Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Minhas Experiencias com Rocket

    Pessoal boa noite. Tem algum tempo que comprei três radios rockets + 2 rd30 e uma basestation 120 de 19 dbi para fazer uns testes na universidade onde trabalho. A intenção é ligar a rede da universidade a uma dezena de setores externos da cidade. Logo depois de chegar fomos instalar. Utilizamos a torre da TV Educativa da universidade que fica na parte mais alta da cidade. Além da antena de TV tambem tem a antena da radio educativa, além de uns 10 radios 5.8 de outras pessoas penduradas na torre. Junto dessa torre existem umas outras 10 torres com radios 5.8, 2.4, antenas de tv, radio, celular,etc. Ou seja, é um lugar muito poluido. Quando chego no local, o alarme do meu carro não funciona, por causa da interferencia.
    Inicialmente colocamos as antenas ligadas diretamente na torre, sem suporte e colocamos as fontes no pe da torre, subindo energia e dados através de uma cabo cat5e. Resultado, nem funcionou. As distancias eram de 22 e 18 metros. Tiramos os cabos e colocamos as fontes poe a 3 metros do radio, funcionou os radios, mas não conseguiamos link. Lendo o forum e vericamos que o nível traseiro das antenas estavam totalmente desrregulados. As torres sao em formas de piramides, dessa forma, os tubos nunca estão aprumados 100% na vertical, eles possuem a inclinação natural da piramide. Providenciamos um suporte e instalamos, mesmos nivelados ainda não passava mais que 40 mbps full a uma distancia de 8km. Desconfiamos dos cabos, compramos cabo categoria 6 blindado e trocamos os cabos voltando as fontes para o pe da torre. Só não fizemos uma coisa (ainda vamos fazer): aterrar o fio terra do cabo blindado. Final da história: segue os arquivos de configuração em anexo pra voces darem uma olhada. Não estamos conseguindo muita banda, já fiz diversos ajustes diferentes. Já ouvi muita historia boa do rocket, temos um projeto aqui para interligar 5 campi da universidade em cidades diferentes, mas antes de fazermos um investimento alto, gostaria de dominar mais a tecnologia. Agradeceria muito a ajuda de voces.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_ADVANCED.jpg
Visualizações:	349
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	14194Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_MAIN.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	77,0 KB
ID:      	14195Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_NETWORK.jpg
Visualizações:	363
Tamanho: 	55,5 KB
ID:      	14196Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SERVICES.JPG
Visualizações:	258
Tamanho: 	49,5 KB
ID:      	14197Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SITESURVEY.pdf
Visualizações:	285
Tamanho: 	68,9 KB
ID:      	14198Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SYSTEM.JPG
Visualizações:	265
Tamanho: 	43,0 KB
ID:      	14199Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_Wireless.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	79,8 KB
ID:      	14200Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_ADVANCED.JPG
Visualizações:	286
Tamanho: 	35,7 KB
ID:      	14201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_MAIN.JPG
Visualizações:	352
Tamanho: 	40,6 KB
ID:      	14202Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_NETWORK.jpg
Visualizações:	290
Tamanho: 	66,4 KB
ID:      	14203Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_SERVICE.JPG
Visualizações:	245
Tamanho: 	44,5 KB
ID:      	14204Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_SYSTEM.jpg
Visualizações:	205
Tamanho: 	85,3 KB
ID:      	14205Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_WIRELESS.JPG
Visualizações:	261
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	14206

  2. #2

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    O sinal ta bom pra caramba Ja habilitou o airmax para tentar passar mais banda? pois pelos print ele ta desativado.

  3. #3

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    1º habilite o AiRMax
    2º tenta habilitar o no ACK mode for PtP

    3º teste tbm sem o auto adjust do ACK , e coloca um valor que dê uns 120% da distancia e vai diminuindo até achar a melhor configuração .

  4. #4

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Para um ambiente poluído, conseguir 40mbps full duplex é um sucesso...
    Coloque a ultima firmware 5.2.1 e veja o que acontece. Mas acredito que os 40 já está de bom tamanho em um ambiente desses.
    Saudações,

  5. #5

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    heliosantos

    Conforme o pessoal disse... voce esqueceu de habilitar o AirMax, que eh aonde vai fazer a maior diferenca talvez.
    E mais algumas outras configuracoes...

