+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    Caros colegas deste respeitado fórum. Resolvi montar um servidor MIKROTIK pra gerenciar minha net a rádio. N tenho dificuldades para configurá-lo. Mas um problema me intriga: Mesmo eu substituindo as placas de rede, inclusive uma delas é uma 3Com, quando eu abro o winbox loader 2.2.14, clico nos famosos 3 pontinhos pra ver em qual placa me conecto e, curiosamente, aparece as minhas duas placas de rede com o mesmo mac. Rodei um dia todo a procura de uma resposta pra esse mistério e nada.. Sò para efeito de informação, eu consigo entrar e realizar todas as configurações no MK, mas depois de todo configurado, ele não funciona. N é pra menos, né... Me ajudem, por favor. Abrçs a tds.

  2. #2

    Padrão Re: Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    Essas duas placas de rede por acaso não fazem parte de uma mesma bridge?

  3. #3

    Padrão Re: Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    Eu nunca tinha ouvido falar isso antes, mas eu tentaria reinstalar o sistema e colocar uma placa por vez e conferir o IRQ utilizado por ambas.

    Só para informação:

    qual a versão vc instalou?
    qual o herdware que vc está usando ?
    tentou mudar de slot pci ?
    tentou tracar de placa de rede ?
    inverteu a ordem das placas nos slots ?
    tentou instalar tudo de novo ?
    tentou trocar de placa mãe ?
    tentou trocar HD ?

  4. #4

    Padrão Re: Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    Obrigado RockBell e IRON. BEm, uma placa recebe o link de internet e a outra é a saída para os clientes. Eu estou atualmente usando duas placas off board pois assim que eu istalei o programa MK(2.9.27) e executei o winBox 2.2.10, clicando em seguida nos três pontinhos para selecionar minha interface, lá estavam as duas, com o mesmo endereço físico. Já tentei colocar apena uma, deixar só a onboard, colocar apenas a 3Com, mudar de slots e nada.. Se eu coloco apenas uma placa, aparece o mac... Se e eu coloco outra placa, aparece o mesmo mac. Se eu coloco duas placas, aparece duas placas com mesmo mac. E detalhe: o mac que aparece não é de nenhuma das 3 placas do meu pc(duas off e uma on). Estou rodando no "ruindows" XP e ele acabou de ser instalado. Instalei os drivers da placa e em seguida passei a instalar o MK.... Detalhe: o winbox carrega o MK, consigo configurá-lo e tudo mais.. Mas sempre com as minhas 2 placas com esses mesmos macs de outro mundo.. Outro detalhe: eu conectei um pc na placa cliente, ele pegou o dhcp(gateway, dns, tudo direitinho) além do ip que amarrei ao mac dele. Só n consegui ainda que navegasse na Net. Eu acho que fico dando tiros no escuro e que só conseguirei deixar ele redondinho quando eu desvendar e solucionar este mistério. Como nosso amigo IRON disse.. só falta eu troca a placa mãe e o hd. Mas quem tiver uma solução alternativa( até pq eu estou em outra placa mãe agora), eu sou muito agradecido se compartilhar com a gente.. hehe Abrçs a tds.

  5. #5

    Padrão Re: Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    Obg

  6. #6

    Padrão Re: Problema estranho: no winbox, as minhas 2 placas de rede aparecem com o mesmo mac.

    PLANNET, quando vc entra no MK pelo winbox e clica em interface list, certamente aparecerá as duas, desta forma dando dois cliques em uma delas individualmente quais os MAC´s que aparecem ? também é o mesmo ? ou é só quando clica nos 3 pontinhos ?

    Como já falei anteriormente, nunca ví esse problema dessa forma não tenho uma receita pronta, o jeito é ir trocando mesmo.

    Baixa outro winbox e testa pra ver.

    Abç,