Resultados da Enquete: Sobre esse equpamento !

Votantes
19. Você não pode votar nesta enquete
  • Vou usar agora que homologaram

    13 68,42%
  • Eu já usava

    5 26,32%
  • Estava esperando a homologação

    4 21,05%
  • A homologação pra mim é indiferente

    0 0%
Enquete de Múltipla Escolha.
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Nano Bridge M5 homologada

    Pessoal, trago uma noticia das melhores do ano pra quem usa Ubiquiti.

    Abaixo o link da Homologação.

    Quem quizer saber onde comprar ela homologada me manda uma MP e passo de quem comprar. (para evitar propagandas no forum).

    Homologação 703-10-5966

    Certificado de Homologao - Requerimento n 2421/10

    Espero ter feito a alegria de muitos com essa noticia !

    Abraço !

  2. #2

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Aproveitando....
    A Faixa de 5 Ghz faz parte das bandas ISM, sendo que o Brasil é signatário desse acordo.
    A Resolução 305/2002, assim como a 506/2008 falam sobre Radiação Restrita ( e as ISM), logo temos:
    (4920-5150)
    (5155-5345)
    (5350-5460)
    (5465-5720)
    (5725-5875)
    (5880-6100)

    As faixas de frequencias 5.725-5.850 MHz estão liberadas para qualquer aplicação ISM.

    Ainda sobre a faixa 5 Ghz observando os regulamentos e levando em consideração que o Brasil é signatário do acordo de bandas ISM, Temos as faixas 5.150-5.350 MHz (para uso indoor) e 5.470-5.725 MHz(para uso outdoor), sendo que o uso delas deve obdecer alguns criterios.

    No 5.470-5.725 MHz devem ser obdecidor:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm);
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm);
    - Tenha TPC (Controle de potencia de transmissão);
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência).

    Observando a homologação na anatel de alguns equipamentos, tais como: 2805-08-4940, 2042-10-5966 e esse agora (2703-10-5966)... Vemos que os equipamentos foram homologados para uso tanto em 5.470-5.725 MHz como para 5.725-5.850 MHz.

    Na minha opiniao, se o equipamento é homologado pela anatel e atende a todos os requisitos de uso da faixa 5.470-5.725 MHz ele pode ser usado normalmente, contudo, 2 engenheiro (sendo um deles o Eng. Marcelo GO), me disse que a faixa 5470 a 5725 nao pode ser usada... ai fiquei na duvida...
    Alguem ai teria algum documento ou algum trecho claro que diga que o SCM pode fazer uso dessa faixa?

  3. #3

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Não vejo nenhum problema em você dispor a loja que vende o produto homologado.

  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Aproveitando....
    A Faixa de 5 Ghz faz parte das bandas ISM, sendo que o Brasil é signatário desse acordo.
    A Resolução 305/2002, assim como a 506/2008 falam sobre Radiação Restrita ( e as ISM), logo temos:
    (4920-5150)
    (5155-5345)
    (5350-5460)
    (5465-5720)
    (5725-5875)
    (5880-6100)

    As faixas de frequencias 5.725-5.850 MHz estão liberadas para qualquer aplicação ISM.

    Ainda sobre a faixa 5 Ghz observando os regulamentos e levando em consideração que o Brasil é signatário do acordo de bandas ISM, Temos as faixas 5.150-5.350 MHz (para uso indoor) e 5.470-5.725 MHz(para uso outdoor), sendo que o uso delas deve obdecer alguns criterios.

    No 5.470-5.725 MHz devem ser obdecidor:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm);
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm);
    - Tenha TPC (Controle de potencia de transmissão);
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência).

    Observando a homologação na anatel de alguns equipamentos, tais como: 2805-08-4940, 2042-10-5966 e esse agora (2703-10-5966)... Vemos que os equipamentos foram homologados para uso tanto em 5.470-5.725 MHz como para 5.725-5.850 MHz.

    Na minha opiniao, se o equipamento é homologado pela anatel e atende a todos os requisitos de uso da faixa 5.470-5.725 MHz ele pode ser usado normalmente, contudo, 2 engenheiro (sendo um deles o Eng. Marcelo GO), me disse que a faixa 5470 a 5725 nao pode ser usada... ai fiquei na duvida...
    Alguem ai teria algum documento ou algum trecho claro que diga que o SCM pode fazer uso dessa faixa?

    O Marcelo é super profissional, mais acho q ele não anda acompanhando o desenrolar de muitas coisas nessa nossa área, e realemente a faixa 5.470-5.725 MHz, tbm esta liberada para uso dos SCM sim, bastando seguir as regras para uso!

