+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Tenho que montar uma torre com 3 setoriais, e estarei utilizando as antenas ubiquiti BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc. para distribuir sinal para os clientes na frequencia 5.8.
    Minha duvida é a seguinte qual a melhor distancia de uma para outra para que não ocorra grande interferencia de frequencia, e qual o melhor angulo para a instalação pois quero trabalhar com clientes de perto da torre como tambem com clientes mais afastados.

  2. #2

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Sugiro colocar a pelo menos 1 metro de distância uma da outra, mas quanto mais distância melhor, lembrando de por em canais que não se sobrepõem.

  3. #3

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    A distancia aconselhável para instalação entre antenas é 10 x o comprimento da onda da frequencia. O comprimento da onda em 5G é aproximadamente 6cm então separando 60cm uma da outra fica bom.

  4. #4

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Caramba.. eu não sabia. Pode explicar isso mais detalhadamente informando a distância para todos os canais e os critérios usados?

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Lembrando que o sistema AirMax da UBIQUITI trabalha em MIMO 2x2 convem manter uma margem de seguraça superior a utilizada para calculos de antenas convencionais ! Sem desmerecer a explicação do colega magnusrk8.

  6. #6

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Caramba.. eu não sabia. Pode explicar isso mais detalhadamente informando a distância para todos os canais e os critérios usados?
    Este tamanho 6cm é aproximado, difere para cada freqüência coisa de milímetros então arredondei para cima.
    Como este equipamento trabalha em MIMO 2x2 (bem lembrado pelo pkmc), seria interessante manter uma margem de segurança maior. Mas dai não sei o calculo vou dar uma estuda.

  7. #7

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Lembrando que o sistema AirMax da UBIQUITI trabalha em MIMO 2x2 convem manter uma margem de seguraça superior a utilizada para calculos de antenas convencionais ! Sem desmerecer a explicação do colega magnusrk8.
    Agradecido!!!...
    Valeu aí o magnusrk8 por mandar a referência.
    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Este tamanho 6cm é aproximado, difere para cada freqüência coisa de milímetros então arredondei para cima.
    E a questão dos conectores? 6cm por canal já considerando a perda dos conectores?

  9. #9

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Amigo nós estamos falando sobre comprimento da onda de uma freqüência, não tem nada a ver com conectores.
    Na figura abaixo tem um exemplo de calculo do comprimento da onda em uma freqüência em 2400 Mhz, para calcular em outras freqüência é só alterar no calculo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calc-comprimento-de-onda.jpg
Visualizações:	287
Tamanho: 	48,2 KB
ID:      	16023

  10. #10

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Valeu pessoal ajudo muito...

    Pedi pra fazer uns suportes de 80 cm cada, dai no final da contas vou ter uns 2m de distancia de uma para a outra, e pelo o que eu andei lendo vai ficar muito bom.

  11. #11

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    É.. acho que assim você não vai ter problemas com interferência. Se puder fotografar o suporte e postar aqui vai ser muito útil pra gente.

  12. #12

    Padrão Re: Distancia de instalação de uma Basestation para outra

    Eu também estou afim de montar uma torre com esses equipamentos torre 30 metros
    mas qual a distância que consigo alcançar, meus clientes vão ficar perto de 4 km
    qual rádio usar?