Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Pessoal, na prática, uma rede Mikrotik bem montada, perde algo para equipamentos Alvarion ou Motorola ?

    Citem suas experiencias em relação a links ponto a ponto e ponto multiponto.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    No caso redes ponto-multiponto, perde e bem. Sistemas como o Alvarion VL (original, não o com Wi-Fi) e Motorola Canopy tem protocolo de acesso e inteligência das remotas bem superior.

    A Mikrotik deve reduzir esse gap com o TDMA (Nv2) que tem no RouterOS 5.0, desde que as remotas sejam também Mikrotik.

    Aliás, eu noto uma tendência a compararem a qualidade de uma rede com Alvarion VL e Motorola Canopy, onde as remotas são todas também do fabricante e rodando o protocolo projetado, com uma rede com AP Mikrotik e remotas Xing-Ling-Qualquer-La-Garantia-Soy-Yo... essa é uma comparação incorreta.

    Ainda assim, uma rede com AP RouterOS 3.x/4.x e remotas Mikrotik com Nstreme ainda é inferior em performance a uma rede Alvarion VL ou Motorola Canopy, mas já chega num nível de qualidade e escalabilidade que pode fazer valer a diferença de custo compensar.

    Eu acho que o melhor custo-benefício hoje está nos sistemas da Ubiquiti que já tem um pacote de CPEs de boa qualidade com protocolo TDMA (AirMax no caso deles), mas seria bom se os distribuidores nacionais fizessem conjuntos APs (RB-800) e CPE (RB-7xx) com RouterOS 5.x, homologados Anatel, antena integrada no caso da CPE, para competir.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    No caso de links ponto-a-ponto, assim que o RouterOS começar a funcionar bem com cartões 802.11n, a diferença vai ser bem pequena. Quem tem tentado usar tem tido problemas exóticos, mas que devem ser corrigidos com novas versões. De novo há a questão de homologação, que está um pouco para trás.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Rubens, quando o N emplacar , a Motorola e Alvario vão correr atras de melhora-lo assim como fizeram com o A/B/G

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Rubens, quando o N emplacar , a Motorola e Alvario vão correr atras de melhora-lo assim como fizeram com o A/B/G
    As famílias de rádios "300" de P2P da Alvarion e Motorola já são resultado da tecnologia N... a questão é que Ubiquiti e Mikrotik estão vindo não só com N mas também com TDMA. Isso já vai lhes dar equivalência tecnológica com a Alvarion. Alvarion VL é chipset Atheros com o protocolo deles... não lembra a Ubiquiti ?

    A Motorola ainda tem vantagens tecnológica em PMP (Por causa do GPS) e em P2P por causa da tecnologia do Ortho, mas o benefício das soluções UB/MT ou já vai atingir a demanda (no caso de P2P) ou já vai ter um benefício com bom custo/benefício (não apenas custo baixo) para que não faça mais sentido ter algo melhor mas bem mais caro.

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Concordo com você, porém vai continuar a mesma distância.

    eu acho que a motorola daqui uns dias manda uma bomba lá na ubnt!
    aqui na região , nós temos um vendedor(P@Y) que trás mais ou menos uns 500 nanoM5 por semana.
    e rocket é o que mais tá rolando na região em termo de PTP . a tiaana é meia sonolenta por aqui.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    E galera o ubiquiti ta vendendo pra caramba,

    acho que mais pela facilidade de instalar doque pela qualidade superior.

    O mikrotik que o pessoal usa na torre tambem,

    por ter muita informaçao e opçoes pra mexer todo mundo usa

    mais 80% nao sabe pra que server as opçoes hehehe

    ja falei em outros post's a principal diferença de motorola e alvariom e o tecnico pra instalar

    se vc comprar certinho o pacote, vem o suporte junto, se compra no paragua pra ficar mais barato, perde o suporte que e o diferenciaal de verdade!!!

    e logico que a divisao de tempo do TDMA e bem melhor que do WIFI, mais pra ponto a ponto teoricamente nao teria diferença, so pra bagunçar a cabeça dos mikrotik e aps Xing-Ling, porque como a divisao de tempo e diferente a interferencia e bem maior que o normal!

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    e logico que a divisao de tempo do TDMA e bem melhor que do WIFI, mais pra ponto a ponto teoricamente nao teria diferença, so pra bagunçar a cabeça dos mikrotik e aps Xing-Ling, porque como a divisao de tempo e diferente a interferencia e bem maior que o normal!
    Faz diferença para P2P sim. Wi-Fi é TDD, ou seja, os dois lados tem que combinar em que hora eles vão falar... sem TDMA isso depende do ACK, e o ACK causa decréscimo de performance com aumento da distância. Para links longos(>=17 km), o TDMA dá maior performance e permite operação em 40 MHz.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Pessoal, referente ao nano M5,o TDMA é ativado quando habilitamos a função AIRMAX, correto ?

