+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Estou com um problema na minha rede.
    Uso Hotspot com autenticação por radius (MK-Auth). De uns três dias pra cá começou a dar conflito de IP na rede e alguns clientes não conseguem se conectar. Olhando no Lease do DHCP, vejo que a MAC dos clientes que não conseguem se conectar ficam usando vários IP´s, ou seja: vão passando toda minha range e, consequentemente esses IP´s não ficam mais disponível na rede. Depois desses três dias de problemas e pesquisando aqui no forum, chequei a um provável problema. Minha range é 10.5.48.1/22 (10.5.48.1 - 10.5.51.254). Só que tem uma MAC que aparece no Hosts do Hotspot, coluna Address, com o IP do Gateway (10.5.48.1). Penso que pode estar aí meu problema. Daí estou tentando bloquear essa MAC de acessar minha rede e não estou conseguindo. Se alguém tiver alguma solução, agradeço, inclusive se for o caso, até de reembolsar pelo trabalho.

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Ja tive um problema cimilar em um provedor, a placa de rede com defeito matava de fome o dhcp server e ngm mais conseguia pegar ip, rede cabeada quando da dor de cabeça é duro amigão.
    Pode não ser o seu caso mais talvez te de uma luz.

  3. #3

    Padrão Re: Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Citação Postado originalmente por jorgeprg Ver Post
    Estou com um problema na minha rede.
    Uso Hotspot com autenticação por radius (MK-Auth). De uns três dias pra cá começou a dar conflito de IP na rede e alguns clientes não conseguem se conectar. Olhando no Lease do DHCP, vejo que a MAC dos clientes que não conseguem se conectar ficam usando vários IP´s, ou seja: vão passando toda minha range e, consequentemente esses IP´s não ficam mais disponível na rede. Depois desses três dias de problemas e pesquisando aqui no forum, chequei a um provável problema. Minha range é 10.5.48.1/22 (10.5.48.1 - 10.5.51.254). Só que tem uma MAC que aparece no Hosts do Hotspot, coluna Address, com o IP do Gateway (10.5.48.1). Penso que pode estar aí meu problema. Daí estou tentando bloquear essa MAC de acessar minha rede e não estou conseguindo. Se alguém tiver alguma solução, agradeço, inclusive se for o caso, até de reembolsar pelo trabalho.
    O seu pool está configurado assim como você colocou, (10.5.48.1 - 10.5.51.254)??? se estiver muda para ((10.5.48.2 - 10.5.51.254)) você não pode começar o pool com o seu gateway é claro que alguém vai ficar pegando este ip e ira dar conflito em toda rede.

  4. #4

    Padrão Re: Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Citação Postado originalmente por jorgeprg Ver Post
    Minha range é 10.5.48.1/22 (10.5.48.1 - 10.5.51.254)...IP do Gateway (10.5.48.1). Penso que pode estar aí meu problema. Daí estou tentando bloquear essa MAC de acessar minha rede e não estou conseguindo. Se alguém tiver alguma solução, agradeço, inclusive se for o caso, até de reembolsar pelo trabalho.
    Como o amigo acima disse o seu GW nao pode estar no pool amigo!
    E se nao resolver, tenta trocar a faixa de ips.

  5. #5

    Padrão Re: Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Caros colegas...
    De fato meu Pool estava setado errado começando com .48.1. No entanto meu problema, depois de uma semana quebrando a cabeça, descobri. Era um AP de um cliente que deu um raio e queimou ele parcialmente. Daí ficou 2 portas em loop. Só descobri porque ele ligou pra ir verificar sua conexão, pois mandado arrumar o computador devido um raio. Chegando lá o técnico percebeu que, ale´m da porta que saia o cabo de rede, tinha mais uma com o LED aceso.
    Durante uma semana parecia até que alguém tava clonando MAC dos clientes ou coisa parecida. Tudo quanto era IP que eu setava nas conexões de rede dava "Conflito de IP" e não conectava. Daí esses clientes que não conseguiam conectar. Somente os AP configurados como "Cliente" conseguiam um IP na rede pra se conectar. Incrível como ficamos vulneráveis à um problema desses. Não vou fechar o tópico no momento pra gente discutir a respeito. Vou pesquisar como fazer pra bloquear esse tipo de problema, tendo em vista que minhas POP são todas mikrotik e todas estão com as bridges em protocolo RSTP, que segundo uns colegas daqui do forum devia evitar o loop na rede.
    Última edição por jorgeprg; 10-10-2010 às 20:29.

  6. #6

    Padrão Re: Bloquear IP ou MAC com IP igual ao gateway

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Ja tive um problema cimilar em um provedor, a placa de rede com defeito matava de fome o dhcp server e ngm mais conseguia pegar ip, rede cabeada quando da dor de cabeça é duro amigão.
    Pode não ser o seu caso mais talvez te de uma luz.
    Foi como disse amigo, da uma procurando em DHCP Starvation.