+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Ola pessoa do Under-Linux, estou pensando em mudar minha estrutura 2.4Ghz, hoje tenho uma rede com 150 clientes, mais da metade dessa clientela está em 5.8, o resto está claro em 2.4, ai está minha dor de cabeça clientes que já tinham esquipamento e migraram pra o nosso provedor pequeno mais modeto : ), hoje tenho na faixa de 35 clientes em 2.4 tudo em uma Omnidirecional de 15Dbi, essa Omni ja não aguenta mais quando os clientes logan simultanemente ping de 1, 2, e 3 segundos orrivel em certas horas, vamos ao que intereça quero colocar 6 Nanostation2 como ap bridge para esses clientes será que presta???? ??? essa dúvida é cruel pois não queria gastar com paineis e rb's ficaria um pouco caro??? agradeço a quem me ajudar...

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    não faça isso não alem de gerar um campo de interferencias não vai ficar bom ......
    coloque 3 paineis setoriais 120 graus 17 dbii com mini pci rh 52, engenius,de sua preferencia ,,,,
    rb 433 é o suficiente ........

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Só ganharia em economia por que em qualidade nem se compara.. também recomendo usar 3 paineis setoriais 120 graus com uma rb 433.. Uso aqui na torre, 4 de 90º 15dbi.. chega alcançar 6 km em alguns lugares. =)

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    qual foi a divisao de 360º para vc querer por 6 nanos? o.O

  5. #5

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Cada nano tem 60º de abertura então 6x6=36 ou 360º

  6. #6

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Citação Postado originalmente por antoniere Ver Post
    Ola pessoa do Under-Linux, estou pensando em mudar minha estrutura 2.4Ghz, hoje tenho uma rede com 150 clientes, mais da metade dessa clientela está em 5.8, o resto está claro em 2.4, ai está minha dor de cabeça clientes que já tinham esquipamento e migraram pra o nosso provedor pequeno mais modeto : ), hoje tenho na faixa de 35 clientes em 2.4 tudo em uma Omnidirecional de 15Dbi, essa Omni ja não aguenta mais quando os clientes logan simultanemente ping de 1, 2, e 3 segundos orrivel em certas horas, vamos ao que intereça quero colocar 6 Nanostation2 como ap bridge para esses clientes será que presta???? ??? essa dúvida é cruel pois não queria gastar com paineis e rb's ficaria um pouco caro??? agradeço a quem me ajudar...
    Você não disse qual a distância média dos seus clientes até a omni, e ném qual rádio está ligado nela, mas com 3 nano2 você já vai sentir muita diferênça na rede, eu diria que até pode resolver sua situação atual desses 35 clientes pois a carga seria divida em 3 sem contar o nível de interferência que seria bastante reduzido.
    A conta não está errada não, pode colocar só tres que tenho certeza que vc consegue colocar todos os clientes, digo isso pois tenho uma nano2 e atendo clientes num angulo superior a estes 60 graus com sinal ótimo desde que estejam numa distância inferior a 2Km da torre.

    Agora se pretende aumentar a quantidade de clientes em 2.4, eu faria como o pessoal aí de cima sugeriu, ou seja, painéis e RB sem dúvida.

    Abç,
    Última edição por iron; 01-10-2010 às 09:08. Razão: corrigir erro de digitação

  7. #7

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Citação Postado originalmente por antoniere Ver Post
    Ola pessoa do Under-Linux, estou pensando em mudar minha estrutura 2.4Ghz, hoje tenho uma rede com 150 clientes, mais da metade dessa clientela está em 5.8, o resto está claro em 2.4, ai está minha dor de cabeça clientes que já tinham esquipamento e migraram pra o nosso provedor pequeno mais modeto : ), hoje tenho na faixa de 35 clientes em 2.4 tudo em uma Omnidirecional de 15Dbi, essa Omni ja não aguenta mais quando os clientes logan simultanemente ping de 1, 2, e 3 segundos orrivel em certas horas, vamos ao que intereça quero colocar 6 Nanostation2 como ap bridge para esses clientes será que presta???? ??? essa dúvida é cruel pois não queria gastar com paineis e rb's ficaria um pouco caro??? agradeço a quem me ajudar...
    Você não disse que tipo de rádio está usando como AP na omni e nem a marca da omni. Às vezes, basta a mudança do rádio ou da antena pra melhorar pelo menos 50%.
    Por exemplo, se vc usa um AP comum, mudando para uma RB + R52H ou XR2, vai melhorar uma barbaridade. Se já usa RB com cartão EMP8602, basta mudar para o XR2, a diferença vai ser brutal. Isso se for uma omni de qualidade.
    Depois vc pode comprar mais um cartão R52H ou XR2 e colocar apenas um painél de 120° direcionado para onde tem mais clientes, deixando os outros na omni.
    Eu fiz todas essas mudanças que descrevi acima aos poucos, e toda vez a melhora era enorme. Agora tenho 2 setoriais de 120° e é suficiente, porque nesse POP não tenho ninguém navegando por trás, esses já pegam sinal de outra torre.

