+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlance 25km

    Bom estou querendo mandar o meu sinal 25km, mas preciso saber qual equipamento usar, o certo seria eu mandar na freqüência 5.1 e la converter ela 2.4 para distribuir?

    estava pensando em usar essa antena para mandar e receber la : Direcional Zirok Wll-605 Disco - 5.8ghz 26.5dbi
    e no lugar eu coloco uma homni para distribuir. qual ap eu devo usar que eu possa colocar 2 antenas nele, essa Zirok Wll que vai receber e a Omni que vai enviar em volta.
    se eu enviar o sinal 2.4 mesmo a perda será grande?

  2. #2

    Padrão Re: Enlance 25km

    amigo vc tem visada limpa do ponto a ate o ponto b sem obistruçao como arvores ou morro entre eles

    se for limpo vc faz facil facil com 2 rb 433 2 xr5 e duas anatenas de 29 dbi oiw ou emctest mais e mais facil pra vc usar antena de disco do offset para apontar na outra ponta vc coloca um r52h 2.4 e usar omini para mandar para os clientes
    Última edição por dbenedito; 11-09-2010 às 12:01.

  3. #3

    Padrão Re: Enlance 25km

    Citação Postado originalmente por Comandos Ver Post
    Bom estou querendo mandar o meu sinal 25km, mas preciso saber qual equipamento usar, o certo seria eu mandar na freqüência 5.1 e la converter ela 2.4 para distribuir?

    estava pensando em usar essa antena para mandar e receber la : Direcional Zirok Wll-605 Disco - 5.8ghz 26.5dbi
    e no lugar eu coloco uma homni para distribuir. qual ap eu devo usar que eu possa colocar 2 antenas nele, essa Zirok Wll que vai receber e a Omni que vai enviar em volta.
    se eu enviar o sinal 2.4 mesmo a perda será grande?
    Pelo jeito você está começando um provedor, né?

    Acredito que nesta fase você queira fazer o serviço com qualidade e com o mínimo de custo possível, né?

    Se este for o caso esqueça mercado livre ...

    Nada impede que você faça os 25 KM em 2.4 GHZ, o que não vai ficar muito bom é você usar o mesmo AP que distribui sinal para os rádios locais e nele mesmo conectar o enlace de 25 KM.

    O ideal é você fazer os 25 Km em 5.8 GHz e repetir o sinal local em rádio de 2.4 GHz.

    O fabricante Ubiquiti possui uma ampla linha de produtos voltadas para provedor wireless. Para roteamento e controle dos clientes utilize Mikrotilk. Nesta fase inicial uma RB750 dá conta do serviço. Depois que aumentar o número de clientes (próximo de 100 clientes) você implanta algo mais robusto, como um PC com Mikrotik e servidores Cache.

    Antes de comprar equipamento verifique a viabilidade do seu enlace de 25 Km. Sempre tem um morro ou pé de eucalipto no caminho pra impedir o enlace sem uso de torres...

    Se quer fazer certo economizando, CONTRATE UM CONSULTOR !

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 12-09-2010 às 10:22.

  4. #4

    Padrão Re: Enlance 25km

    eu vou usar uma torre de 18 metros no ap que envia e outra no ap que recebe.
    eu posso uzar um aplificador de sinal nesses 25km para que melhore o sinal? ja que vai ser na area rural, nao vai ter nenhum outro sinal só o meu

  5. #5

    Padrão Re: Enlance 25km

    uma duvida que tenho sobre 2.4 e 5.2
    no caso o 5.2 deixa o sinal melhor mais forte e etc?
    ou só e melhor dentro de cidades pq o tem muitos sinais e ele vai trabalhar em um frequencia mais livre?

  6. #6

    Padrão Re: Enlance 25km

    Cara, esquece amplificador, isso é coisa de amador.

    A ANATEL permite que num ponto a ponto em 5.8 GHz a potência EIRP seja de 36 dB ou 1 watt. Se passar disso você é um sério candidato a lacre e multa. Lembre-se que não é só o seu rádio que está operando, tem telefone sem fio, equipamento médico é um monte de coisa que pode sofrer interferência de um sinal excessivamente forte.

