+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    Pessoal,

    Tenho um amigo que tem um adsl compartilhado e uns 50 clientes, então resolvi entrar em sociedade com ele no seguinte cenário:

    cidade com 9mil habitantes
    cerca de 15 "provedores" com adsl sem licença
    cerca de 300 usuários
    todos trabalhando em 2.4ghz com omni e alguns até tem rbs

    minha idéia:

    link inicial de 512k + adsl 8mb no cache
    licenciamento
    para trazer estes clientes, iniciar em 2.4ghz da forma mais simples possível e já ir preparando uma boa estrutura em 5.8ghz

    pensei em colocar uns 3 pontos com rb433 + r52h + omni 15dbi em cada e um pc com mikrotik routeros para gerenciamento (usar hotspot ou pppoe)

    atender cerca de 150 usuários

    e futuramente:

    estrutura com ubiquiti rocket m5 + airmax basestation e nano m5 nos clientes


    Alguém teria uma sugestão mais adequada?

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    pelo meu ponto de vista jah qye vai começar do 0 ja inicia em 5.8 por que c paramos para ver o preço dos equipamento praticamente c iguais

    abraço

  3. #3

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    sim, mas o fato é que na cidade tem mais de 300 usuarios com seus kits 2.4 já instalados, entao queria investir pouco no 2.4 apenas para atender uma parte deles.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    Concordo com o Pupa, seria interessante iniciar em 5.8, já que tem tantos provedores, mas acredito que já tenha 50 clientes em 2.4, ai teria que mudar o cenário ou trabalhar em paralelo.

    Sua maneira de pensar está boa.... mas é desnecessário ter um PC em cada pop.

  5. #5
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    O pc será apenas no ponto principal, sim, vou manter em paralelo.

    quanto a rede 5.8, o que seria mais interessante em cada torre: 4 rocket M5 com as setoriais ou usar uma routerstation + cartões + setoriais?


    ou como a cidade é pequena usar apenas os rocket m5?

  6. #6

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    serial legal tambem nao usar omni, prefira antenas setorial, com menos area coberta tambem tem menos interferencia !!!

  7. #7

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    Os novo cliente pode usar uma omni 5,8 para enviar o sinal e nos cliente usar linha airmax da ubiquiti, quando tiver uma boa quantidade de cliente na omni troca por painel da ubiquiti. Assim nao precisa investir muito no começo. Em 2.4 poderia usar antena omni da Plunton na horizontal foge um pouca das interferência Antenas Pluton - PTX16-24C | ANTENA SETORIAL.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    Pessoal
    estou pensando em ser provedor internet via radio, mas sou iniciante, por isso gostaria como começar nesse empreendimento, estou na região metropolitana de Porto Alegre/Rs.
    grat

  9. #9

    Padrão Re: Provedor - projeto inicial 2.4ghz

    sobre o licenciamento, inicialmente pretendo fazer a parceria da r2internet, alguém aqui do fórum trabalha com eles? o que me dizem?

    grato,

    rafael.