Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Pessoal, tenho um provedor e gostaria de migrar para uma das duas tecnologias, tendo em vista varios casos aqui no forum a experiencias de muitos aqui e venho com esta questao , quais das duas um provedor deve utilizar , pensando em tudo custo e beneficio , gerenciamento , e quipamento para os clientes e etc.

    Meus Camaradas me ajudem com suas experiencias.

  2. #2

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Complicado, eu acho que eu iria de ubiquiti ta crescendo muito e a tecnologia é muito boa.

  3. #3

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Vai da Link M ubiquiti, tu não vai se arrepender.

  4. #4

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Vai da Link M ubiquiti, tu não vai se arrepender.
    A nao ser é claro, se pegar um daqueles bug da linha M, na qual de uma hora para outra so reconhece 10mb na interface.

    pelo que andei vendo, problema antigo e ainda nao foi resolvido

  5. #5

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    A nao ser é claro, se pegar um daqueles bug da linha M, na qual de uma hora para outra so reconhece 10mb na interface.

    pelo que andei vendo, problema antigo e ainda nao foi resolvido

    Eu ainda nao vi isso... oO
    Aqui nao deu isso ainda... Vamos ver...

  6. #6

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    amigo o melhor é usar o melhor das duas técnologias:
    ubiquiti para transmissão e mikrotik para controle com concentrador radius.
    com certeza absoluta é a melhor maneira de se ter uma rede estável e sem problemas sem resolução.

    ps.: o melhor é um controle por pop com mk, uma rb 450g para hotspot ou pppoe.

  7. #7

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    amigo o melhor é usar o melhor das duas técnologias:
    ubiquiti para transmissão e mikrotik para controle com concentrador radius.
    com certeza absoluta é a melhor maneira de se ter uma rede estável e sem problemas sem resolução.

    ps.: o melhor é um controle por pop com mk, uma rb 450g para hotspot ou pppoe.
    RB??? Com airMAX???
    Esquece nao da certo, isso e perda de tempo...
    O certo e: linha M com linha M!!! Nada de Mikrotik em torre para fazer controle de nada!!! O unico lugar para isso e um servidor Mikrotik (PC) no chão para o resto: hotspot, pppoe, radius se quiser e etc...

    Mas colocar um POP com RB + Cartao seja la qual for a marca para distribuicao, nem pensar, pois os a MIKROTIK nao tem o protocolo airMAX!!! Traduzindo, voce vai ter apenas uma rede 5.8 comum!!! E pronto!!!

    AirMAX e AirMAX... E todos os topicos da linha UBNT eu sempre deixo claro: NADA DE GANBIARRARRRR!!!

    Mikrotik nesse caso so mesmo como um bom servidor...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         16 megas.jpg
Visualizações:	321
Tamanho: 	180,2 KB
ID:      	16138

    Segue uma imagem que eu fiz agora do servidor ThunderCache 3.1!!! Eu to em casa como pode ver, usando um nanostation M5 a 3KM da torre!!!

    Se eu colocar um RB com cartao, eu nao chego nem na metade dessa velocidade!!

  8. #8

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    RB??? Com airMAX???
    Esquece nao da certo, isso e perda de tempo...
    O certo e: linha M com linha M!!! Nada de Mikrotik em torre para fazer controle de nada!!! O unico lugar para isso e um servidor Mikrotik (PC) no chão para o resto: hotspot, pppoe, radius se quiser e etc...

    Mas colocar um POP com RB + Cartao seja la qual for a marca para distribuicao, nem pensar, pois os a MIKROTIK nao tem o protocolo airMAX!!! Traduzindo, voce vai ter apenas uma rede 5.8 comum!!! E pronto!!!

    AirMAX e AirMAX... E todos os topicos da linha UBNT eu sempre deixo claro: NADA DE GANBIARRARRRR!!!

    Mikrotik nesse caso so mesmo como um bom servidor...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         16 megas.jpg
Visualizações:	321
Tamanho: 	180,2 KB
ID:      	16138

    Segue uma imagem que eu fiz agora do servidor ThunderCache 3.1!!! Eu to em casa como pode ver, usando um nanostation M5 a 3KM da torre!!!