    P.S: não sou muito fã do Nano Station como AP, apesar de gostar muito dos equipamentos Ubiquiti. Prefiro Nano para PTP ou cliente. Mas sei que tem gente que usa e gosta.
    Última edição por katraka; 01-10-2010 às 13:47.

  8. #8

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Tem muita gente aqui que não sabe o que fala e acaba dando opiniões sem ter o conhecimento.
    Uma Ring (Anel) de nanos, é uma ótima solução. Tenho uma amigo (Dono de provedor), que tem 6 NS2 como AP, intercalados em Horizontal e Vertical, fazendo assim com que não haja muita interferência entre ambos.
    Todos que ja trabalharam com Ubnt, sabe da qualidade desses equipamentos, com o nano não é diferente e é um exelente custo/beneficio em relação a RB + cartão.

  9. #9

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Tem muita gente aqui que não sabe o que fala e acaba dando opiniões sem ter o conhecimento.
    Uma Ring (Anel) de nanos, é uma ótima solução. Tenho uma amigo (Dono de provedor), que tem 6 NS2 como AP, intercalados em Horizontal e Vertical, fazendo assim com que não haja muita interferência entre ambos.
    Todos que ja trabalharam com Ubnt, sabe da qualidade desses equipamentos, com o nano não é diferente e é um exelente custo/beneficio em relação a RB + cartão.
    Incrível como algumas pessoas ficam exaltadas e partem pra ofensa quando a gente dá uma opinião divergente da deles. Eu NÃO disse que o nano é ruim como AP, mas que PESSOALMENTE prefiro RB. Todas as vezes que usei Nano como AP achei que o resultado ficou aquém do esperado. Conheço a solução do ring de nanos, acredito que funcione bem, mas PRA MIM PARTICULARMENTE prefiro RB e sei que muita gente também. Adoro Ubiquiti, acho os produtos geniais, tenho vários Nano 2 e 5 em uso, assim como Bullet, Nano Bridge, Wifi Station e pretendo usar muito mais.
    Por favor respeite a opinião dos outros, só porque não coincide com a sua não quer dizer que seja falta de conhecimento.
    O que eu disse:
    "Não sou muito fã do Nano Station como AP, apesar de gostar muito dos equipamentos Ubiquiti. Prefiro Nano para PTP ou cliente. Mas sei que tem gente que usa e gosta."

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    sim claro hora nenhuma falei mal dos produtos da ubnt pois são exelentes .....
    mas para min isso de usar 6 nanos é fria ......
    prefiro usar setoriais com mini pci ......

    ADM de Redes wireless
    Configuração de Mikrotik,redes lan, e Enlaces de RF 900 mhz e 5.8 ghz etc
    manutençao em routebords,motherboards
    MSN: [email protected]
    Fone: (37)9986-2907

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    35 clientes? com uma omni da hyper + cartão xr2 com 100mw, atendenria eles tranquilamento com 300k cada..

    tenho uma omni (em uma cidadezinha que não tenho concorrente ou seja, frequencia limpa) com media de 50 users online, cada um com 256kbps e você pode medir qualquer hora do dia, ping de 1~4ms e o trafego medio do cartao fica em 1,5mbps.. chegando a 2,5 no horario de pico. :} qnd testo deslimitado no cliente chega a dar 3, 4 mbps. ou seja o maximo do cartao

  12. #12

    Padrão Re: DUVIDA NANOSTATION2 COMO AP BRIDGE???

    Tenho uma nono loco2 e gostaria de fazer a configuração da mesma, vou direcionar para a casa da minha filha, para receber tenho uma zirok, ja lique tenho que fazer para PTP, ja fiz de tudo para configurar e não consegui, socorro.