    Com toda certeza, voce vai melhorar esse link!

    Uma coisa que eu nao entendi... pra que usar 27dBm de potencia?
    Diminua essa potencia, pra menos de 20dBm, e vera uma melhora no desempenho com certeza!






    Eu sinceramente, tenho ficado desapontado, que o pessoal soh porque ver falar bem, pegam os radinhos da Ubiquiti, e acham que os radios vao fazer MILAGRES.
    Ate agora, todos que tenho visto ficarem desapontados com o desempenho, sempre tem errado uma coisa ou outra na configuracao, e ainda quem leva as culpas eh os ROCKETs!

    Bem... eu sinceramente acho que o pessoal devia ter mais consciencia, de que o troco nao faz milagre... apesar de que pelo preco, facam um trabalhando excelente... mas precisam do mais importante: configuracoes corretas, e dimensionadas.

    Abracos

  6. #6

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Ola, bom dia a todos. Muito obrigado pelas respostas. É o seguinte:
    - Quanto ao airmax, nós tentamos habilitar mas ficou muito ruim (o radio ficou lento, e o tráfego diminuiu, o ping aumentou), porém não me atentei para os valores do ack e, pelo que vi no post, isso faz toda a diferença. Vou fazer os testes...
    - Quanto à versão do firmware está na "Firmware Version: XM.v5.2 Build Number: 5132", vou ver na ubnt se tem alguma maior, eu já havia atualiazado logo quando comprei.
    - Respondendo ao grayfox, a minha decepção com os 40 mbps é porque consegui 35 mbps em outro enlace com airgrid 5M com antena de 23dbi a 1km de distancia (Dentro do campus, fora do ambiente poluido). 35 mbps testando usando jperf. Por isso, criei uma espectativa maior com o rocket. 40 mbps realmente é uma banda muito boa, mas em alguns locais vamos precisar mais do que isto.
    - Respodendo ao bitok1, realmente, 27 dbm é muito, inclusive, fiz os testes e a partir de 8 dbm consigo em torno de 30 mpbs full, quando chega aos 20 já não faz mais diferença. Vou diminuir para os 20...

  7. #7

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Helio.

    Você está trabalhando com antena de grande abertura. Trabalhar com 40 MHz neste tipo de antena vai gerar um nível de ruído muito grande pra sua própria rede. Mude channel width para 20 MHz.

    Nos gráficos que mostravam distância não vi nada superior a 10 KM, porque usar 27 dB? Você como instituição de ensino, tem que dar o exemplo. Onde foi parar o limite de EIRP da ANATEL? Consulte a legislação e adeque seus canais e potencia de transmissão para níveis legais

    Se adequar-se à legislação não trouxer uma boa performance (por causa da distância) ajuste o TX do seu rádio para no máximo 10 dBm.

    Procure um canal livre entre 5745 e 5825 MHz, creio que seu link ficará melhor.

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Ze, como tinha respondido ao bitok1, fiz os testes a partir dos 8dm e a banda não aumenta muito até os 27, este radio não está em produção, vou mudar a potencia . Vou seguir suas recomendações e depois posto os resultados.

  9. #9

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Pessoal, habilitei o airmax e deixei o ack automatico em 74 para 7.1 km. Atualizei a firmware de 5.2 p/ 5.21, a banda melhorou, mas o ping piorou, o ping ficava em no maximo 2ms, vejam como ficou. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BANDANOVA.JPG
Visualizações:	194
Tamanho: 	36,7 KB
ID:      	14213Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PINGNOVO.JPG
Visualizações:	169
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	14214

    Vou fazer outras mudanças q o Ze Alves indicou e depois posto os resultados.

  10. #10

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Citação Postado originalmente por heliosantos Ver Post
    ... Vou fazer outras mudanças q o Ze Alves indicou e depois posto os resultados.
    Se estiver alinhadinho, nivelado e caprichado, só mudando o channel width pra 20 MHz e baixando a potência vai trazer bons resultados

    abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Olá pessoal, estou envolvido com o hélio nesse enlace ai, de fato a mudança pra 20MHz ajudou bastante, habilitei o channel shifting do rocket e ele me deixou usar uma frequência onde não tem nenhum rádio operando, de fato a potência do rádio nao fez muita diferença então é melhor deixar baixo pra nao gerar ruído, mas em frequências altas ficou muito ruim, a station nem "linka" no ap, as antenas estão num alinhamento muito fino... o nivelamento está excelente, o azimute também, qualquer milimetro diferente no alinhamento a intensidade do sinal jah fica mais baixa então acredito que o alinhamento está bom, mas estamos em um ambiente um pouco poluído, muitos transmissores de rádio FM, transmissores de TV e rádio 5.8 nem da pra contar... qualquer dica de configuração é bem vinda na tentativa de ajudar melhorar esse link, não achamos isso pouco mas estamos utilizando esse link como referência de velocidade pra um link de maior distancia no qual precisaremos de mais velocidade, claro que esse será em um ambiente sem poluição de rádio frequência, e pelo desempenho do enlace com airgrid como disse hélio ficamos com expectativa de um link melhor.

  12. #12

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Ambiente poluido, fica complicado trabalhar. Com relação a potência, com apenas 32mw você fecharia esse enlace, mas como disse, se tem varios rádios poluindo o ambiente, como o seu rádio vai escutar?, fixa 200mw acho o suficiente.

  13. #13

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    ... mas em frequências altas ficou muito ruim, a station nem "linka" no ap
    Normalmente quando não conecta nas frequencias altas é por 2 motivos:

    1) visada obstruída
    2) excesso de ruído.

    Como está o "noise floor" no AP e no CLIENTE em frequência acima de 5745 MHz?

    Outro fator que prejudica esse enlace é a distância entre AP e CLIENTES (próximo de 8 KM). Tenta usar 10 MHZ de "channel width". Vai sacrificar banda, mas pode ser que dê a cobertura que você precisa.

    Tenta lá e depois diz como ficou.

    Será que vc pode passar as coordenadas de todos os pontos com altura de torres para o meu e-mail?

    Abraço,


    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Obrigado pelas respostas, consegui "linkar" em alta frequência mas o tempo de ping aumentou e a velocidade diminuiu, em alta frequencia o noise floor sobe de -91 pra -96dBm quanto a sacrificar a banda diminuindo pra 10mhz acho que vai prejudicar demais, quanto a visada obstruida acho que não, eh limpa a visada e a zona de fresnel se aumento a frwquência ela deve diminuir, acredito que seja mesmo o ruido excessivo.

    ZéAlves a sensibilidade do rádio está alta no ambiente poluido mas o ap está com baixa potencia. devo diminuir também a sensibilidade da station? ela está em 27dBm...

