+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda com Hotspot em Hotel (RESOLVIDO)

    Bom dia.
    Uso Hotspot com apenas 1 usuario cadastrado, pois aqui é um hotel.
    O controle de banda do hostspot, limita a banda para esse usuario, porém se 1 deles fizer download usa todo o link.

    Como posso fazer um controle de banda para esse cenário?

    Se tiver alguém que preste consultoria nessa área e puder conectar no meu servidor, passe o orçamento antes

    Obrigado.
    Última edição por pardz; 25-10-2010 às 15:05. Razão: RESOLVIDO

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Esqueci de dizer, tem apenas 1 usuario cadastrado, porém todos os hóspedes utilizam ele, ou seja, são em média 10 pessoas acessando ao mesmo tempo o mesmo usuário do hostpot.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Citação Postado originalmente por pardz Ver Post
    Esqueci de dizer, tem apenas 1 usuario cadastrado, porém todos os hóspedes utilizam ele, ou seja, são em média 10 pessoas acessando ao mesmo tempo o mesmo usuário do hostpot.
    de quanto é o link?
    e quanto vc disponibiliza para esse user?
    Última edição por Geeek; 23-10-2010 às 13:03.

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    pode ser que no cadastro esteja em default, ai ele vai pegar a banda toda mesmo ou sem profile tbm

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    o link é de 1mb, dai eu disponibilizo 512k.

    o problema é que faço isso direto no rate limite do user profile do hotspot, aí como é 1 usuario pra todo mundo, a divisão da banda nao fica por igual.

    Eu queria que fosse balanceando conforme o numero de usuarios ativos. Se tiver só 1 usando, pode usar a banda toda, se tiver 2, divide para que um nao consuma a banda toda sozinho.

  6. #6

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    A solucao eh relativamente simples, coloque como banda garantida 64K, por exemplo: na opcao Rate Limit do profile do usuario digite:
    64k/256k 64k/256k 24k/196k 30/30 8 32k/64k

    A opcao no final da linha: 32k/64k é vai garantir um minimo para o usuario.

    Fonte:
    Hotspot, apply different limits and different traffic priorities - MikroTik Wiki

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    mas no meu caso tenho apenas 1 usuário cadastrado, chamado "hospedes".
    Se 2 clientes acessar ao mesmo tempo usando esse usuario "hospedes", um não vai usar a banda do outro?
    Ou cada um deles terá o minimo 32k/64k?

  8. #8

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Verifique no profile o numero de conexoes simultaneas permitidas ( coloque por exemplo 100 ), e depois em queue simple verifique se para cada login efetuado, mesmo usando somente um usuario e senha, eh criada uma queue.
    Se for criada uma queue para cada login, a regra do minimo vai ser seguida com certeza.
    Com esta regra vc deve conseguir uns 16 hospedes com trafegos simultaneos a 64K ( 1024/64 = 16 ).
    Sobre a regra ela diz o seguinte: no velocidade minima 32k/64k e velocidade maxima 64k/256k

  9. #9

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Amaia, mto obrigado, eu testei aqui e deu certinho. Para cada usuario, ele cria uma queue. E com sua regra ele realmente mantém o minimo de 32k/64k

    Valeu

  10. #10

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Ola.

    Cara eu fazia assim tambem, mas é muito mais seguro voce criar um login e senha para cada hospede, desta forma voce evita que os penetras ficam utilizando sua net e compromentendo o link, eu nos hotéis estou utilizando o sistema isgi com mikrotik, e funciona muito bem nunca tive nenhum tipo de problemas com ele, consigo criar varios tipos de velocidades para hospedes e para eventos, e tudo é feito automaticamente sem nenhuma operação do recepcionista, quando faz o check-in o sistema ja imprime um cupom com login e senha para o hospede, tambem armazena os log's do que é utilizado pelos clientes, quando é feito o check-out automaticamente ele encera a conexão, ele permite cobrar tambem.

    Valeu,,,, espero ter contribuido.

  11. #11

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    Bom dia hotel.

    O problema do ISGI é pagar 1.000 de implantação mais 100 pila por mes. Do jeito que tá hoje, não gastei mais do que 250 reais (licensa do MK OS + K6 II 500).
    Aqui eu troco a senha a cada 2 meses, mas não me preocupo mto com os penetras, pois o hotel fica no interior do MT com poucas casas ao redor e com umas 3 redes wireless sem senha (eu mesmo usei uma delas por meses até instalarem a minha adsl :P )

    Pretendo sim, um dia implantar um sistema para gerar senha no checkin do hospede, mas só quando encontrar algo Free em que eu mesmo possa aprender e fazer.

    Mesmo assim valeu pela dica, entrei em contato com o pessoal do ISGI e o sistema é completíssimo, porém para a minha realidade, é inviável arcar com tal custo.

    um abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    user manager do mk

  13. #13

    Padrão Re: Controle de banda com Hotspot em Hotel

    é isso ai, como disse nosso colega Danilo, o user manager do MK tambem é uma boa opção e tambem é free, eu cheguei a uzar por um bom tempo, só troquei pelo ISGI pela facilidade e tambem por poder integrar ele ao meu sistema hoteleiro.