    Se eu colocar um RB com cartao, eu nao chego nem na metade dessa velocidade!!
    sério mesmo kra, tu acha que uma rede em bridge com controle apenas nas saida de internet é melhor que uma rede roteada????? se tu acha isso tu ta muito errado.
    transmissores ubiquiti é o que há de melhor, da familia airmax rocket, da normal nanostation ou bullet hp nos transmissores, mas de que adianta ter transmissores porrada se sua rede está em bridge?
    por isso eu aposto em um pop com ubiquiti como transmissor (nanostation, rocket ou bullet) e routerboard roteando a rede, pode ser uma rb 1000, rb 450g ou até uma 750g depende do numero de clientes,com um controle centralizado por um servidor radius.
    lembre-se que uma rede roteada está muito menos suscetível a falhas que uma rede em bridge.

  9. #9

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Eu ainda nao vi isso... oO
    Aqui nao deu isso ainda... Vamos ver...
    estava sendo discutido esse assunto essa semana na lista da ANID, vou cotar um trecho:
    "Esse problema realmente existe, não é cabo, não é fonte e até agora a
    ubiquiti não tomou uma posição concreta.

    Se vocês quiserem podem acompanhar todo o histórico pelo tópico:

    Rocket M works only 10Mbps? - Ubiquiti Networks Forum"

  10. #10

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    sério mesmo kra, tu acha que uma rede em bridge com controle apenas nas saida de internet é melhor que uma rede roteada????? se tu acha isso tu ta muito errado.
    transmissores ubiquiti é o que há de melhor, da familia airmax rocket, da normal nanostation ou bullet hp nos transmissores, mas de que adianta ter transmissores porrada se sua rede está em bridge?
    por isso eu aposto em um pop com ubiquiti como transmissor (nanostation, rocket ou bullet) e routerboard roteando a rede, pode ser uma rb 1000, rb 450g ou até uma 750g depende do numero de clientes,com um controle centralizado por um servidor radius.
    lembre-se que uma rede roteada está muito menos suscetível a falhas que uma rede em bridge.
    uma rede onde exista os radios da ubiquiti como AP
    sendo eles interligados por um switch com vlan (onde a porta 1 encherga todas as portas, mas as outras portas somente encherga a porta 1)
    a porta 1 ligada diretamente a uma RB (seja 750, 450 ou 1000), e essa fazendo controle da rede....
    é um pouco melhor que uma rede totalmente em bridge... ja que devido ao switch, nao havera broadcast, nao havera compartilhamento.

  11. #11

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Pessoal , Como fica a questao de gerenciamento pois o Mikrotik trabalha com RouteOS ea Ubiquiti com AirOS quais deste e mais versatil ? obs. ferramentas para o adminstrador e menos problematico e etc .

  12. #12

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Afffff maria...
    Eu ja uso airMAX a mais de 1 ano, e nunca tive esse problema de bridge, acho que voces estao equivocados, voces acham que nao tem isolamento??? Logico que tem... o airControl e um LINUX onde voce pode mexer a vontade!!! Mas eu vou fazer um desafio então... Dou 100 reais a quem conseguir fazer alguma coisa em minha rede em BRIDGER, tipo: pegar um arquivo de outra maquina, ou invadir a rede!! Quem quiser tentar deixa o recado que eu passo um teamview da minha maquina e fica a vontade...

    Existe umas feramentas no airOS que isolam tudo, outra coisa, que segurança, faz isso: airOS em bridger e coloca o proprio equipamento para autenticao em PPPoE, ae voce vai poder controlar o equipamento como um pedacinho do mikrotik!!! maravilhosamente!!! Tão seguroooooo quanto voce menos imagina...

    PS: mais ae e tão seguro que voce nao consegue mais enchegar ele no seu airCONTROL... ou seja, não pode mais atualizar os firmware, ou ate mesmo ver o sinal do cliente!!!!
    Última edição por MorpheusX; 02-11-2010 às 12:08.

  13. #13

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    PS: mais ae e tão seguro que voce nao consegue mais enchegar ele no seu airCONTROL... ou seja, não pode mais atualizar os firmware, ou ate mesmo ver o sinal do cliente!!!!
    e de que adianta isso?????
    o amigo ta querendo a melhor opção de rede isso incluinco o gerenciamento dela;
    não adianta de anda mesmo perder o gerenciamento de sua rede.

  14. #14

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Entao basta usar o FIRMWARE atualizado, fazer o isolamento de todos equipamentos e pronto... A UBNT nao e burrinha nao, eles ja previam isso, acabei de fazer um teste, e funciona normal!!! Sem ninguem ver ninguem, ainda tem o airCONTROL para fazer as atualizacoes e ver o sinal e etc... Pode gerenciar a rede usando o airCONTROL!!!
    Na moral, se o trem foi feito para uma coisa, nao fiquem inventando ganbiarrar... POP UBNT foi feito para ser usado sem nada no meio... ou voces acham que a UBNT ia fazer uma cagada dessas com os equipamentos dela...
    eu sei porque eu tenho um POP a mais de 1 ano, fui no congresso em SP, fizemos essas perguntas, e foram passados essas informacoes pelo Mike!!

