+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano e bullet - Invalid NWID

    Amigos, como eu faço para reduzir o indice: Invalid Nwid na tela principal do Nano2 ou Bullet2
    Aqui está o que diz o manual Air Os

    Rx invalid NWID value represents the number of packets received with a different NWID or ESSID - packets which were destined for another access point. It can help to detect configuration problems or identify the adjacent wireless network existence on the same frequency.

    Já que estes pacotes saõ destinados para outro AP, porque eles são detectados no AP em questão? Como evitar que sinais com outros ESSID sejam detectados no AP? Isto não acontece em todos os Nano que estão como AP. Tem Nano que fica zerado este índice.

  2. #2

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    Acredito que seja inevitável. Observe que esses valores geralmente são menores nos de modo cliente.
    Pura suposição: O nano escuta tudo que estiver no canal configurado e depois verifica se é para ele, não sendo ele descarta e registra. É como uma placa de rede ligada aos antigos hubs.

  3. #3

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Acredito que seja inevitável. Observe que esses valores geralmente são menores nos de modo cliente.
    Pura suposição: O nano escuta tudo que estiver no canal configurado e depois verifica se é para ele, não sendo ele descarta e registra. É como uma placa de rede ligada aos antigos hubs.
    Sim, mas veja que na definição diz: "It can help to detect configuration problems or identify the adjacent wireless network existence on the same frequency. "
    Esta situação que voce citou pode ser uma delas, mas pode ser que haja alguma coisa de configuração que ajude

  4. #4

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    A única possibilidade que vejo é configurar o mínimo ACK possível e talvez a menor potência possível, infelizmente só testando. Outra possibilidade seria usar um canal diferente. Você teria como resumir o cenário no nano com índice 0 + scan do mesmo e nano com índice elevado + scan do mesmo e o canal de cada um e a seguraça (aberto, wpa)

  5. #5

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    Fiz um site survey e vi os macs de outras estações que estão no mesmo canal e coloquei estes macs em ACL na aba link setup e selecionei deny
    Mas não resolveu.
    Fui no site da ubiquiti e encontrei uma resposta do Mike Ford mas que não ajudou em nada.

    Rx Invalid NWID-SSID? - Ubiquiti Networks Forum
    Este outro diz alguma coisa mais.

    http://www.ubnt.com/forum/showthread...highlight=nwid
    Este número pode ser uma indicação que o canal já está saturado. Mas isso ocorre em todos os canais, daí que não tem o que fazer se for isso. No meu caso , no site survey só tem mais duas estações neste canal e com sinal não tão forte. Depois que coloquei os macs deles no ACL eles não apareceram mais no site survey, mas o número nwid continua subindo.
    Estou chegando a conclusão que nem a Ubiquiti está bem segura deste negócio de nwid. hehehehe!!!

    P.s Não achei o compliance test no Nano2 e nem no Bullet2
    Última edição por 1929; 17-09-2010 às 18:28.

  6. #6

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    De fato não há muita segurança acerca de uma solução. Veja criar uma lista negra não resolve ou mesmo eleva a taxa de erros; ele não pode negar sem antes criar uma 'pré-conexão': ele permite uma conexão, confere o ESSID (MAC) e depois aplica o filtro[1]. Ainda testaria o ACK. 1- Ubiquiti Networks Forum - View Single Post - What is Rx NWID invalid????

  7. #7

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    Eu tinha visto este tópico também, e a conclusão que cheguei é que este indice de Nwid inválidas serve para ter uma idéia da ocupação do canal.
    O Mike Ford disse noutro post que isto não deveria afetar muito o link. Mas um pouco sempre afetará.

    Editando: Eu uso o ACK em auto. Você sugere baixar o ACK e fixá-lo. Mas pode acontecer de alguns clientes não conectarem se baixar muito o ack.
    Ou então eu não entendi como fazer.
    Última edição por 1929; 17-09-2010 às 19:13.

  8. #8

    Padrão Re: Nano e bullet - Invalid NWID

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tinha visto este tópico também, e a conclusão que cheguei é que este indice de Nwid inválidas serve para ter uma idéia da ocupação do canal.
    O Mike Ford disse noutro post que isto não deveria afetar muito o link. Mas um pouco sempre afetará.

    Editando: Eu uso o ACK em auto. Você sugere baixar o ACK e fixá-lo. Mas pode acontecer de alguns clientes não conectarem se baixar muito o ack.
    Ou então eu não entendi como fazer.
    A idéia é essa mesma, deixar o mais baixo possível, ou seja, tão baixa quanto possível para manter com tranquilidade todos conectados; Há um porém se você tem cliente movel (laptop ainda que preso à casa) conectado a este nano pode gerar um problema.


    PS: Ocasionalmente fico estagnado por causa dos porém e entretantos; terrível, terrível.
    Última edição por bjaraujo; 17-09-2010 às 21:46.