+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Olá a todos os colegas de forum este e o meu primeiro post, já li muito no forum, e sou novo na área de provedor de internet wireless.

    Estou tendo probelmas de sinal, meu sinal parece fraco, pq qdo vou em algum cliente instalar a antena eu consigo pegar o sinal dos concorrentes mas o meu eh sempre o pior ou nem aparece,

    Eu tenho uma torre de 36 mts, que instalei faz uma semana, (antes usava uma torre de 22 mts) e uso o equipamento nela, enquanto os outros concorrentes usam em cima do telhado a cerca de 10 mts no maximo 15 mts.

    O problema aparentemente é a força do sinal.

    Equipamento que eu uso aki: RB 600a - cartao mini pci R52H - Omini 18 dbi Hypertec.

    (Obs. tenho apenas 12 clientes, nao tenho servidor, e o equipamento esta aproximadamente a 38 mts de altura pq na ponteira da torre tenho mais uma barra de 3 mts).

    Configuração do cartão AP/bridge - frequencia 2.4 b/g - canal 9 - (ja testei no 1, 6 e 11) agora está no 9 para teste mesmo. Antena mode A - Antena Gain 15 dbi - (ja testei em 18 e 12 dbi nada mudou) - Max station counts 50 - Tx Power mode : card rates - tx power = 22 dbm.

    Preciso de Ajuda, Ainda não testei outro cartão e nem outra omini, pq não tenho, unico equipamento q tenho sobrando aki um ap krazer kr-wap254g-e.
    e uma nano2 e antenas de grade.


    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Qual a distância média que seus clientes estão da torre? Se estiverem próximos é bem possível que o sinal esteja passando por cima, já que sua torre está tão alta. Você já testou a omni na altura dos seus concorrentes?
    Além disso dependendo da distância você tambem pode baixar a potência do cartão. E coloca somente B em vez de B/G.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    O curioso é que tenho cliente a 300 mts com sinal bom e cliente a 2 km com sinal de -72dbm mas no logo do mikrotik aperce q fica desconetando a cada 5 min as vezes segura ate 01 hora, cliente aproximadamente 600 e 800 mts com sinal pessimo e sem sinal respectivamente so que nesse cliente que não aparece meu sinal (ja troqueia ate a antena e testei tbm com nanostation2 e nada), o sinal dos concorrentes aparece normal e estão o dobro de distancia ou mais, e tbm tenho um cliente a pouco mais de 100 mts com notebook com sinal instavel sempre cai.

    Mas vou testar mudar a Tx power para 17 dbm para ver, se muda algo e baixar a omini para os 20 mts, amanha.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Citação Postado originalmente por RenatoLopes Ver Post
    O curioso é que tenho cliente a 300 mts com sinal bom e cliente a 2 km com sinal de -72dbm mas no logo do mikrotik aperce q fica desconetando a cada 5 min as vezes segura ate 01 hora, cliente aproximadamente 600 e 800 mts com sinal pessimo e sem sinal respectivamente so que nesse cliente que não aparece meu sinal (ja troqueia ate a antena e testei tbm com nanostation2 e nada), o sinal dos concorrentes aparece normal e estão o dobro de distancia ou mais, e tbm tenho um cliente a pouco mais de 100 mts com notebook com sinal instavel sempre cai.

    Mas vou testar mudar a Tx power para 17 dbm para ver, se muda algo e baixar a omini para os 20 mts, amanha.
    amigo é simples, vem no seu cliente qual é o percentual que esta pegando de sinal ai voce colocar como defult o seu cartão, se não mudar é só trocar o cartão, e trocando o seu carão deixa ele como default é bem melhor não força muito ele, agora se vc mudar e no seu cliente mudar é antena e conectores com umidade isso pode nanificar o seu cartão tambem.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Ola amigo bom; primeiro troque esta antena por uma melhor de preferência hyperlink, deixe seu cartão em banda B apenas, depois sete manualmente a sua taxa de ack coloque entre 64 e 80 verifique o seu pigtail depois de fazer isto poste os resultados.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Olha,

    essa antena é muito ruim. Das duas uma: ou coloca cabo ligando o cartão com no máximo 40cm; ou ponha uma omni de melhor qualidade, como Hyperlink.

