Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Mesh com openMesh

    Pessoal, boa tarde!
    A pouco postei um topico sobre um certo atendimento a um condominio, veja bem:
    resolvi montar uma rede mesh conforme um topico que li aqui no forum:
    https://under-linux.org/f173/peripec...litana-132928/
    Comprei entao 05 radios MP01 da openMesh e tbm 05 antenas omni de 10dbi para substituir as de 02 dbi padrao...
    como nao consegui uma resposta sobre o funcionamento da rede do amigo Medeiros dono do post acima citado resolvi testar tal radio, entao:
    será que consigo controlar os usarios destes radios atraves da minha RB750?
    sera que tenho a possibilidade de nao utilizar o Dashboard deles?
    Alguem mais já aventurou comprar estes radios e testa-los?
    Assim que os meus radios chegarem vou efetuar varios testes de bancada, se alguem quizer me ajudar estou a disposição, comprei pra tirar duvidas e experimentar...
    Penso na rede da seguinte forma:
    * 01radio na torre principal repassando internet e os demais radios vou colocar a uma distancia de 600mts um do outro em ruas diversas.
    Depois vou percorrer o trajeto com meu notebook pra ver o nivel de sinal e navegação inclusive dentro das casas...
    Posto o resultado aqui depois!
    Quem tiver ideias é só falar!

  2. #2

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Editado:

    Não tenho muita experiência em Mesh, mas seria interessante o amigo compartilhar conosco sua experiência.
    Última edição por Geeek; 06-10-2010 às 22:15.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    voce conseguiu estes rádios aqui no Brasil? Caso positivo, onde?

  4. #4

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Sim, consegui os radios aqui no brasil na dinamic wireless, (DINAMIC WIRELESS - Contato: 11 5668 8008) procura por Janaina.
    Os radios chegaram hoje (07/10) vou começar a bateria de testes.
    Depois postarei o resultado!

  5. #5

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Eu sabia que tinha visto em algum lugar no Brasil, mas não me lembrava onde.
    Estes radios na prática são os mesmos usados pela Meraki. Pelo menos no aspecto externo.
    Agora, o gostoso do mesh pelo que pude entender é usar com o Dashbord deles. Simplifica tudo.
    Valor foi convidativo?

  6. #6

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    sim, bem barato!
    Minha duvida agora é na utilização do Dashbord deles, tenho que aprender a gerenciar estes radios pelo mikrotik RB750 (criar hotspot e rede mesh)
    estou testando!
    postarei o resultado.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Olá, fiz rede mesh em meu condominio, usando access point TP-Link WA-501, possuo em alguns predios, só os que me interessaram coloquei para repetir o sinal, outros sem enable AP, bom para clientes com notebook, que tanto dentro dos apartamentos quanto se locomovendo pelo condominio tem sinal.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Citação Postado originalmente por wrmmnt Ver Post
    Olá, fiz rede mesh em meu condominio, usando access point TP-Link WA-501, possuo em alguns predios, só os que me interessaram coloquei para repetir o sinal, outros sem enable AP, bom para clientes com notebook, que tanto dentro dos apartamentos quanto se locomovendo pelo condominio tem sinal.
    O Tp-link WA-501 vem com opção para rede mesh no firmware? Eu instalei alguns poucos mas nunca notei que tivesse. Ou trocou o firmware?

  9. #9

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    ainda nao consegui configurar estes radinhos...
    o preço do mesmo é de:
    Radio: 179,00
    Capa para outdor: 55,00
    Antena de 10dbi: 45,00

    ok

  10. #10

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Citação Postado originalmente por mferreiraneto Ver Post
    ainda nao consegui configurar estes radinhos...
    o preço do mesmo é de:
    Radio: 179,00
    Capa para outdor: 55,00
    Antena de 10dbi: 45,00