    Realizei comparativos em um link ponto a ponto com 2 M5, Airmax ligado e depois desligado... não vi mudanças significativas não, frente a latencia e throughput...

    Postem seus resultados....

    Outra coisa, o nLOS do Alvarion em 5,8 Ghz realmente funciona ?

    Em um link nLOS que esteja rodando com Alvarion, com mk teremos uma performance menor ou nem iremos conseguir conectar ?

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    bom rubens, vc pode operar a 40mhz usando wifi sem problemas, ate mais se o equipamento permitir, no tdma tambem tem o ack, pode ate ter outro nome mais ele ta la, o grande diferencial do tdma e a divisao de tempo entao se vc pensar um pouco em fisica vai ver que teoricamente(como eu disse antes) so teria diferença real no P2MP

    tiagoiw, cara nao era pra conectar sem visada no mikrotik, mais funciona mais isso faz muita informacao chegar truncada na base, o MIMO e pra resolver isso, teoricamente(hehe gosto desta palavra, mais na pratica custuma ser diferente mesmo, por isso tanto teoricamente) teria que resolver o problema e vc poder usar sem visada ou funcionar melhor com visada parcial porque apesar do sistema ser para funcionar sem visada as antenas que a gente usa sao pra funcionar com visada o TDMA tambem ajuda muito na performance neste ponto vc tendo melhor divisao de tempo e controlando os pacotes que chegam em tempos diferentes atraves do MIMO ou TDMA isso aumenta muito a performance e dificil explicar em um post so eu realmente nao tenho tempo pra explainar tudo que esta envolvido nisso mais pra ser bem simples nos precisamos de visada por causa da transmicao continua de pacotes, sem visada esta transmicao fica descontinuada com pacotes repetidos chegando em tempos diferentes, isso bagunça a cabeça do equipamento, o protocolo WIFI versao N tem o MIMO pra tratar isso, o TDMA tambem tem alguns recursos pra tratar isso, entao quando vc fala que o equipamento e TDMA ou WIFI N, vc esta dizendo nas entrelinhas que ele funciona sem visada mais e conplicado sair falando isso pra vender equipamentos WIFI, vc tem sempre que lembrar que WIFI e um protocolo de comunicacao, ele nao e feito pra funcionar como a gente usa, mais funciona!

    uma coisa que a gente tem que lembrar e que quando vc usa TDMA (airmax) vc deixa de usar WIFI N

    outra coisa que a gente tem que lembrar e que as bases nao cobrem muito espaço sem visada, com visada vc consegue 50 km, sem visada vc consegue 500m.

    bom nao ficou bem explicado mais infelizmente nao tenho tempo pra explicar realmente, teria que colocar alguns exemplos e bastante coisa a mais, desculpa ai, desculpa pelo tanto de virgula tambem e que eu sou viciado em virgula ehhehehe....

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Grande Ulisses!

    Obrigado pelas dicas !

    Na sua opnião, o mk com o nv2, será superior ao Airmax ou serão equivalentes ?

    Para um projeto de cidade digital, interligando varios prédios publicos, o que você sugere, frente a custo vs beneficio ?

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Cara nao testei a vercao RC1 na beta6 tinha uns problemas, mais acho que serao equivalentes, mais no mikrotik como sempre tendo muito mais opçoes de configuracao, isso atrapalha algumas pessoas que gostam de mexer de mais e ajuda quem faz testes com parametros comparativos!

    eu achei confuso o jeito de ativar, vc tem que ligar o nstreme depois escolher qual tipo de nv2 que vc vai usar em telas separadas!

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    cara tinha esquecido de falar sobre o projeto, ubiquiti tem um TCO menor por ser mais facil de instalar, muita gente usa o mikrotik so por causa das informaçoes que o mikrotik da a respeito dos clientes, o powerbridge M5 da ubiquiti tambem tem muitas informaçoes, vou comprar dois esta semana pra fazer testes, semana que vem vc me pergunta denovo que te falo melhor a respeito.

    eu nao calculei TCO mais o custo de equipamento o mikrotik e pouco mais caro, e geralmente os radios que se usa sao ubiquiti da mesma forma!

    se vc for usar por exemplo uma nano m5 sai uns 250, uma rb 433 com cartao mais antena parecida vai sair mais que 500 reais, mais se vc for usr 3 cartoes, sai uns 700 as tres nanos vai ser uns 750,

    a mikrotik tem uma rb com cartao integrado que nao vi vendendo aqui no brasil ainda, no paraguai custa 50 dolares, mais ainda tem que ter antena, e so tem um conector de antena a nano sao duas antenas!