    Essa antena é uma das piores já homologadas. Muito ruim para espalhar o sinal. Caso esteja usando cabo RG58 ou RG213 longo (acima de 1,5m) onda estacionária e ROE está aniquilando o sinal do cartão R52H. O correto mesmo é trocar essa antena. Mas, sempre use cabo de radiofrequência curto (menos de 1 metro).

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Bom ! Como sou muito detalhista eu aconselharia trocar a antena com certeza pois muita gente aqui no fórum ja se deu mal com esse equipamento, que até hoje não sei como a ANATEL Homologou !
    E eu particularmente daria preferencia a catões da Ubiquiti !
    Ou ainda adote seu MK como server e use uma BULLET 2 HP ! pendurada direto na Omni ! Vai ficar excelente !

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    é msm esta antena ai é bem fraca e nunca da os 18 dbi ....
    se der é no max 12 ...ainda mais a relaçao de roe dela ......
    tente colocar um hyperlink de 15 dbi ....
    ou uma aquario 15 dbi.....

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Mas provavelmente o que esta fazendo isso, eh essa omni nessa altura.

    Se seus clientes estao tao perto assim, no maximo 2Km, entao, voce tem que baixar essa omni.

    Antenas Omni tem angulo horizontal pequeno, com isso... precisa que esteja numa altura mais proxima da antena da casa dos clientes.

    Experimente baixar essa Omni para uns 12 ou 15 metros de altura, muito provavelmente tera um ganho de sinal legal.

    E outra, essa antena deve ser uma porcaria.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Comprei um cartão XR2 e uma antena Hyperlink de 12 dbi ia pegar de 15 mas ainda nao esta homologada,
    ficou muito bom agora, porem aparentemente cobre uma aréa menor e ainda nao testei o cartao R52H para ver se esta com defeito ou a omni antiga.

    Gostaria de Colocar paineis setoriais, ou alguma outra solução, pois desde q troquei o equipamento no começo da semana consegui alcançar a marca de 20 clientes e sei que logo a omini nao dara conta do recado, pois pretendo buscar mais clientes, e já gostaria de ter algo em mente.


    Agradeço a ajuda de todos,

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com Sinal defeito na Omini ou Cartao R52H

    Painéis setoriais sempre são a melhor solução para atingir um numero maior de clientes, quanto a cartões eu particularmente continuaria apostando nos UBIQUITI !
    Dê preferencia para antenas painéis setoriais da Hyper-Link, OIW ou Dimension. Todos tem + ou - o mesmo padrão de qualidade pois são fabricados pela L-Com.

  12. #12

    Padrão Re:

    Só pelo Hypertec eu já fiquei cabreiro. Quando li omni e ainda por cima de 18dbi me 'caiu os butiá do bolso', como diz o meu pai, rsss. Brincadeira, amigo, só pra descontrair.

    Eu confesso, uso omni em uma repetidora. Não é a MELHOR antena do mundo, mas quando se sabe trabalhar dentro dos limites dela, fica bacana. Claro, nada se compara a setorial...
    Tenho uma Aquário de 12dbi, aquela pequenininha, rosqueada direto em um Bullet 2, o de 100mw. Sinceramente, até tenho pena de tirar ela de lá, de tão bom que ficou. Praticamente um casamento bem consolidado.

    É aquela coisa, não dá pra querer atender com sinal de 200% um cliente a mais de 600, 700m... Pelo menos eu com minhas NanoStation não consigo. Vai ver é em função de potência que uso, 32mw, ambiente meio poluído e tal. Ou eu que sou muito amador, sei lá.

    Tem que cuidar a questão dos canais também, sobretudo quando se tem uma quantidade expressiva de redes transmitindo perto do Ponto de Acesso. Vale a pena estudar a questão da sobreposição de canais em 2.4, pra não achar que o melhor canal é aquele que não tem nenhuma rede. Sobreposição é uma doença que aniquila até o melhor equipamento, comprovei isso na prática.

    O pkmc tá certo, aproveita essa RB600, que é BEM robusta, e faz ela virar um server. E 'tasca' um Bullet direto no conector da antena. Fica caprichoso, prático e, acima de tudo, extremamente funcional.