    Sobre as suas torres:
    De onde veio o número 18? É algo cabalístico ou seguindo pro misticismo? Ou teve estudo por tras desse número?
    No seu lugar eu verificaria a viabilidade do seu enlace num programa de cálculo ou no google earth. Você precisa descobrir se há morro ou vegetação entre os pontos A e B antes de investir em qualquer tipo de estrutura ou equipamento.

    A frequencia de 5.8 GHz é mais indicada para longas distâncias, mas em alguns casos 2.4 GHz pode ser melhor aplicada, tudo depende do cenário.

    É tudo que eu posso dizer a respeito do seu projeto até este momento.

    Contrate um consultor para avaliar seu cenário antes de jogar dinheiro fora em equipamentos inapropriados.

    Att,

    ZéAlves

  7. #7
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Enlance 25km

    então caro colega eu mesmo com ajuda aqui do pessoal do foro concegui fechar 1 ponto a ponto de 25 km com total vizada com os seguinte equipamentos no ptp 2 bullet m5 hp e 2 antenas 29db oiw e para distribuir 1 rb com cartão r52h e 1 omini 15db aquarios para 40 clientes todos equipamentos homologados e de facil configuração

  8. #8

    Padrão Re: Enlance 25km

    sim eu olhei no google earth tem um morro de uns 15 metros de altura na frente e uma mata pequena, mas a minha torre fica um poco mais alta doq o morro e as arvores da mata, lembrando que eu moro em RO quero mandar o sinal da minha casa pra fazenda do meu pai. só queria uma ajuda basica de quais equipamentos comprar. se eu for pagar um engenheiro para elaborar um projeto pra min nao vai compensar e aqui tb nem tem engenheiro que entende de wireless para esse tipo de serviço.

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlance 25km

    faça o seguinte projeto:
    ponto a :1 rb 433 ou 411 1 Mini Pci Senao Emp-8602 Plus 1 antena hyperlink 30 dbi 5.8 ghz .....
    ponto b :1 rb 433 2 Mini Pci Card Senao Emp-8602 Plus 1 antena hyperlink 30dbi 5.8 ghz 1 antena omini de 15 dbi 2.4 ghz ....
    esse projetinho não esta encluso fontes ,cabos ,conectores,pigtail,etc .....
    é a forma mais barata de voce ter um bom link ....
    sucesso para voces ....

  10. #10

    Padrão Re: Enlance 25km

    Puxa Laurence, ele só precisa interligar a fazenda com a casa dele, ele não vai atender dezenas de clientes como provedor.

    Tá certo que mikrotik tem uma variada gama de recursos, mas ele não precisa disso tudo.

    É só aniversário, não precisa de bolo de casamento hehehehehehe

    Pro caso dele tem NanoBRIDGE, PowerBRIDGE ou no pior cenário Rocket + RocketDISH

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlance 25km

    sim claro poderá utilizar equipamentos menores ....
    mas em 25 km ?
    será que nano bridge conseguiria o que ele precisa ?
    se ele colocar air grid 27 dbi sai bem menor o custo .....
    pelo que eu vi ele quer uma antena para distribuir ...
    ai era mais viavel ele colocar rb msm por causa do controle de banda e etc ...
    Última edição por laurence669; 13-09-2010 às 20:18.

  12. #12

    Padrão Re: Enlance 25km

    Comandos, eu faria o seguinte 02 rocked disc 30Dbi + 02 Rocked M5 pro Link e colocaria um RB 411 ou 433AH para ligar a omni e controlar a velocidadede cada cliente se vc for distribuir, com isso vc consegue um enlace perfeito em 5,8GHz e se um dia aumentar a demanda(caso for uma 433AH), podes retirar a omini e por até 3 painneis de 120 graus e atender uns 30 clientes simultaneos em cada painel

  13. #13

    Padrão Re: Enlance 25km

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim claro poderá utilizar equipamentos menores ....
    mas em 25 km ?
    será que nano bridge conseguiria o que ele precisa ?
    se ele colocar air grid 27 dbi sai bem menor o custo .....
    pelo que eu vi ele quer uma antena para distribuir ...
    ai era mais viavel ele colocar rb msm por causa do controle de banda e etc ...
    Pois é Laurence, tudo vai depender da banda que ele quer passar. Bullet M5 + Grade de 33 faz esses 25 Km com bastante banda. Tudo vai depender do que ele quer da vida

  14. #14

    Padrão Re: Enlance 25km

    Acompanhando!