+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance 2 Links em 1 Placa ETH

    Pessoal já pesquisei muito sobre loadbalance e até agora não encontrei nada concreto. Vi varios scripts de LB com 2 placas ETH.
    No meu caso é o seguinte
    ETH 1 > modem roteado pppoe 10.1.1.130
    ETH 2 > rede cabeada, clientes no cabo
    WLAN > saida para o wifi
    Bridge > junta os clientes no cabo e wifi (192.168.10.*)

    eu possuo dois modens
    192.168.1.1 e 10.1.1.1

    Como balancear os dois, utilizando apenas uma unica ETH1?

    Eu comprei um DI-LB604 pra realizar este serviço, porém é uma porcaria que trava a cada 3 dias, ele simplesmente trava o ip dhcp e não envia o ip pro MK, por isso a solução é LB no MK...
    a versão do meu MK é 3.30

    Obrigado pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Load Balance 2 Links em 1 Placa ETH

    Você téra que por um switch entre os modens e a unica placa de rede e fazer um load assim:
    https://under-linux.org/f227/pcc-bal...r-m4d3-131343/

  3. #3

    Padrão Re: Load Balance 2 Links em 1 Placa ETH

    pode pro os dois link roteados e fazer por rotas.

  4. #4

    Padrão Re: Load Balance 2 Links em 1 Placa ETH

    é facinho fazer isso que vc quer.
    vc coloca os dois modens em um hub e liga na porta que está sobrando, o modens tem que estar em redes separadas, por exemplo:
    modem 1 - 192.168.1.xxx
    modem 2 - 10.1.1.xxx
    no mk tu coloca dois ip nesta placa para a comunicação com cada um dos modens.
    na tabela routes coloca duas rotas padrão e em uma coloca uma routing mark, por exemplo link2
    depois disso o firewall. Va na tabela mangle e coloque esta regra:
    chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes src-address-list=link2
    vc está marcando os pacotes para esta nova regra e através da src-address-list vais definir quem sairá por este link.
    agora na tabela nat crie duas regras de nat como estas:
    chain=srcnat action=masquerade src-address-list=link1 out-interface=externa
    chain=srcnat action=masquerade routing-table=link2 src-address-list=link2 out-interface=externa
    e pela tabela addres list vc definirá que cliente sai por cada link, lembrando que o cliente só navegará se colocar o ip dele na tabela adress list, pois com estas regras de nat, só será feito nat dos ips que estiverem na src-address-list.
    la vc colocara o ip e no campo name ira qual link o cliente sairá(link1 ou link2)

    Se resolver não esqueça de agradecer.