  5. #5

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Aproveitando....
    A Faixa de 5 Ghz faz parte das bandas ISM, sendo que o Brasil é signatário desse acordo.
    A Resolução 305/2002, assim como a 506/2008 falam sobre Radiação Restrita ( e as ISM), logo temos:
    (4920-5150)
    (5155-5345)
    (5350-5460)
    (5465-5720)
    (5725-5875)
    (5880-6100)

    As faixas de frequencias 5.725-5.850 MHz estão liberadas para qualquer aplicação ISM.

    Ainda sobre a faixa 5 Ghz observando os regulamentos e levando em consideração que o Brasil é signatário do acordo de bandas ISM, Temos as faixas 5.150-5.350 MHz (para uso indoor) e 5.470-5.725 MHz(para uso outdoor), sendo que o uso delas deve obdecer alguns criterios.

    No 5.470-5.725 MHz devem ser obdecidor:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm);
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm);
    - Tenha TPC (Controle de potencia de transmissão);
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência).

    Observando a homologação na anatel de alguns equipamentos, tais como: 2805-08-4940, 2042-10-5966 e esse agora (2703-10-5966)... Vemos que os equipamentos foram homologados para uso tanto em 5.470-5.725 MHz como para 5.725-5.850 MHz.

    Na minha opiniao, se o equipamento é homologado pela anatel e atende a todos os requisitos de uso da faixa 5.470-5.725 MHz ele pode ser usado normalmente, contudo, 2 engenheiro (sendo um deles o Eng. Marcelo GO), me disse que a faixa 5470 a 5725 nao pode ser usada... ai fiquei na duvida...
    Alguem ai teria algum documento ou algum trecho claro que diga que o SCM pode fazer uso dessa faixa?
    Até onde eu sei a faixa tbm esta liberada para uso dos SCM desde que respeitando as normas, tem muitos engenheiros que ja colocam em seus projetos basicos essa faixa, eu tbm pretendo usála, mais tenho de ver com o Marcelo oq precisa ser auterado pois foi ele quem fez todo o nosso projeto, mais que pode usar pode, tenho 100% de certeza disso!!

  6. #6

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Até onde eu sei a faixa tbm esta liberada para uso dos SCM desde que respeitando as normas, tem muitos engenheiros que ja colocam em seus projetos basicos essa faixa, eu tbm pretendo usála, mais tenho de ver com o Marcelo oq precisa ser auterado pois foi ele quem fez todo o nosso projeto, mais que pode usar pode, tenho 100% de certeza disso!!
    Alguns radios da canopy (senao me engano), trabalham nessa frequencia... Alem de varios equipamentos serem homologados tanto em 5.8 como em 5.4.
    Ja ouvi varias pessoas falando que pode ser usado.

    Eu tbm tenho 100% de certeza (praticamente)... mas fiquei em duvida qdo o Marcelo GO falou que não pode... Verifiquei a resolucao 506/2008, Seção X, que diz:

    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas 5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.

    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário.
    No meu entendimento, comparando ao nosso cenario onde temos 1 torre que atende uma determinada área (cobertura).
    O usuário ira fazer o acesso sem fio dentro da nossa area de cobertura.

  7. #7

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada!

    Agora sim vai dá pra Trabalhar Sem Medo com a Nano BridgeM5
    Estava só de olho na Homologação Agora Vamos em Frente

    Vlw Galera

  8. #8

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Homologação 703-10-5966

    Certificado de Homologao - Requerimento n 2421/10

    Faixa de Freqüências Tx (MHz)Potência Máxima de Saída
    5725,0 a 5850,0 0,01009
    5725,0 a 5850,0 0,01315

    10mW ???
    Que piada!

  9. #9

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Bom dia Senhores,

    atendendo a pedido, principalmente porque fui citado no tópico, liguei na Anatel e trago informações oficiais:
    - primeira: A PVTR, área de regulamentação da Anatel, emitiu recentemente, em 29.09.2010, um parecer em forma de entendimento, que autoriza a utilização dos equipamentos homologados na faixa de radifrequência 5.470MHz/5.725MHz, desde que obedecidas as limitações e regulamentações da Resolução 506;

    - segunda: informação de que não há limite de E.I.R.P em 5.7/5.8GHz não procede; ou seja, assim como em ponto multiponto em ponto a ponto também há limites de E.I.R.P.

    - terceira: quando eu emiti a minha opinião de que não poderia utilizar essa faixa de frequência ainda não havia esse entendimento de 29.09.2010 ou ainda eu não tinha conhecimento do mesmo.

    Concluindo: são informações oficiais que eu colhi de dentro da Anatel. Portanto, podem utilizar os equipamentos desde que homologados e desde que a regulamentação de potência sejam obedecidas. Também todos devem estar cientes de que é necessário outorga de SCM e licenciamento de estação. No mais estou à disposição.

