+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Olá Pessoal , eu estou com uma duvida, Eu tenho uma Omni de 15dbi Aquario e um Ap router Wr-254 e gostaria de saber se alguem ja fez isso. conectar dois Ap´s na mesma Omni ? utilizando

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ois-machos-_JM

    DIVISOR DE POTENCIA 2X1 - R$ 39.00 em MercadoLivre

    Duplicador RP-SMA (1 RP-SMA macho x 2 RP-SMA fêmea) *19 - R$ 30.00 em MercadoLivre

    Alguem Ja Fez isso ??

  2. #2

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Fala com o gilvan....ehehehehhe
    O T magico é pra isso..
    Eu não uso, nunca usei.. e não sei se funciona.. mas tem essa função!

  3. #3

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Que me lembre a regra 2 corpos não pode oculpar o mesmo espaço.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    So pra completar.. o divisor de potencia que vc mensionou, serve para o oposto... duas antenas 1 radio.. abs

  5. #5

    Cool Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Em telecomunicações profissional é necessária a redundância de sistemas, então usa-se vários sistemas TX/RX na mesma antena.
    Na Embratel usávamos esta tecnologia feita em guias de onda, com perdas minimas de inserção - 0,2 db .

    Nos links a seguir temos o exemplo de alguns componentes para uso com cabo coaxial.

    Ferrocom Isolators and Circulators

    Combiners
    Combiners are used to combine two or more transmitters so that a single feed and antenna can be used for the radiating the signals.
    Based on the frequency and frequency separation between the transmitters a choice of cavity or hybrid combining may be made.

    Combiners reduce the number of antennas and feeders at a small additional insertion loss.

    MODEL NUMBER FREQ. Ghz ISOLATION VSWR INS. LOSS OPERAT.TEMP (°C) DIMENSIONS (INCHES) POWER (WATTS) WT. (G)
    TYP MIN TYP MAX TYP MAX A B C PK AVG APPX
    20E49 1.70-2.70 23.0 20.0 1.15 1.22 0.20 0.25 -10 to +85 2.00 2.13 1.00 100 25 300
    20B29 2.00-3.00 23.0 20.0 1.15 1.25 0.30 0.40 0 to +50 1.63 1.63 0.75 100 25 225

    Radio Frequency Systems, Ferrocom Ferrite Division - ferrite products, microwave components, coaxial, isolators, and circulators

    Isso funciona bem; mas se encontra no Brasil?
    E o custo/beneficio?

  6. #6

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Amigo, se a dificuldade é a quantidade de clientes migre para Mikrotik, coloque uma RB com um card de qualidade e vai dobrar a quantidade de clientes que vc tem ai no seu AP... agora se optar por enfiar 2 aps em 1 omni, coisa que eu não aconselho a unica opção e o TM...

  7. #7

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Bom dia a todos,

    sempre pergunto: até quando provedores continuarão com essas gambiarras?

    Equipamentos duvidosos, serviços de péssima qualidade, pirataria e outas cositas más. Usar divisor de potência com antenas omnidirecionais não é nada profissional. Invista um pouco mais e ponha painéis. Caso não tenha condições não cometa esse absurdo. Deixe o mercado de provedor para quem tem condições e/ou para quem tem o mínimo de cuidado em oferecer algo decente.

    Divisor de potência nesse caso é o fim da picada.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia a todos,

    sempre pergunto: até quando provedores continuarão com essas gambiarras?

    Equipamentos duvidosos, serviços de péssima qualidade, pirataria e outas cositas más. Usar divisor de potência com antenas omnidirecionais não é nada profissional. Invista um pouco mais e ponha painéis. Caso não tenha condições não cometa esse absurdo. Deixe o mercado de provedor para quem tem condições e/ou para quem tem o mínimo de cuidado em oferecer algo decente.

    Divisor de potência nesse caso é o fim da picada.
    CONCORDO!

  9. #9

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Concordo com Marcelo.. genero, numero e grau!

  10. #10

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Ta caro a OMNI e?

    Eu heim... Em vez de simplificar quer piorar? Concordo com todo mundo... Mas discordo tambem, pow gente, vai que o cara que saber o que e ter dor de cabeça, ou que seja um pao duro, ou esteja liso... Ninguem sabe, ele tem direito de saber se da certo ou nao... Mas so tem uma forma, ele mesmo testar, porque eu nao acho que ninguem aqui vai ficar testando essas teorias de pluto...

    UAHUAHUAHUAHUHAHAUHAUHUA hoje acordei mal!!!!

    Na moral: se quiser eu te vendo minhas sentoriais da hyperlink (homologadas)... Motivo: Nao to usando mesmo, troquei para basestation!! Tenho tambem RB 433 cartoes... e etc... a gente faz um preço legal para voce...
    Última edição por MorpheusX; 07-10-2010 às 14:05.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    ola boa tarde amigo

    como o outro amigo ai disse esse divisor serve para fazer o contrario
    colocar 1>>Radio conectado a 2 paineis ou homini...