    ok
    Você está selecionando o modo como Ad-hoc e não infraestrutura?
    Esta é uma das condições do protocolo mesh.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Então:
    Consegui colocalos para funcionar, tem um bom alcance...
    Conversa bem um com outro.
    Porém quando ligo o wireless do meu notebook eu detecto a rede e consigo logar nela perfeitamente...
    porém nao quero dessa forma, posso até detectar a rede, mas nao posso conectar nela sem autorização, tipo:
    quero liberar o acesso por mac+ip como faço com os nanos...
    Para liberar a internet em um radio tive que cadastrar o ip+mac dele, ai ele forneceu internet, mas todos que conectam nele navegam normalmente...
    Preciso barrar essa navegação no mikrotik.
    e esses radinho nao tem configuração propria tipo http://192.xxxxxx
    para termos acesso na configuração dele.

  12. #12

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    opa segunda-feira vou falar com essa janaina vou tbm compra para testa estou acompanhando vlw

  13. #13

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Olá pessoal!
    Hoje, Domingo as 14:00 coloquei o radinho na torre e fui fazer testes na rua, coloquei o notebook dentro do carro e com adaptador usb da compex (otimo adaptador usb capitura redes 5.8 e 2.4 com nivel de sinal dbm+%) consegui sinal a varias distancias inclusive no meio de muitas arvores...
    o sinal mais distante captado estava a 1.019,43 mts da torre com 42% do sinal (parte alta do bairro)
    consegui sinal dentro de uma boa cobertura.
    Agora vou colocar mais 01 radios em casa de cliente (está a 871,06 mt da torre e é um predio)
    espero cobrir com este os pontos de sinal fraco...
    posto o resultado depois!
    Fui...
    bom resto de domingo e boa semana!
    Marcelino Neto

  14. #14

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Para aqueles que se interessam por redes MESH, desenvolvi um firmware customizado para uso em diversas topologias (o firmware é bastante flexível para diversas aplicações/configurações). A Meraki qdo do seu lançamento "convidava" (banner qdo da conexão SSH ao equipamento) os usuarios a "hackea-lo". Desta forma iniciei modificações no firmware e hoje este firmware é 100% independente, sendo compativel tbem com hardware do projeto OpenMESH/ROBIN.

    A solução consiste em :

    - Firmware que pode ser gravado nas unidades Meraki & OpenMESH (esta alteração pode ser desfeita a qquer momento devolvendo o eqto ao seu funcionamento original);
    - Dashboard para controle dos equipamento. Este dashboard pode ser instalado num servidor na própria rede do cliente e pode ser contactado pelo "Dashboard Principal" em meu site (JOTATEC Dashboard - jDASH) com conta individual;
    - Hotspot para autenticação RADIUS;

    A implementação é completa incluindo a remoção da função NAT (qdo operando com um servidor Linux na saida) permitindo a controle total do trafego dos clientes MESH. Também esta operacional uma versão offline (rede MESH sem conectividade internet).


    Mais detalhes sobre esta implementação esta(rá) disponível em meu site : ..::.. jotatec.com.br - solues tcnicas ..::.. em breve (o tempo alocado no desenvolvimento não permitiu ainda maiores informações no site).

    Brevemente estarei fazendo o upload de documentos demonstrando as várias possibilidades de uso.

  15. #15

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    bom projeto, quero conhecer mais...
    interessei no firmware

  16. #16

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    mferreiraneto

    Dentre os objetivos do firmware :
    - Eliminar o problema de controle dos clientes (rede NATeada);
    - Configurar os equipamento de forma individual :
    * Posso desabilitar as interfaces wireless cliente e manter apenas a cabeada em um nó RP;
    * Propagar SSIDs diferentes na mesma rede (sim, eu uso VAPs com SSIDs diferentes), mas neste caso posso propagar 2 redes autenticadas por WEP/WPA/WPA2 (um determinado nó e apenas ele possui senha & SSID diferente);
    * No nó Gateway manter apenas a interface cabeada & MESH (1)
    (1) Este caso é interessante : num caso especifico (rede hospitalar/servidor de retransmissao/hw de coleta em centro cirurgico). No servidor de retransmissao (gw centro cirurgico/internet) teve suas interfaces wireless clientes desabilitadas. Era um caso de transmissao de video onde o acesso cliente trafegaria junto no sentido inverso (publicarei uma topologia em breve no meu site).
    * Topologia semelhante na conexão de PC/CFTV onde a interface cabeada esta habilitada e um acesso wifi autenticado WPA2 "diferente" para acesso ao monitoramento, separada do restante;
    * Idem para maquina backup "escondida" na rede wireless;

