+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Alguém pode me ajudar a definir especificações para virtualização?

    Recebi uma demanda no meu serviço para definir um modelo para virtualização de um ambiente, com as necessidades:

    Servidor Apache 2.2 com PHP 5.2 e python
    Aplicativo continuum (web) rodando em um servidor Tomcat.
    MySql 5.1
    PostgreSQL 8.3

    Nunca mexi muito afundo com virtualização e estou meio perdido em como dividir os recursos (quantas máquinas criar, como dividir a memória, HD...). As especificações de hardware são:
    1 máquina física com:
    processador: 2 x intel Xeon 2.0Ghz
    Ram: 8GB
    HD: 120GB

    Sei que é muito complicado fazer sem conhecer muito afundo o ambiente (usuários, tráfego de rede, etc). Estava pensando em dividir assim:

    1 Máquina Apache
    1 Máquina Continuum
    1 Máquina Banco de dados (MySql e PostgresQL)

    Como os recursos de hardware já estão definidos, pensei em definir uma porcentagem para cada máquina de acordo com as diferentes necessidades dos aplicativos. Procurei os requisitos dos softwares acima, mas sempre acho coisas genéricas ou requisitos mínimos que não dizem muita coisa no meu caso. Alguém já teve alguma experiência do tipo e pode me ajudar? Eu não vou instalar as máquinas, somente definir um modelo tecnológico.


    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Alguém pode me ajudar a definir especificações para virtualização?

    Rylphs,
    vamos começar pela configuração do servidor. Se vais trabalhar com virtualização, é pq está pensando em economia de hardware e investimento. Porém, não podemos fazer isso de qualquer forma.
    Os processadores e a quantidade de memória estão razoáveis, porém, listaste apenas 120 GB. Não tem um RAID ai pra garantir que você não vai perder 3 servidores de uma só vez? Se essa máquina
    foi imposta (isso ocorre constantemente comigo), bata e o pé e explique o risco pros superiores.

    Quanto a distribuição das MV, tens de verificar os acesso à esses servidores. Pelo que entendi, o Apache vai ser o frontend da tua solução. O Continuum (isso é um aplicativo de automatização de ambientes, centrais de incendio, pressão, portas?) vai ser teu Core e os BDs teu backend?

    Se sim, te aconselharia:
    WEBSERVER: 1 proc, 2 GB de RAM, Espaço (serv linux sem interface + Espaço necessário pros sites): 15 GB;
    BDSERVER: 2 proc, 4 GB de RAM, Espaço (serv linux sem interface + Espaço necessário pros SGBDs): 40GB;
    APPSERVER: Depende do seu servidor, que não conheço bastante. Ai é com vc.

    Pra servidor de virtualização, testa o VMWare ESXi 4. Free e muito bom e estável. Assim vc não precisa se preocupar com o sistema Hospedeiro de virtualização.

    No mais, boa sorte, e não esquece de reportar o resultado final.

  3. #3

    Padrão Re: Alguém pode me ajudar a definir especificações para virtualização?

    Muito obrigado nicolaumaia, o seu post foi de grande ajuda. Só algumas reconsiderações. Eu disse que era uma máquina física, mas na verdade são 2.

    Citação Postado originalmente por nicolaumaia
    BDSERVER: 2 proc, 4 GB de RAM, Espaço (serv linux sem interface + Espaço necessário pros SGBDs): 40GB;
    Isso quer dizer uma máquina virtual com 2 processadores? No caso, ao todo seriam 3 máquinas virtuais né? Caso eu use as duas máquinas físicas, seria legal algo assim?

    1 maquina física sem virtualização: mysql + postgres (usando recursos totais)
    1 máquina física com duas máquinas virtuais:
    WEBSERVER: 50% dos recursos (4GB RAM, 60HD)
    APPSERVER: 50% dos recursos (4GB RAM, 60HD)

    Outra coisa que esqueci de dizer é que as máquinas serão pra desenvolvimento não para produção, então acho que não vou ter muitos problemas quando a performance, estou certo?

    Quanto a exigir o RAID, é meio complicado. Não sou eu que vou instalar o ambiente, só vou redigir a sugestão de um modelo a ser seguido, mas de qualquer maneira vou sugerir o RAID no modelo.

    Me desculpe se estou fazendo perguntas óbvias, mas é que entendo pouco do assunto. Mais uma vez muito obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Alguém pode me ajudar a definir especificações para virtualização?

    na hora de sugerir um raid sugira raid por hardware, que são feitos por controladoras, alem de performance ela lhe da segurança;
    atente tambem para o tipo de raid, os tecnicos tem varios arranjos que diferem um pouco um do outro, por exemplo um tipo tem paridade, ou seja ele tem copias extras do conteudo em mais de um hd, isso é bom quando um hd para, outro tem velocidade mas quando um membro do raid para o sistema vai conversar com são pedro e vc fica parado.
    abraços