    Mas:

    No caso de varios que te criticaram e a nada te responderam...

    Serve sim amigo e vou te explicar:
    Volte comigo a 10 anos atraz e me diga oque os provedores wireless
    tinham para trabalhar ...tinham equipamentos bom mas eram muito caro..

    na epoca eu trabalhava em uma empresa e tomava conta de 800 clientes
    cada torre avia uma caixa de ferro com partilheiras com no minimo 8 a 10 APS

    usamos muito esses divisores...

    porque 1 ap suportava no maximo 40 clientes isso na minha rede.
    e para cada AP tinha uma homini...pq setorial naquela ecopa nem pensar

    com os divisores foram colocados 2 APS para cada homini
    isso redusindo a quantidade de homini ....e para cada homini conseguia conectar
    media de 80 usuarios ou mais porque avia 2 APS em cada homini com o divisor...

    Dizer que é gambiarra....é sim uma baita Gambiarra...
    mas tudo depende de TEMPO...DINHEIRO....e ....TRANQUILIDADE

    A 10 anos atraz com essa gambiarra economizei DINHEIRO....ganhei TEMPO e tive TRANQUILIDADE....

    Espero ter esclarecido sua duvida Independente do motivo ou razão da pergunta..

    Forte Abraço...

  12. #12

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Em telecomunicações profissional é necessária a redundância de sistemas, então usa-se vários sistemas TX/RX na mesma antena.
    Na Embratel usávamos esta tecnologia feita em guias de onda, com perdas minimas de inserção - 0,2 db .

    Nos links a seguir temos o exemplo de alguns componentes para uso com cabo coaxial.

    Ferrocom Isolators and Circulators

    Combiners
    Combiners are used to combine two or more transmitters so that a single feed and antenna can be used for the radiating the signals.
    Based on the frequency and frequency separation between the transmitters a choice of cavity or hybrid combining may be made.

    Combiners reduce the number of antennas and feeders at a small additional insertion loss.

    MODEL NUMBER FREQ. Ghz ISOLATION VSWR INS. LOSS OPERAT.TEMP (°C) DIMENSIONS (INCHES) POWER (WATTS) WT. (G)
    TYP MIN TYP MAX TYP MAX A B C PK AVG APPX
    20E49 1.70-2.70 23.0 20.0 1.15 1.22 0.20 0.25 -10 to +85 2.00 2.13 1.00 100 25 300
    20B29 2.00-3.00 23.0 20.0 1.15 1.25 0.30 0.40 0 to +50 1.63 1.63 0.75 100 25 225

    Radio Frequency Systems, Ferrocom Ferrite Division - ferrite products, microwave components, coaxial, isolators, and circulators

    Isso funciona bem; mas se encontra no Brasil?
    E o custo/beneficio?

    Observe que ao utilizar divisores de potência convencionais a perda por inserção é de no minimo 3.5 db em ambos sentidos TX-RX, afora todas as outras, como por exemplo a saturação da recepção pela interferência, batimentos e nível do sinal..

    "Não é apropriado para isto, causando desgaste ou danos ao equipamentos"


    Divisores/Combinadores tipo Wilkinson
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         j2065.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	14938
    Descrição:
    Os Divisores/Combinadores tipo Wilkinson são dispositivos passivos recíprocos, onde todas as portas são casadas, e as portas de saída isoladas entre si, podendo ser utilizados para dividir ou combinarem sinais de potência de RF em até 64 portas, sendo largamente utilizados em amplificadores balanceados, transmissores de potência e em redes de alimentação associadas às antenas.

    Aplicação:
    • Medição e monitoramento de rota de múltiplos sinais
    • Amostragem de sinal banda larga
    • Medidas simultâneas de duas características diferentes de um sinal
    • Distribuição de sinais para duas ou mais antenas
    • Sistemas de comunicação sem fio (wireless), desde 700 MHz, Celular 800 MHz, GSM 850, 900, 1800 & 1900 MHz, Banda-L, GPS, W-CDMA-3G, UMTS, TETRA, RFID, IEEE802.11b/g, ISM 2.45, Wi-Fi e WiMAX 2.3 GHz & 2.5 GHz.

    Neste link => Detalhes Construtivos e Explicações <= você pode entender melhor o dispositivo.

    Exemplo de Wilkinson com transformador de entrada
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wilkinsoninputT.gif
Visualizações:	377
Tamanho: 	2,6 KB
ID:      	14939
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  13. #13
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    amigo desculpe a pergunta mas qual seria a finalidade , quen sabe encontre soluçao pra oque pretenda de outras formas atemesmo mais em conta que 2 radios e uma ominni?

