+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache ou Link sobrando?

    Bom amigos o forum esta muito rico . em informaçao. e receita de bolo


    bomo disse bolo. gostaria que com esse topico. pessoas que concordao e defendão o cache, e pessoas que acham assim como eu que as vezes nao e tudo, e que o ideal e banda sobrando.

    eu gostaria que todos analiza-sem corretamente as ferramentas,uso,aplicaçao, e nao resumir tudo em uma unica e solitaria alternativa . que esta comun
    obrigado a todos
    Última edição por alexebrom; 17-10-2010 às 19:22.

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Cache não tem nada a ver com cache full, então editei o título.
    Bem, o ideal é os 2.
    Um cache na frente, para mandar o que é duplicado na rede, e link sobrando, para não atolar o proxy.
    Acho que é isso...

  3. #3

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    O Titolo e a a verdade do cache, e nao a verdade do cache full ehehehehee

    vc nao entendeu..

    nao estou questionando. cache full estou questionando o cache em sim que tem objetivo de armazenagem apra uso posteriror e enconomizar banda. blzz
    Última edição por alexebrom; 17-10-2010 às 19:37.

  4. #4
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Cache é armazenar para uso posterior, simplificando.
    Cache Full é o ato de liberar os pacotes do cache numa velocidade maior que a do cliente (imagine como um burst perpetuo sobre os pacotes do cache).
    (corrijam se estiver errado)

  5. #5

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    mas gostei da resposta e vamos continuar

  6. #6

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    esta claro . a diferença. agora
    tanto eu deixo cache para uso posteriors . para que eu faço issooooooooooo

    pra economizar banda nao e ?

    e tanto eu deixo o cache full para levar os pacotes aos clientes em ful , eu tenho banda de sobra ??

  7. #7

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Opa !

    Cache otimiza a rede, se utilizado na maioria das vezes, mas não faz milagres.
    Cada coisa, é uma coisa.

    O ideal é sempre banda sobrando.

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    sem duvidas alem de um bom cache, tambem ter banda sobrando. Imagina ai um bom cache sem banda sobrando, os tempos de requisição iriam la pra cima....

  9. #9

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    O cache full também não dá pra implantar em qualquer lugar. Depende do modo com seus clientes navegam, se acessam muito conteúdo do cache, se tem muito cliente simultaneo por cartão, etc.

    Imagina um vídeo bombando no youtube, as 20h (Que me parece que é quando tem mais movimento nele), uma duzia de clientes fazendo downlods (fora do cache) e uma duzia visualizando o mesmo vídeo do cache. A banda pra esse pessoal do download (Ou de um voip, chat, etc) vai ficar péssima enquanto as conexões com o cache consomem boa parte da banda (E o pior: Processamento) do cartão. Mas acho que o pior é conexão ruim (CCQ, Ack, sinal baixo) consumindo processamento do cartão, se estiver limitado a 200 ou 300KbpS é uma coisa, mas hora que o cartão quiser passar dados a 8 ou 9MbpS a qualidade da conexão para os outros irá piorar bastante.

    Em resumo acho que o pessoal das Omni não pode usar cache full. O resto "vareia" conforme os detalhes.

  10. #10

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Cache é uma ferramenta maravilhora para melhorar a sua rede, mas ja o cache full pode e é um veneno se não for bem usado, tive um caso em minha rede onde iria limitar a banda do cahe de video em 1M e sem querer deixei em 10 M e todos os dias clientes reclamavam que ficava ruim a noite(quando tem mais clientes conectados) olhei as queues do cache full e tavam la em cima. quando arrumei isso acabaram-se os problemas.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    sem cache fica dificil trabalhar ,ainda mas que os links dedicados as operadoras vendem 1 mega a preço de ouro
    ja tenho preços aqui em são paulo que uma operadora muito famosa cobra r$ 1 000,00 por 1 mega dedicado e um absurdo .

  12. #12
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Link sobrando é mundo ideal, em paralelo a isso, o cache vai te ajudar como uma "cx.dagua" arquivando objetos que são de uso comum na sua rede.
    Uma coisa que ajuda muito, que o Mikrotik faz transparente é o cache do DNS. A grande confusão feita é o conceito de Cache de arquivo, e cache de arquivo indo ao cliente sem controle de velocidade ou com um controle autonomo chamado "CACHE FULL".
    Devido a realidade dos provedores é terem links sempre apertados devido ao custo alto. Temos que ser "inventivos" usando CACHE MK, SUPERCACHE, THUNDER-CACHE, LUSCA, SQUID ...

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    vamos começar la revolution por um link mas barato vamonos hermanos link de internet dedicado a r$ 200,00 o mega .

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    A idéia não é nem link dedicado.
    Pense, a maioria acessa serviços com servidores no Brasil. Só de arrumar uma conexão com o ptt metro já ajudaria bastante, mas as operadoras não gostam de se interconectar, se me entendem...

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    la revolution por una internet mas libre .

  16. #16
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    la revolution por una internet mas libre .
    Que isso tem a ver com link?

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cache ou Link sobrando?

    po voce não tem senso de humor tudo bem .