+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licença para cabear poste

    Pessoal não sei se é aqui o local correto para postar minha dúvida, se não for peço desde de já desculpas.
    Sou sócio de um provedor no interior do Paraná, atendemos hoje a cidade onde está instalada nossa e mais 8 cidades vizinhas somando um total de 2100 clientes, dentre essas 9 cidades 3 delas tem mais de 26 mil habitantes e estamos com projeto para cabear essas cidades, gostaria da informação de alguém que já tenha feito isso como procedo para fazer essa solicitação e qual é o custo por poste, lembrando que no PR e empressa concessionaria de energia é a Copel.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    bom dia

    seguinte aki no parana o valor é 3,50 por poste
    a licenca é a SCM mesmo

    att,

    bruno

  3. #3

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Com a CPFL está sendo exigido SCM e um projeto do cabeamento, que contratei uma empresa de engenharia para fazer. O problema aqui está com o valor: R$ 10,50 por poste / mês... vou tentar negociar mas não sei não... Estou comprando equipamentos da CIANET. Eles tem tudo nesta área.
    Boa sorte amigo!

    Abs

  4. #4

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Alguem saberia informar como proceder para o Rio de Janeiro?

  5. #5

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Benatto este valor de R$ 3,5 é tabelado ou tem como negociar?
    É necessário algum projeto de cabeamento?
    E como é o procedimento para solicitação?

  6. #6

  7. #7

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Tbm temos uma situação bem parecida com a do elielton, nós atendemos 8 cidades e 3 delas temos interesse me cabear, só que temos algumas no estado de Minas Gerais (cemig) e outras no estado de São Paulo (cpfl).......e diga-se de passagem 10,50 poste/mês é muito caro....vou acompanhar o topico e se eu descobrir algo sobre postarei aqui tbm...

  8. #8

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    R$ 3,50 realmente é um valor bom, aqui em minha cidade as negociações não passaram de R$ 9,00 por poste, dai ficou inviavel.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    olha inicial foi a 13 reais por post e ficando no valor de 3,5
    foi negociação mesmo incluindo link e tudo mais
    na vdd foi assim eles deram um desconto nos posto pela quantia de link adquirida da proria copel

  10. #10

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Para todos que querem a licença para os postes, CUIDADO. Liguem para o órgão regularizador (ENEEL) para saber o procedimento correto e o preço pois existe pessoas dentro das concessionárias pessoas que fazem a liberação e não emiti o devido contrato, logo quando da qualquer problema se descobre que era tudo irregular. Tem que existir um contrato com o tipo do serviço e os postes de qual ruas e mesmo assim de pois de algum tempo procure a concessionária e verifique se existe o contrato ainda com eles pois tivemos este problema aqui no Rio de Janeiro e quando fomos pegar uma copia do contrato descobrimos que não existe.

  11. #11

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Me lembrei de ter lido um cálculo sobre o custo de utlização do poste de uma empresa de energia do nordeste, tentei encontrar uma referência, mas não deu certo. Porém encontrei outros textos interessantes:

    Jornal Cruzeiro do Sul - INTERNET - Aneel estuda preço de aluguel de poste para a web na rede elétrica
    Anatel confirma acordo com Aneel para preço de referência de postes
    ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

  12. #12
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    tenho o modelo do projeto, mas nao to achendo o local para anexar

  13. #13
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    pessoal achei o link , acho que serve:
    http://www.abusar.org.br/documentos/...a_Eletrica.pdf

  14. #14

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Qual o preço que vem sendo praticado por poste para Pernambuco?

    Citação Postado originalmente por dellink Ver Post
    pessoal achei o link , acho que serve:
    http://www.abusar.org.br/documentos/...a_Eletrica.pdf

  15. #15
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Qual o preço que vem sendo praticado por poste para Pernambuco?
    dependendo da cidade, os postes sao das prefeituras... principalmente no agreste e sertão e algumas da mata sul. ae é só pegar alvará com a prefeitura. as que sao da Celpe, estao em torno de de 0,35 a 180,00 dependendo da quantidade de postes a serem usados.
    Dica: faça um projeto com apenas as vias principais.... as paraelas e transversais eles não tão nem aí.

  16. #16

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Ola galera estive acompanhando o topico.... na minha experiencia nessa area... nos foi exigido para MT... um projeto completo, contendo caixa d distribuiçao, forma de anexar ao poste, forma de anexar a rede eletrica, se é energia baixa ou alta voltagem, tipo de cabo de rede, consumo do equipamento, area de cobertura. Exigido tbm, funcionario Regularizado e treinado na area de energia, com no minimo NR-10 Avançado. Equipamento para montagem, e manutençao da rede, desde escada, roupa, ferramenta, sinalizaçao. Depois disso tudo, é ir na consecionaria e bajular o preço do alugel por postes, logicamente, vc pode diminuir a quantidade de poste usado, tipo avenidas, ruas movimentadas, ai sim vc tera liberaçao para uso.
    Prós em usar esse sistema q vimos:
    - Nao ha perca de pacotes no cliente.
    - Instalaçao Rapida.
    - Manutençao facil. (geralmente cabo cortado, clipagem de cabo, ou caixa sem energia).
    Contras:
    - Manutençao,
    - Investimento alto no inicio do projeto. (alugel, equipamento, cabo, funcionario).
    - Nosso CLIMA (raio, vento derrubando arvores, em cima do cabo logico...)
    - Concorrencia... (se vc nao montar um projeto bom q exista pontos de monitoramento) uma concorrencia desleal, sempre axara como prejudica-lo.

  17. #17
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Bom dia pessoal
    Estive ontem na COPEL a respeito deste assunto, eles trabalhão com quatro tipo de cobrança, e elas são separadas por setores o setor um que normalmente é o central custa 3,69 por poste, o II é 3,29, o III é 3,03 e o IV 2,69 que o rural, quanto a parte burocrática funciona da seguinte forma, o primordial é ter a licença SCM (Não pode ser parceria), depois disso vc deve montar um croqui dizendo quais postes vc vai utilizar, para que eles posam ver se podem te atender, isso porque em cada poste tem uma limitação de apenas quatro empresas que podem utilizar, se em algum caso já tiver atingido esse limite eles não alugam, mais creio que no teu caso não será problema porque em cidades pequenas normalmente só a OI utiliza os postes, depois da resposta deles é só montar o projeto e fechar o contrato, é tudo muito simples pois eles tem um grande interesse em lhe ter como clientes, e quando digo isso falo por experiência própria faz dois anos que trabalho com fibra da COPEL o atendimento sempre foi o melhor, caso ainda tenha alguma duvida, meu e-mail é [email protected] eu te passo o telefone do responsável por essa área dentro da COPEL.

  18. #18

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Prezado Elielton,

    Para você criar uma infraestrutura cabeada, será necessário antes de qualquer coisa, fazer um projeto com uma empresa especializada neste tipo de operação, te indico contactar a powerlines, é uma empresa de Minas Gerais que presta serviço para as maiores operadoras do Brasil. PowerLines :: Sistemas de Energia e Telecomunicaes .

    Antes de montar qualquer coisa, procure se informar e calcular o investimento.

  19. #19

    Padrão Re: Licença para cabear poste

    Alguem que faz projeto para cabeamento de postes junto a Elektro?