  10. #10

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Em 5.7/5.8... pelo menos eu ja sabia que havia limite e.i.r.p
    porem, esse limite é muito alto para ptp
    algo em torno de 4w.

    alguem ja chegou perto desse potencia?
    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia Senhores,

    atendendo a pedido, principalmente porque fui citado no tópico, liguei na Anatel e trago informações oficiais:
    - primeira: A PVTR, área de regulamentação da Anatel, emitiu recentemente, em 29.09.2010, um parecer em forma de entendimento, que autoriza a utilização dos equipamentos homologados na faixa de radifrequência 5.470MHz/5.725MHz, desde que obedecidas as limitações e regulamentações da Resolução 506;

    - segunda: informação de que não há limite de E.I.R.P em 5.7/5.8GHz não procede; ou seja, assim como em ponto multiponto em ponto a ponto também há limites de E.I.R.P.

    - terceira: quando eu emiti a minha opinião de que não poderia utilizar essa faixa de frequência ainda não havia esse entendimento de 29.09.2010 ou ainda eu não tinha conhecimento do mesmo.

    Concluindo: são informações oficiais que eu colhi de dentro da Anatel. Portanto, podem utilizar os equipamentos desde que homologados e desde que a regulamentação de potência sejam obedecidas. Também todos devem estar cientes de que é necessário outorga de SCM e licenciamento de estação. No mais estou à disposição.

  11. #11

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Salve!!

    Me digam uma coisa...

    Eu tenho que comprar o equipamento homologado de quem homologou ou posso comprar do fulano e ou do cicrano que nao homologou??

  12. #12

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Salve!!

    Me digam uma coisa...

    Eu tenho que comprar o equipamento homologado de quem homologou ou posso comprar do fulano e ou do cicrano que nao homologou??
    Muita gente ja usa esse equipamento por ser de otima quilidade mas, se ja saiu a homologação compre homologado.

  13. #13

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Vamos perguntar difrenete hehehe

    A questão é a seguinte, tenho que comprar da revenda que homologou ou posso comprar de outra revenda que não homologou o produto?

  14. #14

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Vamos perguntar difrenete hehehe

    A questão é a seguinte, tenho que comprar da revenda que homologou ou posso comprar de outra revenda que não homologou o produto?
    Boa tarde,

    Segunda ou terça estarei indo à Anatel e verificarei o parecer da mesma sobre essa sua dúvida.
    Postarei aqui o resultado/parecer da Anatel sobre esse assunto.

  15. #15

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Valeu

  16. #16

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Boa tarde,

    Segunda ou terça estarei indo à Anatel e verificarei o parecer da mesma sobre essa sua dúvida.
    Postarei aqui o resultado/parecer da Anatel sobre esse assunto.
    Belza amigão, essa duvida paira sobre todos a muito tempo, eu particularmente acho que tendo q comprar da empresa que homologou chega a ser quase um monopólio dos produtos. Mas acho que isso é uma medida para restringir entrada de produtos Ilegai (paraguai).
    Vai ser de grande utilidade a sua indagação na Anatel sobre esse tema.

    Abraço !

  17. #17

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    para quem quiser dar uma lida no regulamento de homologacao:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_242_2000.pdf

  18. #18

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    acompanhado o tema

  19. #19

    Padrão Re: Nano Bridge M5 homologada

    Seria interessante observar a resolução Anatel 242 (referente à homologação / certificação de produtos) Artigo 32 item II:

    Art. 32. A homologação dos produtos objeto de certificado de conformidade não poderá ser
    utilizada por terceiros nas situações em que:
    II - o produto seja distribuído no Brasil por fornecedor diverso daquele que tenha requerido a
    homologação e este fato prejudique a responsabilidade prevista no art. 29, inciso V deste
    Regulamento.
    Este item deve constar na norma para garantir que o responsável pela homologação respeite os limites e condições estabelecidas nas normas aplicáveis. Por causa deste item, qualquer equipamento adquirido de terceiros, mesmo sendo idêntico, não está homologado.
    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_242_2000.pdf

  20. #20

    Padrão Re: NANOBRIDGE M5 HOMOLOGADA !!!

    Faixa de 5,4 pode ser usada. Se houvesse restrição deveria constar na resolução 506 de 2008.
    O TPC não é obrigatório, mas neste caso a EIRP (soma do TX com o ganho da Antena) será de no máximo 0,5W. Se o rádio possui antena integrada; provavelmente se ajuste automaticamente.
    O DFS é realmente obrigatório (é um função do fw) e se o equipamento está homologado é porque possui DFS.
    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri.../documento.asp