Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre Broadcast

    Bom dia pessoal,

    Atualmente em todas torres usamos Mikrotik como AP em modo Bridge.

    Alguma vezes vi o pessoal discutindo sobre o que é melhor, bridge ou rede roteada.
    Confesso que tenho interesse em ver alguma coisa sobre rede roteada, mas não encontrei nada que me fizesse entender.

    Pois bem, nos clientes, usamos sempre rádio, nada de PCI nem USB.
    O rádio do cliente é um roteador, onde a WLAN conecta-se através de PPPOE na torre e as portas LAN tem sua própria classe de IP.

    Minha dúvida é: Usando deste modo, existe broadcast dos clientes chegando na minha torre?

    Eu penso que não, pois já no cliente existe um roteador, e o broadcast seria da rede interna dele, certo ou errado?

    Outra coisa, como eu poderia fazer um teste para sniffar minha rede e descobrir tudo o que é porcaria que está rondando minhas Bridges?

    Rede roteada é realmente muito melhor do que rede em bridge?
    O principal problema que vejo é que eu tenho um servidor rodando Mikrotik e nele faço firewall, controle de banda e autenticação PPPOE usando Radius, e não queria perder esse controle centralizado. Alguém sugere algum cenário?


    Obrigado desde já !

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Amigo, pelo fato de seus clientes usarem um ap roteado não acaba com a questão de broadcast.
    Broadcast não é só na rede interna não.
    rede roteada é muito melhor sim, e para não perder o controle centralizado poderia usar um server com o freeradius ou o aaa do mk se não me engano faz isso(ainda não usei o user aaa).
    Ja tem vários sistemas prontos com esse nível de integração como o myauth, mk-auth, webmiktik entre outros.
    eu aqui uso o myauth e não tenho problemas, integração total da rede e uso de rotamento dinámico com o ospf que ja vem integrado no myauth, fica show de bola.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Obrigado pela resposta amigo.

    Mesmo usando PPPOE posso estar tendo broadcast na rede?

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Estive lendo mais, e pelo que percebi, se minha rede for roteada não vou conseguir visualizar todos os usuários autenticados por PPPOE no meu servidor principal. Pelo que entendi, os usuários ficarão autenticados nas RBs correspondentes ao local que eles conectaram.

    É isso mesmo?
    Não tem como manter essa vantagem de ter o controle todo centralizado se a rede for roteada?

    Obrigado !

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Fala ae Gustavo beleza cara?

    Então eu usei rede roteada aqui, o problema mesmo que eu tinha era esse eu não conseguia ver todos os clientes conectados em somente um concentrador pppoe, e sim por repetidora então eu fica com varios winbox aberto, ou na tela do provebuntu que dava para ver todos online.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Amigo no teu concentrador radius tu conseguirá ver todos os clientes conectados.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    Amigo no teu concentrador radius tu conseguirá ver todos os clientes conectados.
    Concentrador radius que vc fala é o servidor que roda freeradius?

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Fala ae Gustavo beleza cara?

    Então eu usei rede roteada aqui, o problema mesmo que eu tinha era esse eu não conseguia ver todos os clientes conectados em somente um concentrador pppoe, e sim por repetidora então eu fica com varios winbox aberto, ou na tela do provebuntu que dava para ver todos online.
    Vc usou rede roteada e abandonou e está usando bridge ? Ou continua usando rede roteada?
    Sentiu realmente uma melhora? A rede era grande?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Concentrador radius que vc fala é o servidor que roda freeradius?
    isso.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    E nesse caso teria como eu continuar usando meu servidor Mikrotik principal para outras funções como controle da banda, QoS e Firewall ?

    Como ficaria, uma vez que os usuários estariam sendo autenticados na RB que atende eles?

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    todos os controles seriam no próprio ap

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Putz, justamente isso que eu não queria...

    Será que não existe maneira alguma?

    Imagine ter que ficar repetindo todas as configurações em todos os rádios....

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    nunca testei aqui, mas talvez um tunelamento eoip do ap até o mk central resolva, tu discaria pelo tunelamento.
    não sei se vai dar certo, mas vale pena testar.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    mas pensando bem, seriam dois tunelamentos, um eoip e o pppoe. não sei se o desempenho será satisfatório.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Verdade...

    Bom, hoje eu ainda uso tudo em bridge e não tenho problemas, mas to pesquisando pois a rede está crescendo e quero evitar surpresas.

    Mas se eu puder continuar com a facilidade de trabalhar em bridge e não ter problemas (claro) gostaria de continuar, pois está tudo centralizado, e os APs são somente rádios, mais nada.... Fica bem bacana assim.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Pessoal, pensando sobre a possibilidade de mudar minha rede para roteada, me veio uma dúvida.

    Como é feita a ligação dos equipamentos em cima da torre?
    Pergunto isso pois hoje como é tudo em bridge, ligo uma RB na ethernet da outra e subo somente um cabo de rede para a torre. Mas se tirar a bridge isso não vai mais ser possível, certo?

    Como fica neste caso?

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    a ligação será a mesma, mas vai ser a configuração que irá mudar, terá de acrescentar rotas para o acesso de cada rb.

    rb1 rota > rb2 rota > rota rb3> rota rb4

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    Humm... Mas por exemplo, hoje eu ligo na ethernet e por ser bridge tudo funciona.
    Quando for por rotas, vou ter que configurar um IP nesta ethernet que eu ligar o cabo e vai ter que existir uma rota configurada para que a conexão prossiga... Certo?

    Você tbm faz esse tipo de ligação, subindo apenas um cabo e ligando as RBs entre sí?

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida sobre Broadcast

    isso.
    faço deste modo sim.