    Ainda pouco perguntei do MIKE se era presico usar um roteador para o POP ele so respondeu um simples: NOT

  15. #15

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Acontece que se vc interligar esses AP com um simples switch... os usuarios ainda poderao se enchergar...
    nao irao se enchergar ali naquele AP, mas irao enchergar outros usuarios do AP ao lado
    rode un sniffer ai para vc ver.

    o jeito é interligar os Radios com um switch que tenha vlan, dessa forma 1 AP nao ira enchergar outro.
    e aplicar a isolocao de cliente no AP, dessa forma, um usuario nao encherga o outro dentro do mesmo AP

    So nao entendi uma parte da sua frase:
    nao fiquem inventando ganbiarrar

    como assim? em que parte ou quem inventou gambiarra?
    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Entao basta usar o FIRMWARE atualizado, fazer o isolamento de todos equipamentos e pronto... A UBNT nao e burrinha nao, eles ja previam isso, acabei de fazer um teste, e funciona normal!!! Sem ninguem ver ninguem, ainda tem o airCONTROL para fazer as atualizacoes e ver o sinal e etc... Pode gerenciar a rede usando o airCONTROL!!!
    Na moral, se o trem foi feito para uma coisa, nao fiquem inventando ganbiarrar... POP UBNT foi feito para ser usado sem nada no meio... ou voces acham que a UBNT ia fazer uma cagada dessas com os equipamentos dela...
    eu sei porque eu tenho um POP a mais de 1 ano, fui no congresso em SP, fizemos essas perguntas, e foram passados essas informacoes pelo Mike!!

    Ainda pouco perguntei do MIKE se era presico usar um roteador para o POP ele so respondeu um simples: NOT

  16. #16

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    mascaraapj
    Acabei de fazer isso, não aparece ninguem, eu nao vejo nem a minha LAN HOUSE que ta no mesmo HUB do POP, e olha que sao 30 PCs todos com compartilhamento domestico e tambem de impressora e pastas, PS: tudo visivel e sem senhal!!
    Eu perguntei do MIKE FORD no Forum da UBNT, e ele mesmo ja disse que isso nao e possivel, so se o equipamento nao estiver bem configurado, pois eles ja tinham pensando nesse problema!!! Ele disse se voce quiser voce pode colocar uma RB ou ate mesmo um roteador!!! So não se ver necessidade!!!

    Sobre ganbiarrar, eu falei por um motivo: sempre vejo nego (ate cliente) que inventa de colocar um radio 5.8 comum no POP airMAX, ae da problema, e nao sabe o porque... Ja vi gente aqui mesmo ate mesmo eu ja atendi 1, que colocou 30 nanostations M5, e no POP ele me coloca uma RB 433 com 2 cartoes XR5, e queria que o airMAX funciona-se!!! Sabe-se que nao funciona por causa do protocolo!!!

  17. #17

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Ressucitando o topico..

    Não entendo toda essa lamentação sobre a bridge..

    Provedor que tem qualidade faz nat no cliente.. e ponto final!

  18. #18

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Desisto!!!

    Nat e nat... e quem faz nat no cliente!!! ta com a rede redonda!! concordo com tmelooliveira!!!
    Última edição por MorpheusX; 23-11-2010 às 00:15.

  19. #19

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    ehehehehehehee....

    Eu não tinha entendido seu topico antes da edição mas ta valendo...hehehe

    A receita simples que faz muita diferença é NAT no cliente, e controle de banda no cliente, pop e base...

    Sucesso a todos..

  20. #20

    Padrão Re: Me ajudem com suas experiencias em Mikrotik e Ubiquiti Airmax ?

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    ehehehehehehee....

    Eu não tinha entendido seu topico antes da edição mas ta valendo...hehehe

    A receita simples que faz muita diferença é NAT no cliente, e controle de banda no cliente, pop e base...

    Sucesso a todos..
    E porque eu tava respondendo um problema que ocorreu com alguns amigos meus e comigo tambem... PPPoE off e neguinho navegando!!! Mas nao todos, apenas 2 ou 3... Essa era a besteira que falei!!! UHAUHAUHAUHAHUHAHUHAUAHHAUHAU

    Mil perdoes!!! desculpa!!!