+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Balanceamento!

    Tenho 1 RB493AH e 2 Links Speedy, sendo 1 IP Fixo e o outro IP dinamico e tendo que fazer logon com o login e senha.

    Preciso que 1 dos links entre pela porta eth1 e saia pela eth2 com uma range de IP propria. E o link 2 entre na porta 3 e saia pela porta 4 com outra range de IP.

    Quais regras eu tenho que colocar?

    -------- EDIT---------------------------------EDIT------------------

    Eu fiz o seguinte agora.
    Criei 2 redes com NAT, Rotas, DHCP tudo separado, soh q esta funcionando um link de cada vez

    Um dos links é um modem roteado q esta com o IP 192.168.1.1 e o outro é um Speedy com IP Fixo q tem o IP 189.19.78.58

    O link com modem roteado esta entrando pela porta eth1 e saindo na eth2.
    O link com o IP Fixo esta entrando na eth3 e saindo na eth4.

    Quando eu conecto cada link sozinho ambos funcionam muito bem. agora quando os 2 estao juntos ai soh funciona o link do modem roteador, o outro nao funciona.

    O que pode estar acontecendo?
    Última edição por LitoralNet; 23-10-2010 às 07:54.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Amigo você só seu problema é que tem duas rotas padrão e nenhuma regra para o roteamento, então ela só sai pela primeira que acha, mas vamos lá.
    na tabela routes coloca duas rotas padrão e em uma coloca uma routing mark, por exemplo link2
    depois disso o firewall. Va na tabela mangle e coloque esta regra:
    chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes src-address-list=link2
    vc está marcando os pacotes para esta nova regra e através da src-address-list vais definir quem sairá por este link.
    agora na tabela nat crie duas regras de nat como estas:
    chain=srcnat action=masquerade src-address-list=link1 out-interface=externa
    chain=srcnat action=masquerade routing-table=link2 src-address-list=link2 out-interface=externa
    e pela tabela addres list vc definirá que cliente sai por cada link, lembrando que o cliente só navegará se colocar o ip dele na tabela adress list, pois com estas regras de nat, só será feito nat dos ips que estiverem na src-address-list.
    la vc colocara o ip e no campo name ira qual link o cliente sairá(link1 ou link2)

    Se resolver não esqueça de agradecer clicando na estrelinha.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    acompanhando

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    cara, fiz oq vc me flw...
    continua a mesma coisa... soh um link esta funcionando.
    Jah revisei tudo oq eu fiz mas nao to conseguindo achar o problema, tenho a empressao de ele estar debaixo do meu nariz e nao estou conseguindo achar.

    Se vc poder sem te encomodar é claro. Dar uma olhada no script do meu MK

    Na verdade eu fiz a configuração nas Portas "eth2-eth3 = link 1" e "eth1 - eth9 = link 2"
    É uma RB 493 AH

    segue em anexo o meu script

    MK2.txt

    Lembrando que no momento os meus clientes estao usando o link q sai pela porta eth1 q no caso é o Speedy com modem roteado.

    Infos:

    Eth2 = Entrada do link 01 - Speedy IP Fixo
    Eth3 = Saida do link 01 com a range 192.168.7.1

    Eth9 = Entrada do link 02 - Speedy ADSL modem Roteado
    Eth1 = Saida do Link 02 com a range 192.168.0.1

    Desde jah Obrigado!
    Última edição por LitoralNet; 23-10-2010 às 17:03.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Ta faltando rotas amigo.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    seguintes erros:
    se defines um src-address-list não se define o src-address. os endereços estarão no address list.
    errado>>
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=ether9 src-address=192.168.0.0/24 src-address-list=eth9
    Certo>>
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=ether9 src-address-list=eth9

    as rotas estão erradas

    vamos supor que o ip do link da eth2 é 10.1.1.1 e o link da eth9 é o ip da regra > 189.19.78.1
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.19.78.1 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 routing-mark=eth2 scope=30 target-scope=10
    tu tens que ter dois default gw e um uma marca de roteamento, após isso os procedimentos que eu passei irão resolver seu problema.

    essas rotas estão erradas>>>
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=192.168.7.0/24 gateway=\
    ether2 routing-mark=eth2 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
    189.19.78.1 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=192.168.0.0/24 gateway=\
    ether9 scope=30 target-scope=10

    não esquece de clicar na estrelinha pra agradecer.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    seguintes erros:
    se defines um src-address-list não se define o src-address. os endereços estarão no address list.
    errado>>
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=ether9 src-address=192.168.0.0/24 src-address-list=eth9
    Certo>>
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=ether9 src-address-list=eth9

    as rotas estão erradas

    vamos supor que o ip do link da eth2 é 10.1.1.1 e o link da eth9 é o ip da regra > 189.19.78.1
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.19.78.1 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 routing-mark=eth2 scope=30 target-scope=10
    tu tens que ter dois default gw e um uma marca de roteamento, após isso os procedimentos que eu passei irão resolver seu problema.

    essas rotas estão erradas>>>
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=192.168.7.0/24 gateway=\
    ether2 routing-mark=eth2 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
    189.19.78.1 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=192.168.0.0/24 gateway=\
    ether9 scope=30 target-scope=10

    não esquece de clicar na estrelinha pra agradecer.
    Melhor que isso só Jesus voltando, show iverton

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Muito obrigado!!

    Problema Resolvido!

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    sempre que precisar posta ai.
    não esquece de clicar na estrelinha aqui em baixo pra agradecer.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Iverton, estou com o mesmo problema q ele... e sou novo no assunto!! ateh agora acho q fiz tudo certo, mas nao entendi oq vc flw pra ele fazer nessa parte:

    tu tens que ter dois default gw e um uma marca de roteamento, após isso os procedimentos que eu passei irão resolver seu problema.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    Citação Postado originalmente por felp23 Ver Post
    Iverton, estou com o mesmo problema q ele... e sou novo no assunto!! ateh agora acho q fiz tudo certo, mas nao entendi oq vc flw pra ele fazer nessa parte:
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.19.78.1 scope=30 target-scope=10

    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 routing-mark=eth2 scope=30 target-scope=10

    tu tens que ter dois default gw e um uma marca de roteamento, após isso os procedimentos que eu passei irão resolver seu problema.
    a marca de roteamento é a em vermelho, tem que ser a mesma marca que colocaste no mangle
    chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes src-address-list=link2

    bueno, agora é só tuclicar na estrelinha aqui embaixo e ja era.

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com Balanceamento!

    ola, como eu havia falado, eu consegui fazer as configurações, mas fiquei um tempo longe da empresa e quando voltei estava uma zona, o problema eh q nao esta funcionando novamente, eu refiz as configurações mas devo estar errando em alguma coisa, simplesmente nao funciona.

    O Esquema de configuração eh o seguinte:

    Eth9 = Link ADSL com modem Roteado
    Eth1 = DHCP do link "eth9" - 192.168.0.1/24

    Eth2 = Link ADSL modem IP Fixo
    Eth3 = DHCP do link "eth2" - 192.168.7.1/24

    Abaixo segue as configs do meu MK - RB 493AH

    MK.txt

    Agradeço desde jah!
    Ai galera, jah arrumei, e esta tudo certo, OBRIGADO!
    Última edição por LitoralNet; 05-11-2010 às 03:18.