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Ulisses, você já utilizou as antenas da C3

    :::: Computech :::: Loja On-line WWW.WAVELAN.COM.BR ::::

    São uma opção interessante, pois a antena tem compartimento interno
    para a rb.......

    Agora a questão é se a antena funciona bem...

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    nao usei ainda, ja tinha entrado no site, mais ainda nao usei a rb que te falei, so vi no site do meu fornecedor, eu lembro que o pessoal da microwave de bh vendia uma antena parecida com esta que tinha o lugar certinho pros leds da rb411, nao lembro a marca da antena, esta eu vi funcionando, mais era so de 12dbi!

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Citação Postado originalmente por tiagoiw Ver Post
    Pessoal, referente ao nano M5,o TDMA é ativado quando habilitamos a função AIRMAX, correto ?

    Realizei comparativos em um link ponto a ponto com 2 M5, Airmax ligado e depois desligado... não vi mudanças significativas não, frente a latencia e throughput...
    Para ponto-a-ponto, as possibilidades são sem Airmax com ACK configurado para 20% a mais da distância, ou o Airmax com NOACK. Só Airmax normal (sem NOACK) não vai ajudar.
    Entre o ACK sem Airmax e o Airmax com NOACK, em curta distância o ACK sem Airmax deve ter performance melhor. Em longa distância (>=17km) o Airmax/NOACK começa a ganhar, e ganha muito no caso de canais de 40 MHz.



    Citação Postado originalmente por tiagoiw Ver Post

    Outra coisa, o nLOS do Alvarion em 5,8 Ghz realmente funciona ?

    Em um link nLOS que esteja rodando com Alvarion, com mk teremos uma performance menor ou nem iremos conseguir conectar ?
    Se for Alvarion VL vai dar a mesma performance, ambos usam OFDM com o mesmo número de símbolos. Para mudar a performance de NLOS você precisaria de algo diferente. Talvez Aperto (PMP) ou Redline (P2P) desse uma diferença nesse cenário, mas o custo deles dificilmente vai se pagar.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Grande Ulisses, retomando este topico, você já testou o MK com NV2 ?
    Quem teve desempenho melhor ( banda ) ? NV2 ou AIRMAX ?

    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Bom tiago apessar de ja ter atualizados todas minhas torres, ainda nao testei o nv2, vou ficar te devendo esta, o grupo onde eu trabalho ta com alguns problemas e eu to afastado do provedor ja tem uns 60 dias, e ainda devo ficar mais uns 60 ate terminar tudo no distribuidor de informatica... mais to querendo testar isso melhor.

  19. #19

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Alguem ja testou em campo as duas tecnologias, preciso fazer um UP na minha rede e estou completamente indeciso... Sinceramente, acho muito pobre a tela do AirOS para visualiazar os clientes, com MK tenho varios parametros para identificar um cliente com prob, posso fazer filtro de sinal baixo, script pra ACK ou CCQ deficiente e por ae vai... Mas montando tudo em MK fico sei opção barata para clientes com distancias maiores, para os clientes mais perto posso usar SXT, para os distantes pensei no Groove com antena porem ele eh N 1x1 e eu perderia o 2x2...

  20. #20

    Padrão Re: Mikrotik Vs Alvarion Vs Motorola

    Nano Braw, (hehe desculpe a piadianha) minha rede tem de tudo um pouco, tenho nano rocker mikrotik os radinhos populares, e tals, eu tentei colocar os rocket e os nanos pra falar com os radinhos baratos mais nao fica legal, eu percebi que nao fica legal porque nao da pra mexer em configuraçoes que fariao o sistema funcionar bem, o mikrotik na configuracao padrao tambem nao funciona mais ai e so dar uma tunada que fica show, minha principal bira da ubnt e esta.... mais quando vc coloca mikrotik com mikrotik e ubnt com ubnt, fica tudo muito bom, no rocket com disp eu comsegui 40 mb de transferencia real, 40/10 no n 2x2 a 70km no microtik tambem, agora o que a tecnologia nova promete de melhorar a velocidade mesmo com interferencia e enganacao nos dois equipamentos, eu ainda nao testei a rocket com gps, talvez ela realmente cumpra o combinado, mais acho dificil, o mikrotik tambem tem como ligar o gps, mais nao sei se ele usa o relogio do gos pra sincronizar igual a rocket alguem sabe falar??? so pra lembrar o mikrotik g 1x1 eu ja conseguia 20 megas.... nada mais obvio que se vc dobrar os radios vc dobra a banda, agora estes 100 megas que o povo fala eu nao consegui nao, com nenhum dos dois, ate passa mais que 40 megas hora ou outra mais nao e o tempo todo.... os provedores grandes que eu conheço ja estao usando radio 8ghz pra linke maiores que 30 megas.