    São topologias que defino como hibridas (foi trabalhoso e ainda esta sendo ) para mante-las pelo dashboard (que neste caso é imprescendivel).

    Como não existe NAT na saida e cada nó cria uma subrede diferente, o roteamento é mantido pelo OLSR/RIPd. O nó MESH gateway, por sua vez, troca informações com o servidor Linux tbem executando RIPd. Assim é possivel instalar servidores na rede MESH e que são "alcançaveis" pelo servidor Linux ou pela internet via regras de DNAT.

    Percebe-se ai a flexibilidade de configurações (ainda debugando algumas coisas).

    A ausencia do NAT na saida do gateway MESH ("vejo" os IPs de cada cliente e os IPs nunca são duplicados em função de ser gerado pelo MAC - componente serial) permite implementar controle total direto no servidor de saida Linux (QoS, proxy, etc). Um dos objetivos era impedir o acesso anonimo (usando interface com o CP Coova/RADIUS).

    Podem parecer topologias bizarras, mas foram sendo idealizadas ao longo do tempo em função de problemas especificos.

    A idéia geral nunca foi suportar trafego dito "comum" (P2P, video online, etc) e sim dentre outras : isolamento de PC/CFTV, PC/NAS Backup, relogio ponto, camera IP, etc).

    Naturalmente a topologia seria avaliada antes para determinar maximo numero de hops, subredes isoladas por NAT/firewall, dentre outros. O tipo de trafego tbem pode determinar certos "tunnings" no kernel (compilo um kernel/imagem especifico em alguns casos).

    Para finalizar é bom lembrar que o trafego wireless nunca sera da mesma qualidade de uma fibra ótica ou cabo, mas sua flexibilidade é indiscutivel (leia sobre ZigBee em ZigBee - Wikipédia, a enciclopédia livre).

  17. #17

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Citação Postado originalmente por jotatec Ver Post
    mferreiraneto
    ...
    Como não existe NAT na saida e cada nó cria uma subrede diferente, o roteamento é mantido pelo OLSR/RIPd. O nó MESH gateway, por sua vez, troca informações com o servidor Linux tbem executando RIPd. Assim é possivel instalar servidores na rede MESH e que são "alcançaveis" pelo servidor Linux ou pela internet via regras de DNAT.
    Parece que voce conseguiu algo que só foi ventilado quando da apresentação da Rede Mesh da Gi-link, patrocinada pela Dinamic Wireless em janeiro/fevereiro do ano passado, que era a integração com outros sistemas.
    Na época esta falta de integração parece que não permitiu maior interesse na classe.

    Citação Postado originalmente por mferreiraneto Ver Post
    Olá pessoal!
    Hoje, Domingo as 14:00 coloquei o radinho na torre e fui fazer testes na rua, coloquei o notebook dentro do carro e com adaptador usb da compex (otimo adaptador usb capitura redes 5.8 e 2.4 com nivel de sinal dbm+%) consegui sinal a varias distancias inclusive no meio de muitas arvores...
    o sinal mais distante captado estava a 1.019,43 mts da torre com 42% do sinal (parte alta do bairro)
    consegui sinal dentro de uma boa cobertura.
    Agora vou colocar mais 01 radios em casa de cliente (está a 871,06 mt da torre e é um predio)
    espero cobrir com este os pontos de sinal fraco...
    posto o resultado depois!
    Fui...
    bom resto de domingo e boa semana!
    Marcelino Neto
    Marcelina, você só testou o sinal ou permaneceu algum tempo conectadoe navegando para ver se ficava estável, principalmente neste caso de muitas árvores?
    Se deu estabilidade, a coisa é bem valente.

