+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Bom amigos do Under-Linux este e meu primeiro tópico aqui e conto com a ajuda de todos.
    Trabalho em um provedor o qual possui duas redes distintas, uma funcionando com link dedicado tudo redondinho, e outra a qual usa ADSL, mas neste mês passaremos tudo para o dedicado.
    Acontece que nessa rede ADSL funciona com 4 ranger de IP diferente sendo:

    1° manual - 10.0.0.x - DNS 10.0.0.1
    2° manual - 172.17.4.x - DNS 172.17.4.1
    3° manual - 172.17.5.x - DNS 172.17.5.1
    4° DHCP - 172.16.221.x - DNS 172.16.221.1


    Estou tentando reunir tudo isso ai em um servidor mikrotik, este vai ter IP valido e gostaria da ajuda dos amigos, de como colocar todas essas ranger´s correndo em uma msm ether. Vamos migrar todo mundo depois para um novo servidor, este tem PPPoe e Hotspot.
    Obrigado Galera

  2. #2

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Citação Postado originalmente por Romeu007 Ver Post
    Bom amigos do Under-Linux este e meu primeiro tópico aqui e conto com a ajuda de todos.
    Trabalho em um provedor o qual possui duas redes distintas, uma funcionando com link dedicado tudo redondinho, e outra a qual usa ADSL, mas neste mês passaremos tudo para o dedicado.
    Acontece que nessa rede ADSL funciona com 4 ranger de IP diferente sendo:

    1° manual - 10.0.0.x - DNS 10.0.0.1
    2° manual - 172.17.4.x - DNS 172.17.4.1
    3° manual - 172.17.5.x - DNS 172.17.5.1
    4° DHCP - 172.16.221.x - DNS 172.16.221.1


    Estou tentando reunir tudo isso ai em um servidor mikrotik, este vai ter IP valido e gostaria da ajuda dos amigos, de como colocar todas essas ranger´s correndo em uma msm ether. Vamos migrar todo mundo depois para um novo servidor, este tem PPPoe e Hotspot.
    Obrigado Galera
    expica melhor ai oque vc quer fazer.

  3. #3

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Precisso que este servidor mk, entre o link dedicado, e faça nat para aquelas ranger, sem alterar nada pra poder navegar, sem mudar ranger, dns, gateway de cada uma, e tudo isso em uma mesma ether amigo.
    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Isso é "ranger" (equipamento) ou "range" (pool de endereçamento)????

  5. #5

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    só por os endereços fixos na ether dos clientes e configurar o dhcp no dhcp setup.
    no dns tu clica em setup, configura o dns e seleciona allow-remote-requests=yes

  6. #6

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Mas se for varios pools, como sera varios dhcp server numa só intrface sem tratamento? se tem como? Tem, claro, Vlan, pptp etc, mas temos que entender melhor o cenario.

  7. #7

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    No seu caso vc vai ter que fazer 1 DHCP para kda range de ip e amarar o MAC e o IP no dhcp.

  8. #8

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    1° manual - 10.0.0.x - DNS 10.0.0.1
    2° manual - 172.17.4.x - DNS 172.17.4.1
    3° manual - 172.17.5.x - DNS 172.17.5.1
    4° DHCP - 172.16.221.x - DNS 172.16.221.1
    pelo que entendi são 3 manuais e um dhcp

  9. #9

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Isto mesmo amigo Everton 3 manuais e uma em DHCP, isso em uma mesma ether, oque esta sendo o problema agora e questão do dns e do gtw que são diferentes em cada range.
    Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Isso é "ranger" (equipamento) ou "range" (pool de endereçamento)????
    pool de endereçamento

  11. #11

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    só pra tirar uma dúvida. essa interface que tu quer colocar os endereços é a dos clientes e o link chega por outra né? se é isso faz o que eu disse no post anterior.

  12. #12

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    boa tarde Galera ... bom aki uso 4 faixas de ip no mikrotik e nao da problema vc vai ter q fazer o nat certinho configurar ip para a eth do link na outra eth vc vai por os ips q vc precisa sempre iniciando em 1, ou seja, 192.168.10.1 pois na hora q vc configura no mikrotil vc configura em ip e sempre o ip de gate depois vc faz as rotas para o ip do link para setar o gate do link e pronto nao tem segredo mas como seu dns e diferente para cada range de ip ai complica o certo seria vc ter seu proprio servidor dns dai vc colocaria o msm dns para todos na rede

  13. #13

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Bem no meu caso que uso linux e facil basta criar redes virtuais
    tipo isso

    ifconfig ethx:1 10.3.1.1
    ifconfig ethx:2 192.168.0.1
    ifconfig ethx:2 14.18.25.1

    No MK procura algo relacionado a endereçamento desculpa não poder ajudar mais mais esto sem mk pra fazer o teste

  14. #14

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    caro Romeu007 se estas tendo problemas ainda de como inserir esses ips no mikrotik add meu msn q respondo as suas duvidas pode ficar tranquilo nao cobro nada nao custa ajudar dai depois vc posta o vc fez meu msn e [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: Varias ranger´s de IP em uma mesma ether

    Citação Postado originalmente por vandodesk Ver Post
    caro Romeu007 se estas tendo problemas ainda de como inserir esses ips no mikrotik add meu msn q respondo as suas duvidas pode ficar tranquilo nao cobro nada nao custa ajudar dai depois vc posta o vc fez meu msn e [email protected]

    Explica pragente ai como faz isso pois certamente tem mais gente querendo saber