+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença entre a força do sinal e a qualidade

    Diferença entre a força do sinal ea qualidade

    Uma das coisas que tenho que explicar aos clientes em uma base regular é a diferença entre a força do sinal e a qualidade do sinal.
    É possível ter um bom sinal, mas de má qualidade. Pense de receber um sinal sem fio como uma pessoa com megafone na extremidade oposta de um campo de futebol. Você pode ser capaz de ouvir a pessoa falar pelo megafone (ou seja, força do sinal), mas talvez não seja capaz de ouvir as suas palavras claramente devido ao excesso de modulação, megafone de má qualidade, etc (ou seja, qualidade do sinal).

    A imagem abaixo foi retirada de um AP, no segundo andar da um local.
    Este AP conecta, através de uma segunda placa wireless, a um AP no 3 º andar. Como você pode ver a força do sinal é boa, mas a qualidade é pobre.

    Este link tem um sinal de banda larga adsl, cerca de 3 megas de tráfego no link wireless.
    Como você pode ver a qualidade é bastante pobre. Isto resulta em uma instabilidade e mau desempenho.
    Pode haver várias razões para isso. Talvez algum outro dispositivo 2.4GHZ gerando interferência.
    Uma vez que é um nível baixo poderia estar passando muito material.
    Eu também poderia ter um problema de hardware.
    Antena não ressonante ou um cartão com uma transmissão ruim tambem são pontos a serem observados.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         quality1.png
Visualizações:	730
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	14116

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença entre a força do sinal e a qualidade

    o ccq ta bem baixo heimm ....
    ai não dá qualidade mesmo ...

  3. #3

    Padrão Re: Diferença entre a força do sinal e a qualidade

    o Sinal tbem não ta aquelas coisas

  4. #4

    Padrão Re: Diferença entre a força do sinal e a qualidade

    Imagino que nessas situações (Ou pra mim aqui com arvores de manga gigantes na frente de tudo) um beamforming tipo o sistema da wavion é necessario.

    Com arvores aqui é pior porque o CCQ varia (Num periodo de poucos dias cai de 70 pra 10%) não sei se é pelo vento nas folhas ou pela variação de umidade nelas, mas transpor arvore a longa distancia é fogo, o sinal pra ambos os lados (Torre>cliente, Cliente>torre) é lido como bom.

    Mas com um único elemento radiante não dá pra fazer um beamforming adaptavel espacialmente, multiplas antenas não fica barato. Dutos pra transpor paredes ou pisos também não fica barato ou não é simples posicionar antenas neles. Não é barato ter obstaculos.
    Última edição por rubem; 15-09-2010 às 00:46.