+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Boa noite, pessoal, é o seguinte, ve se alguém consegue me ajudar.

    trabalhamos aqui com o mikrotik 4.11.

    Ta acontecendo o seguinte,

    O sistema funciona normalmente durante muito tempo, coisa de até meses.

    derrepente para a navegação, o servidor não trava, trava simplesmente a navegação.

    verifiquei todas as regras do firewall. e estão todas ok.
    quando vou verificar o dns em /ip dsn, simplesmente não mostra nada,
    em static fica tudo branco. em setings tambem tudo em branco. em cache, tudo branco também.

    dai eu re-inicio o mikrotik sem fazer alteração nenhuma e tudo vouta a funcionar normalmente.

    antes do primeiro erro, o mikrotik era servidor de dns também, quando aconteceu o erro pela primeira vez, tirei o servidor dns do mirkrotik e passei a entregar os dns da operadora direto para os clientes, assim, o mikrotik não resouveria mais os dns.

    depois de algum tempo, aconteceu novamente a mesma coisa, travou e era o dns.

    agora realmente não sei o que fazer. alguém tenta me ajudar ai, por favor, ta pedreira aqui na empresa, a cobrança ta sinistra em sima de mim.

    Valeu galera.

  2. #2

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Olá! Isso aconteceu comigo uma vez na verção 4.11, reiniciei como você, e voltou ao normal, e nunca mais aconteceu nada, o ideal para você ai era um cache de dns, com as requisições sendo repassadas de seu MK para o cache por um dstnat, dessa forma você colocaria sempre o dns de seus clientes o mesmo que o gateway, não usaria o cache de dns de seu MK, (já que ao que parece você não confia mais nele).

    Essa é uma sugestão, mas se usa um MK-PC para gerenciar sua rede, que tal trocar o hardware para testar...ao menos a placa mãe...

  3. #3

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    o que seria um hadware ideal para um servidor mikrotik ?

    Aqui usamos uma placa mae asus com um am2 2 gb memoria e hd de 500.

    hotspot, mais a autenticação e em um servidor paralelo via radius.

    o servidor é somente getaway,

    Abraço meu amigo e muito obrigado pela atenção.

    .

  4. #4

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Esse hardware que você tem é mais que suficiente, pois o MK quase não consome recursos de hardware, mas, as vezes nos deparamos com coisas que dizemos assim:

    Só acontece comigo...Não estou afirmando que a placa mãe pode estar com defeito, é uma possibilidade compreendeu ?

  5. #5

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    ja passei por isso tbm. mudei pra 3.30 e depois upei pra 4.11 denovo e parou.

  6. #6

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Roberto, eu posso no caso instalar o bind e configurar e fazer uma dstnat que funcionaria normal ? ainda não testei nessa possibilidade.

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá! Isso aconteceu comigo uma vez na verção 4.11, reiniciei como você, e voltou ao normal, e nunca mais aconteceu nada, o ideal para você ai era um cache de dns, com as requisições sendo repassadas de seu MK para o cache por um dstnat, dessa forma você colocaria sempre o dns de seus clientes o mesmo que o gateway, não usaria o cache de dns de seu MK, (já que ao que parece você não confia mais nele).

    Essa é uma sugestão, mas se usa um MK-PC para gerenciar sua rede, que tal trocar o hardware para testar...ao menos a placa mãe...

  7. #7

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Olá! Sim brother, pode, já utilizei aqui quando não tinha ip válido para o dns, funciona perfeitamente e repassa tudo da porta 53 para o bind. Nem preciso dizer que é no firewall/nat não é? rss

    Dai você ainda pode fazer uma marcacão dos pacotes e dar uma prioridade maior ao DNS sacou ?

    Abracão e estou de volta...

  8. #8

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    vlww roberto, eu vo testa no fim de semana. Meu provedor ta meio abandonado pois consegui um trabalho externo. Mais vo ta testado o bind la.

    Que bom que volto ! Todos nós sentimos sua falta

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá! Sim brother, pode, já utilizei aqui quando não tinha ip válido para o dns, funciona perfeitamente e repassa tudo da porta 53 para o bind. Nem preciso dizer que é no firewall/nat não é? rss

    Dai você ainda pode fazer uma marcacão dos pacotes e dar uma prioridade maior ao DNS sacou ?

    Abracão e estou de volta...

  9. #9

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Olá amigos, aproveitando o tópico, o meu mk ( versão 4.11) esta com o mesmo problema, porem aki trava a cada 5 dias, as configs do dns some, só reiniciar a maquina que volta ao normal, e quando vai via terninal e dá um print no dns aparece uma mensagem para contatar a mk, foi o que eu fiz, descrevi o erro para eles e mandei o arquivo de suporte, me responderam que não conseguiram replicar o erro em laboratório
    um detalhe é que já foi trocado todo o a maquina 3 vezes, e hoje tem um I5 rodando com o multi-processador desativado e mesmo assim continua travando.

    já não sei o que fazer, os amigos teriam alguma ideia?

    t+

  10. #10

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Amigo faz que nem eu fiz aki ... coloque o seu DHCP pra atribuir alguns dns publicos. NUnca mais tive problemas com DNS ... atualmente estou usando o do Google e Gyga DNS.

  11. #11

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Amigo faz que nem eu fiz aki ... coloque o seu DHCP pra atribuir alguns dns publicos. NUnca mais tive problemas com DNS ... atualmente estou usando o do Google e Gyga DNS.
    amigo valeu pela ajuda, porem aki não uso DHCP, e uso Hotspot, alem dos dns te todos os clientes estão apontando para o gateway e redes /30


    valeu t+

  12. #12

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    amigo valeu pela ajuda, porem aki não uso DHCP, e uso Hotspot, alem dos dns te todos os clientes estão apontando para o gateway e redes /30


    valeu t+
    como vc usa hotspot sem dhcp???

  13. #13

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    como vc usa hotspot sem dhcp???
    coloco ip fixo no cliente com /30, e desativo o dhcp do hotspot

  14. #14

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    coloco ip fixo no cliente com /30, e desativo o dhcp do hotspot
    sim entendi

  15. #15

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Boa tarde
    Amigos sei que o topico é antigo..... mas alguem conseguiu a solução desse problema?

    De já grato

  16. #16

    Padrão Re: Dns do mikrotik trava do nada e para a navegação de todos os clientes

    Minha solução foi colocar versão 3.30 no mk que apresentou problema, resolveu, e agora tenho rb1100 rodando no local, e em outro local que estava com problema esta um dell T810, também sem problemas