  14. #14

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por Loord Ver Post
    Olá Pessoal , eu estou com uma duvida, Eu tenho uma Omni de 15dbi Aquario e um Ap router Wr-254 e gostaria de saber se alguem ja fez isso. conectar dois Ap´s na mesma Omni ? utilizando

    Conector em T - rede wireless - uma fêmea para dois machos - R$ 20.00 em MercadoLivre

    DIVISOR DE POTENCIA 2X1 - R$ 39.00 em MercadoLivre

    Duplicador RP-SMA (1 RP-SMA macho x 2 RP-SMA fêmea) *19 - R$ 30.00 em MercadoLivre

    Alguem Ja Fez isso ??
    Parece que é algum crime dar uma resposta técnica a um questionamento direto; isso não é para ofender os Mestres dos Magos.

    Acredito que é de conhecimento geral que é: "mais simples fazer redundância com duas antenas do que com o T... " .

    Mas para a pergunta que o colega Loord fez, as respostas diretas que alguns colegas deram baseado em suas experiências foram:
    as gambiarras com o T Mágico, o divisor por 2, os circulators e a mais apropriada e profissional Divisores/Combinadores tipo Wilkinson .

    Acontece que Divisores/Combinadores tipo Wilkinson em caso de necessidade podem ser feitos com certa facilidade com 3 segmentos de λ/4 de cabo coaxial de 50 ohms e com um único resistor de 100 ohms que deve ser puramente resistivo na frequência em que será utilizado (reatância capacitiva ou indutiva 0).
    Também pode ser feito com circuito impresso.
    Depois de criar e ajustar o primeiro, é só fazer um modelo e copiar.
    É uma solução eficiente e barata para quem tem muitos casos iguais a resolver; já fiz isto a muitos anos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wilkinson_power_divider.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	14,0 KB
ID:      	15005
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         miniaturized_low-loss_Wilkinson_power_divider_utilizing_coupled_meander_lines.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	223,5 KB
ID:      	15006


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wilkinsoninputT.gif
Visualizações:	637
Tamanho: 	2,6 KB
ID:      	15004
    Para quem quiser tem pronto na JBM Instrumentos LTDA. - JBM Instrumentos - Soluções para Teste e Medio, Componentes e Acessórios para RF e Microondas nesta página Divisor/Combinador de Potência - Para dividir ou combinar sinais de RF - JBM Instrumentos - Soluções para Teste e Medio, Componentes e Acessórios para RF e Microondas !

  15. #15

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    So pra completar.. o divisor de potencia que vc mensionou, serve para o oposto... duas antenas 1 radio.. abs

    que eu saiba tambem é isso...

    se fizer o contrario imagino que podera danificar os radios !

    abraços!

  16. #16

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    danificar nao sei se chega a isso, pq estamos falando de potencias muito baixas, mas pode acontecer (provavelmente vai) de um radio ensurdecer o outro.

    dai a necessidade de filtros, que um mero divisor nao tem...

    isso ai com certeza vai acontecer...
    seria até melhor de tudo isso, compra uma omni qualquer ai, no minimo homologada...
    e pimba...
    esses rolos ai é complicado..
    imagino que jeito tem...
    mas evite dores de cabeça... coloca outra omni...

  17. #17

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Li todos os comentários aqui e achei muito interessantes. Sempre achei bonita a arte da especulação, é própria das mentes silentes. No entanto não consegui me furtar de fazer algumas observações:
    1. Um T Mágico não é um divisor de potência.
    2. Todos que colocaram sua opinião neste post, nunca usaram um T Mágico.
    3. Todos que já usaram um T Mágico não se pronunciaram. O segredo é a alma do negócio.
    4. Dizer que é melhor colocar duas omni e dois AP ao invés de colocar uma omini e dois AP mais T Mágico é uma criancice técnica.
    5. Quase todos que compraram o T Mágico compraram de novo.
    Vai por mim

  18. #18

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    O Sr. Jorge Aldo é vulgar nas suas expressões. O Moderador devia puxar a orelha deste rapaz. Um fórum deve primar pela elegância dos pensamentos. A linguagem desclassificada abriga sempre mentes mal preparada e funciona como um vírus contagioso cabe aos moderadores formatar o nível de qualidade do fórum.
    Última edição por osmano807; 13-10-2010 às 17:27.

  19. #19
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Duvida! Pode Usar Dois AP´s na mesma Omni ?

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    O Sr. Jorge Aldo é vulgar nas suas expressões. O Moderador devia puxar a orelha deste rapaz. Um fórum deve primar pela elegância dos pensamentos. A linguagem desclassificada abriga sempre mentes mal preparada e funciona como um vírus contagioso cabe aos moderadores formatar o nível de qualidade do fórum.
    Excrementos serve?
    É tanta coisa, nem sei mais em que acreditar...
    Tá complicado entender esse tal T-Mágico. Vou ter que comprar um e testar pra saber se funciona desse jeito...
    "T-Mágico: mais discutido que nome de bebê"
    Última edição por osmano807; 13-10-2010 às 17:32.