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Citação Postado originalmente por heliosantos Ver Post
    Pessoal boa noite. Tem algum tempo que comprei três radios rockets + 2 rd30 e uma basestation 120 de 19 dbi para fazer uns testes na universidade onde trabalho. A intenção é ligar a rede da universidade a uma dezena de setores externos da cidade. Logo depois de chegar fomos instalar. Utilizamos a torre da TV Educativa da universidade que fica na parte mais alta da cidade. Além da antena de TV tambem tem a antena da radio educativa, além de uns 10 radios 5.8 de outras pessoas penduradas na torre. Junto dessa torre existem umas outras 10 torres com radios 5.8, 2.4, antenas de tv, radio, celular,etc. Ou seja, é um lugar muito poluido. Quando chego no local, o alarme do meu carro não funciona, por causa da interferencia.
    Inicialmente colocamos as antenas ligadas diretamente na torre, sem suporte e colocamos as fontes no pe da torre, subindo energia e dados através de uma cabo cat5e. Resultado, nem funcionou. As distancias eram de 22 e 18 metros. Tiramos os cabos e colocamos as fontes poe a 3 metros do radio, funcionou os radios, mas não conseguiamos link. Lendo o forum e vericamos que o nível traseiro das antenas estavam totalmente desrregulados. As torres sao em formas de piramides, dessa forma, os tubos nunca estão aprumados 100% na vertical, eles possuem a inclinação natural da piramide. Providenciamos um suporte e instalamos, mesmos nivelados ainda não passava mais que 40 mbps full a uma distancia de 8km. Desconfiamos dos cabos, compramos cabo categoria 6 blindado e trocamos os cabos voltando as fontes para o pe da torre. Só não fizemos uma coisa (ainda vamos fazer): aterrar o fio terra do cabo blindado. Final da história: segue os arquivos de configuração em anexo pra voces darem uma olhada. Não estamos conseguindo muita banda, já fiz diversos ajustes diferentes. Já ouvi muita historia boa do rocket, temos um projeto aqui para interligar 5 campi da universidade em cidades diferentes, mas antes de fazermos um investimento alto, gostaria de dominar mais a tecnologia. Agradeceria muito a ajuda de voces.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_ADVANCED.jpg
Visualizações:	349
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	14194Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_MAIN.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	77,0 KB
ID:      	14195Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_NETWORK.jpg
Visualizações:	363
Tamanho: 	55,5 KB
ID:      	14196Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SERVICES.JPG
Visualizações:	258
Tamanho: 	49,5 KB
ID:      	14197Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SITESURVEY.pdf
Visualizações:	285
Tamanho: 	68,9 KB
ID:      	14198Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_SYSTEM.JPG
Visualizações:	265
Tamanho: 	43,0 KB
ID:      	14199Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP_Wireless.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	79,8 KB
ID:      	14200Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_ADVANCED.JPG
Visualizações:	286
Tamanho: 	35,7 KB
ID:      	14201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_MAIN.JPG
Visualizações:	352
Tamanho: 	40,6 KB
ID:      	14202Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_NETWORK.jpg
Visualizações:	290
Tamanho: 	66,4 KB
ID:      	14203Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_SERVICE.JPG
Visualizações:	245
Tamanho: 	44,5 KB
ID:      	14204Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_SYSTEM.jpg
Visualizações:	205
Tamanho: 	85,3 KB
ID:      	14205Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST_WIRELESS.JPG
Visualizações:	261
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	14206
    Hekio,
    Coisas erradas que devem ser configuradas:
    Potencia: fixar em 21dbm
    ACK: Deixar automatico conforme distancia
    AIRMAX: Imprescindivel pro link funcionar com as melhores taxas de troughput
    Quanto ao nivelamento, é fato, precisa ser 100%!
    Quanto a interferencia, acabará quando forem utilizados cabos blindados nos pontos.
    Tente colocar a sua antena no ponto de maior interferencia, a uns 2,5 a 3m de outras antenas. isso ajuda bastante.
    Abraço e Deus Abençoe.

  16. #16

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Leandro, vamos fazer essas mudanças para verificarmos os resultados.
    Zé Alves, mandei os pontos para o seu email.


    Helio.

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Citação Postado originalmente por heliosantos Ver Post
    Leandro, vamos fazer essas mudanças para verificarmos os resultados.
    Zé Alves, mandei os pontos para o seu email.
    Helio.

    Feito!
    Eu ja tinha calculado a visada pro helio em um projeto anterior,acredito que seja esse mesmo. vou verificar!
    rumo ao 900 mais cascudo de setembro zé!! amanhã chego em Rio Grande e boto esse link pra funcionar!!! ontem comprei mais equipamentos , vamos ver se nao fecho!!!!
    Abraço.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Feito!


    Abraço.
    Eu ja tinha calculado a visada helio em um projeto anterior,acredito que seja esse mesmo. vou verificar!
    Abraço.

  19. #19

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    É o mesmo projeto, agora modificamos alguns pontos para não usar 900 mhz.

    Helio.

  20. #20

    Padrão Re: Minhas Experiencias com Rocket

    Citação Postado originalmente por walterti Ver Post
    Obrigado pelas respostas, consegui "linkar" em alta frequência mas o tempo de ping aumentou e a velocidade diminuiu, em alta frequencia o noise floor sobe de -91 pra -96dBm quanto a sacrificar a banda diminuindo pra 10mhz acho que vai prejudicar demais, quanto a visada obstruida acho que não, eh limpa a visada e a zona de fresnel se aumento a frwquência ela deve diminuir, acredito que seja mesmo o ruido excessivo.

    ZéAlves a sensibilidade do rádio está alta no ambiente poluido mas o ap está com baixa potencia. devo diminuir também a sensibilidade da station? ela está em 27dBm...
    Se o noise floor mudou de -91 pra -96 na realidade melhorou.

    Eu recebi seu projeto, realmente a visada está OK em todos os pontos.

    Entre em contato para eu acessar o teu rádio e ver pessoalmente o que está acontecendo aí. Custo ZERO, ok?

    Abraço,

    ZéAlves