador de rede em modo bridge com eth1, terceiro adaptador de rede em modo bridge com eth2

    VBoxManage modifyvm "Mikrotik" -memory "64" -acpi on -boot1 dvd -nic1 bridged -bridgeadapter1 eth0 -nic2 bridged -bridgeadapter2 eth1 -nic3 bridged -bridgeadapter3 eth2 -audio none -floppy disabled -dvdpassthrough off -usb off -usbehci off