+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montando diretório compartilhando usando um servidor AD

    Tenho um servidor linux e o backup esta sendo realizado no servidor windows 2003 com AD. Preciso montar este diretório compartilhado, mas preciso autenticar no AD para montar esse diretório, como posso fazer ?

  2. #2

    Padrão Re: Montando diretório compartilhando usando um servidor AD

    Utiliza o comando, apartir do linux (como root):
    # mount.cifs //<ip>/<compartilhamento> /<pasta>/<local> -o username=<usuario>,password=<senha>


    Onde:
    //<servremoto>/<compartilhamento>: é o teu compartilhamento remoto, no Windows. Exemplo: //servidorwin/compartilhamento, ou //ipdoservidor/compartilhamento.
    /<pasta>/<local>: teu diretório local, onde vai ser montado. Ex: /mnt/servidorwin ou /media/backup. lembrando que essa pasta deve ter sido criada previamente.
    O username e a senha são as credenciais de acesso ao ambiente windows.


    Pode até adicionar o comando em um script (eu faço assim), pra facilitar a sua vida.
    Att.
    Última edição por nicolaumaia; 27-09-2010 às 08:56.

  3. #3

    Padrão Re: Montando diretório compartilhando usando um servidor AD

    Mas no meu caso não é um simples compartilhamento do Windows, possui uma autenticação por domínio no AD, como poderia estar passando o domínio através deste comando?
    E as derivações do comando mount que possuo:
    mount mount.nfs mount.nfs4 mountpoint

  4. #4

    Padrão Re: Montando diretório compartilhando usando um servidor AD

    Bora lá parceiro, No meu ambiente tambem é domínio, e não precisei usar a variável. Ele reconheceu direto.Mas, sem mistérios se vc precisar informar:

    mount -t cifs //<ip>/<compartilhamento> /<pasta>/<local> -o username=<usuario>,password=<senha>,dom=<dominio>


    No caso, pode verificar p sua Distro, como ela se refere ao ambiente de rede remoto. Por isso o ALIAS: mount.cifs = mount -t cifs.

    Abs