  18. #18

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    entao:
    * em relação a estabilidade da conexão foi excente, naveguei bem... a uma velocidade de 300k mesmo no meio de muitas arvores...
    *Amigo JOTATEC aprecio seu firmware, e tenho interesse no mesmo, quanto custa o firmware? quando podemos negociar? como faço para testar o mesmo?
    aguardo!

  19. #19

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    Citação Postado originalmente por mferreiraneto Ver Post
    Pessoal, boa tarde!
    A pouco postei um topico sobre um certo atendimento a um condominio, veja bem:
    resolvi montar uma rede mesh conforme um topico que li aqui no forum:
    https://under-linux.org/f173/peripec...litana-132928/
    Comprei entao 05 radios MP01 da openMesh e tbm 05 antenas omni de 10dbi para substituir as de 02 dbi padrao...
    como nao consegui uma resposta sobre o funcionamento da rede do amigo Medeiros dono do post acima citado resolvi testar tal radio, entao:
    será que consigo controlar os usarios destes radios atraves da minha RB750?
    sera que tenho a possibilidade de nao utilizar o Dashboard deles?
    Alguem mais já aventurou comprar estes radios e testa-los?
    Assim que os meus radios chegarem vou efetuar varios testes de bancada, se alguem quizer me ajudar estou a disposição, comprei pra tirar duvidas e experimentar...
    Penso na rede da seguinte forma:
    * 01radio na torre principal repassando internet e os demais radios vou colocar a uma distancia de 600mts um do outro em ruas diversas.
    Depois vou percorrer o trajeto com meu notebook pra ver o nivel de sinal e navegação inclusive dentro das casas...
    Posto o resultado aqui depois!
    Quem tiver ideias é só falar!
    Bom muito bom...
    Meu nome é Gustavo é o meu trabalho são especificamente as redes MESH.
    Já fiz varias instalações na Espanha utilizando equipamentos da Meraki e posso dizer-te que são 100% tanto quanto ao rendimento como a qualidade. Lamentavelmente utilizando eles ficamos sempre "ligados" a eles e não podemos prever o futuro. Originalmente Meraki (uma empresa participada pos Google) tinha o firmware e dashboard open source mais agora não.
    Além disto só os equipamentos Outdoor e Mini tem homologação no Brasil. O mais potente e melhor para montar uma rede mesh importante é o MR58 que tem 3 radios e faz uma gestão da rede perfeita.
    A idéia de utilizar Open-Mesh é muito viável e econômica mais tem muitas limitações no dashboard. Como é open source quem quiser e tiver muito tempo e recursos para gastar poderá desenvolver uma solução própria.
    Varios equipamentos mono radio homologados no Brasil são compatíveis com Open Mesh principalmente da Ubiquiti.
    O importante ao montar uma rede mesh é entender muito bem o conceito e fazer muito bem os cálculos de cobertura para o mesh não "quebrar". Não ha que pensar em economizar material para obter bons resultados.
    Aqui estou para mais esclarecimentos.
    Abraços a todos

  20. #20

    Padrão Re: Rede Mesh com openMesh

    então:
    desisti de usar tais radios, conforme dito é uma opção boa e barata, a principio gostei muito... mas depois conforme foi dito o dashboad nao me atendeu.
    Coloquei mais de 10 radios em um condominio, a rede ficou otima, o desempenho foi fantastico... mas nao me proporcionou nenhum tipo de seguança!
    entao optei por usar picostation m2 e nanostation m2, criei uma rede wireless somente com ubiquiti...
    Rede mesh com open mesh, miraki e outros só se tiver um bom dashboard...