+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge com 2 cartões - Surra

    Pessoal, perdoem-me a ignorância, mas tenho uma RB433 com dois cartões ENGENIUS me dando dor de cabeça, já faz uma semana que tento receber o link em um cartão e passar para o outro em BRIDGE e não consigo, agradeceria se alguém me desse uma luz.

    Recebo normalmente no Cartão RX e transmito pelo TX, bridge perfeita, inclusive consigo conectar e pegar o IP que meu servidor (LINUX, que a interface RX conecta) define, porém não pinga nem navega...

    Agradeço a ajuda antecipadamente...

  2. #2

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Poste suas configs e topologia.

  3. #3

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Link ==> Servidor ==> Mikrotik com dois cartões em Bridge (somente WPA, não gerencia nada e funcionando perfeito) ==> Mikrotik com dois cartões em bridge, um RX, Station e outro TX AP Bridge (é onde estou tendo o problema, consigo conectar com o primeiro Mikrotik e retransmitir, porém os micros que conectam nele pegam IP mas não navegam)

    O segundo Mikrotik é uma repetidora somente, onde o pessoal nao enxerga o que está ligado direto no servidor, quero que ele passe o sinal, aparentemente está tudo funcionando, mas não navega...

  4. #4

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    para que os pcs naveguem vc tem que fazer um NAT... vai em IP >> Firewall >> NAT >> + >> colocando a classe de IP que as maquinas pegam ex. 192.168.2.0/24 escolhendo a interface de saída a que chega o sinal de internet na RB e em Action vc escolhe Masquerade... dae os pcs terão internet

  5. #5

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Caro joepoars, primeiramente como o grande Geeek falou vc poderia nos informar mais detalhes desta configuração sua.
    Exemplo: Logicamente o seu Servidor Linux ta fazendo o nat e distribuindo o DHCP (se vc usar DHCP).
    Agora do servidor Linux para frente não entendi muito bem mas vou tentar explicar da forma que entendi.

    Voce deve ir na opção Bridge criar uma Bridge. Va na segunda Opção: Ports.
    Adicione as interfaces que participaram da Bridge, é só clicar em + e selecionar a ether? que recebe o cabo de rede, logo depois adicionar os mini pci (wlan1 e wlan2).

    Vc está usando WDS ?????
    Última edição por ivangalves; 03-10-2010 às 18:47.

  6. #6

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Vamos lá, vou tentar explicar detalhado.

    Meu servidor está funcionando e servindo internet para os computadores sob o nome de "Ritinha" com WPA, quem conecta direto nele não tem problema algum, navega tranquilo.

    Minha repetidora
    Tenho uma RB433 com dois cartões onde quero conectar em "Ritinha" com um cartão e retransmitir como "TERRA" no outro sem que esse gerencie nada, somente retransmita.

    Cartão 1 (recebe)
    está em modo STATION e conectando a "Ritinha" sem problema.

    Cartão 2 (transmite)
    está em modo AP Bridge e transmitindo perfeito com o nome "Terra".

    Os dois cartões (wlan1 e wlan2) e uma interface ETH estão em uma bridge denominada "bridge1", as outras interfaces da 433 estão desativadas (tem mais duas ETH no caso)

    Quem conecta em "Terra" recebe o mesmo IP que receberia conectando diretamente em "Ritinha" sem problema (classe 192.168.10.0/24) porém não consegue PINGAR, passei informação errada anteriormente.

    Quero saber como posso fazer para retransmitir, qual configuração errei ou não coloquei, e não, não estou usando WDS mas se for preciso colocarei.

    Um detalhe que achei interessante é que o cartão que conecta a "Ritinha" tem tráfego TX mas o RX não sai do 0 (zero)

    Tentei postar algumas imagens, espero que funcione.




    http://img32.imageshack.us/img32/2989/imagem4tsl.th.jpg
    http://img291.imageshack.us/img291/9...agem3cz.th.jpg
    http://img3.imageshack.us/img3/8999/imagem2wt.th.jpg
    http://img638.imageshack.us/img638/1228/imagem5s.th.jpg

  7. #7

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Quero saber como posso fazer para retransmitir, qual configuração errei ou não coloquei, e não, não estou usando WDS mas se for preciso colocarei.

    Um detalhe que achei interessante é que o cartão que conecta a "Ritinha" tem tráfego TX mas o RX não sai do 0 (zero)
    O seu erro foi o WDS Amigo, use station wds, não esqueça da aba WDS a opção wds mode e wds default bridge.

    Outra dica é para vc usar 5.8 nestes enlaçes e usar o nstreme.
    Última edição por Geeek; 03-10-2010 às 22:28.

  8. #8

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Cara, não funcionou, nunca imaginei que fosse tão difícil configurar uma repetidora mikrotik com cartões independentes...

    Alguém tem mais sugestões de configurações por favor??

  9. #9

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Poste suas configs atuais:
    Código :
    interface wireless export
    Código :
    interface bridge export

  10. #10

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    esses cartões estão todos na bridge?

  11. #11

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Sim amigos, os dois na mesma bridge, um como STATION (RX) e outro como AP BRIDGE (TX), sendo que o Station conecta normalmente no outro MK e o Ap Bridge distribui o sinal normal tb, inclusive com os IPs, só que não navega.

    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Amigo... siga com atenção este tutorial, aplicando ao seu caso que dará certo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Repetidora_wireless_utilizando_WDS-Mikrotik.pdf  

  13. #13

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Citação Postado originalmente por joepoars Ver Post
    Sim amigos, os dois na mesma bridge, um como STATION (RX) e outro como AP BRIDGE (TX), sendo que o Station conecta normalmente no outro MK e o Ap Bridge distribui o sinal normal tb, inclusive com os IPs, só que não navega.

    Abraço.
    isso memo

  14. #14

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Esse tutorial ensina, porém meu gateway que é o primeiro MK tem que estar no modo BRIDGE, no caso ele está em modo AP BRIDGE porque tem clientes conectados, se alterar isso os clientes não acessam...

    Perdoem-me se falei besteira, mas pelos testes que fiz é isso.


    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Amigo... siga com atenção este tutorial, aplicando ao seu caso que dará certo.

  15. #15

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    Citação Postado originalmente por joepoars Ver Post
    Sim amigos, os dois na mesma bridge, um como STATION (RX) e outro como AP BRIDGE (TX), sendo que o Station conecta normalmente no outro MK e o Ap Bridge distribui o sinal normal tb, inclusive com os IPs, só que não navega.

    Abraço.
    Esse que está em Station vc poem em Station WDS.

  16. #16

    Padrão Re: Bridge com 2 cartões - Surra

    No ap bridge vc habilita o wds.