+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão winbox - gera tráfego alto?

    Amigos, notei que de uns tempos para cá o tráfego gerado pela minha conexão, só com o winbox ativo está gerando um tráfego alto. Oscila entre 100 e 300kbps e de vêz em quando cai para 10 a 15 e sobe novamente.

  2. #2

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Isso ocore aqui também. Faza um teste: deixe apenas o torch ou o tráfego do simple queue aberto e feche as outras janelas. Aqui o tráfego baixou: Parece ser normal mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Isso ocore aqui também. Faza um teste: deixe apenas o torch ou o tráfego do simple queue aberto e feche as outras janelas. Aqui o tráfego baixou: Parece ser normal mesmo.
    Não sei se tem relação uma coisa com a outra. Mas eu estou com problema no DHCP server.
    Agora o Gustavinho me deu uma dica noutro tópico e alterei. Estavam alguns clientes com "all" e outros com "Hotspot1". Deixei todos com hotspot1 que é o nome do servidor de dhcp e o tráfego foi lá para baixo. Vou observar e ver se foi isso mesmo que resolveu.

  4. #4

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    aqui, teve uma vez que chegou a mais de 2mb de trafego om o winbox.
    fechei ele, esperei 1 min e abri novamente.... ai voltou ao normal... 30-70k

  5. #5

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    aqui, teve uma vez que chegou a mais de 2mb de trafego om o winbox.
    fechei ele, esperei 1 min e abri novamente.... ai voltou ao normal... 30-70k
    Eu vou dizer uma coisa, e sei que muitos não vão concordar comigo.
    Tem algumas coisas no mikrotik que não são de entender para nós simples mortais.
    O meu mk está só com o básico. Não tem nada de diferente, nem regras além das básicas que estão disponíveis em todos os tutoriais.
    E assim mesmo ele se comporta de vêz em quando de forma anormal. Como é o caso agora.
    Hoje pela manhã eu pensei que tinha encontrado o motivo deste tráfego anormal, mas agora está novamente.
    Versão 3.30.
    E me pergunto: porque o mk já está entrando na versão 5? Porque tantas alterações? E principalmente porque depois de algo já estar solidificado numa versão, noutra mais nova não funciona direito? Pelo menos é o que eu tenho lido nos foruns.
    Tem alguns que nunca passam por problemas com ele, mas essa não é a realidade de muitos outros.
    Estou pensando seriamente em colocar o MyAuth para fazer o que o mk está fazendo. Pelo menos ainda não vi ninguém falar mal dele.

  6. #6

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Faça o seguinte, vai entender:

    Abra o winbox, mas não abra tela nenhuma dentro dele, talvez somente o TORCH.
    Se você estiver com as queues abertas, firewall ou o connections aberto o tráfego é enorme, dependendo da quantidade de informação que seu pc fará "download" para exibir pra voce no winbox, entendeu ?

    O windows é como um espelho, do que ocorre no MK, se tiver muita coisa, por exemplo um monte de queues vermelhas, com tx avg rate e rx avg rate nas colunas, o tráfego ficará enorme.

    "tendeu?"

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Entendi Alam.

    Mas acho que não era isso. Eu estou usando o hotspot com dhcp ativado.
    Mas notei que o DHCP Server estava dando mais de um ip para alguns. Para o meu notebook por ex. ele estava dando 3 ips. Um Ip que estava setado no USER e mais dois outros ips "loucos".
    Daí que me sugeriram usar IP fixo nos clientes. Desfiz o leases e deixei o dhcp dinamico enquanto vou fixando os ips nos rádios clientes. E agora depois de tirar o leases o tráfego não passa de 20kbps no winbox.
    Só não entendi o porque disso.

  8. #8

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    É isso que o Alam falou, o winbox é um espelho do SO MK, então quanto mais informação que ele estiver apresentando na tela maior o trafego para o computador que estiver com winbox aberto, isso não é defeito do MK. Outra coisa eu passei por problemas com Myauth, não vou ficar falando aqui no forum que não é legal, mas posso falar off-topic.
    Valeu..

  9. #9

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    É isso que o Alam falou, o winbox é um espelho do SO MK, então quanto mais informação que ele estiver apresentando na tela maior o trafego para o computador que estiver com winbox aberto, isso não é defeito do MK. Outra coisa eu passei por problemas com Myauth, não vou ficar falando aqui no forum que não é legal, mas posso falar off-topic.
    Valeu..
    Ontem após alguns contatos com companheiros, recebi uma sugestão de trabalhar com ip fixo nos rádios clientes. Jà comecei a fazer isso, e deu para notar que até o desempenho do mikrotik melhorou. Quando trocar todos vou desativar o dhcp. Acho que era isso que estava gerando um trafego excessivo. A minha conexão no winbox ia lá em cima, coisa de 300kbps e já estava chegando a bater em 600kbps. Quando tirei todos do leases, este tráfego na hora caiu la embaixo.
    E como o mikrotik já está trabalhando melhor vou continuar com ele.

  10. #10

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    onde vejo o consumo do winbox?

  11. #11

    Padrão Re: winbox - gera tráfego alto?

    para ver o consumo do winbox - dê um torch e veja o trafego da porta 8291.

    Referente ao consumo é exatamente isso que os colegas disseram acima , cada conexao com o winbox, vai ter um consumo diferente, pois dependerá do que o operador estiver fazendo no momento, lembrando que não é apenas consumo de trafego de rede, mas tambem consumo do processamento do mikrotik, isso quando voce tem um ou dois operadores usando e dando suporte on-line por exemplo, é tranquilo, imagine um provedor com vários operadores logando no mikrotik??? por isso é interessante usar o mikrotik como firewall e concentrador apenas e usar por trás um software com freeradius para controlar os clientes, sendo assim cada alteração no sistema, o mesmo "acessa o mikrotik", faz as alterações e sai do mikrotik, liberando novamente os recursos.

    Att.