Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Base principal com 20 mil. É possivel?

    Bom dia.
    Eu estou fazendo um levantamento de custos para montar um provedor aqui na região e estava com duvida a respeito da torre e os gastos dela.
    Ate o momento eu tinha o seguinte orçamento:

    TORRE STAIADA 35 METROS ( dessa empresa: Link) - 5980,00
    4 Basestation 90º R$ 550 cada - R$ 2200
    6 rocket M5 (2 reservas) R$ 250 cada - R$ 1500
    Cabos blindados - R$ 300 reais.
    2 Computadores Quad core, 8gb ram,4Tb HD para cache - R$ 3900( os dois)
    Container para os servidores - 3 mil

    Ate ai daria 16880

    Sei que os preços podem variar pra menos, quando for fechar negocio eu vou pesquisar melhor e etc...

    Mas minha duvida em particular é quanto a gastos com engenheiro, crea e etc, quanto dessa parte que custa para uma torre dessas?

    Será que da pra montar uma base completa e legalizada dessa com 20 mil?


    Desde ja obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Amigo esse 2 computadores seria os 2 para cache ? Como você ira fazer o controle de clientes ? Usará mikrotik. Eu acho que da para economizar um dinheiro ai e colocar o link dedicado que está faltando.

  3. #3

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo esse 2 computadores seria os 2 para cache ? Como você ira fazer o controle de clientes ? Usará mikrotik. Eu acho que da para economizar um dinheiro ai e colocar o link dedicado que está faltando.
    Ola amigo.
    Sim tenho em mente utilizar mikrotik.

    Quanto aos computadores eu pretendo deixar um como reserva ( o primeiro estaria com 4 Hds de 1.5tb em raid 1). Se o que estiver em produção der problema eu simplesmente transfiro o HD de um para o outro.Pretendo montar um sistema de alta disponibilidade.

    Quanto ao link, este com certeza ja esta em mente mas faria parte de outro orçamento que reservei so pra isso.
    Última edição por Stronks; 04-11-2010 às 12:32.

  4. #4

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Cara compra um unico servidor, mais aquele parrudo. IBM, DELL. Com hd SAS muito superior a sata. Cara eu acho que 3 hd ta bom. Fazendo da seguinte forma:

    HD SATA = Sistema Operacional
    HD SAS = Cache SQUID
    HD SAS = Thunder Cache 6

    E uns 12gb ddr3 1333mhz, concerteza você aguenta no minimo 300 clientes online com essa configuração. No mikrotik você pode ta comprando uma rb1100 se eu não me engano tem 9 portas ethernet.

    Qual link dedicado você pretende compra, pois investir em tanta qualidade tem que ter um link embratel, gtv, ctbc link´s bons.

  5. #5

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara compra um unico servidor, mais aquele parrudo. IBM, DELL. Com hd SAS muito superior a sata. Cara eu acho que 3 hd ta bom. Fazendo da seguinte forma:

    HD SATA = Sistema Operacional
    HD SAS = Cache SQUID
    HD SAS = Thunder Cache 6

    E uns 12gb ddr3 1333mhz, concerteza você aguenta no minimo 300 clientes online com essa configuração. No mikrotik você pode ta comprando uma rb1100 se eu não me engano tem 9 portas ethernet.

    Qual link dedicado você pretende compra, pois investir em tanta qualidade tem que ter um link embratel, gtv, ctbc link´s bons.
    La onde vou montar tem da embratel... Acho que vou começar com 10mbps dedicado ( vou oferecer planos, a principio, de ate 3mb).

    Quanto aos HDs eu pretendo colocar 1 pequeno pro S.O, e fazer raid 5 para o cache com os 4 de 1.5tb.O cache necessita tanto assim de leitura de disco?

    Essa RB ai é nescessaria? Pensei que dava pra ligar as rockets direto no servidor e gerencia-los pelo mesmo...

    Bom. Quanto a um container para colocar esses servidores, você ja trabalhou com isso?

    Essa torre vai ficar em um ponto, que dela vou poder atender boa parte de 4 bairros que tem cerca de 80 mil moradores ( é uma capital) e ainda fazer enlance para 4 cidades proximas.
    Por isso preciso de uma torre muito robusta.
    Última edição por Stronks; 04-11-2010 às 13:14.

  6. #6

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara compra um unico servidor, mais aquele parrudo. IBM, DELL. Com hd SAS muito superior a sata. Cara eu acho que 3 hd ta bom. Fazendo da seguinte forma:

    HD SATA = Sistema Operacional
    HD SAS = Cache SQUID
    HD SAS = Thunder Cache 6

    E uns 12gb ddr3 1333mhz, concerteza você aguenta no minimo 300 clientes online com essa configuração. No mikrotik você pode ta comprando uma rb1100 se eu não me engano tem 9 portas ethernet.

    Qual link dedicado você pretende compra, pois investir em tanta qualidade tem que ter um link embratel, gtv, ctbc link´s bons.
    Concordo com você em comprar um servidor dedicado ao invez de uma maquina que parece ser parruda.

  7. #7

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Concordo com você em comprar um servidor dedicado mesmo ao invez de uma maquna que parece ser parruda.
    Um servidor desse é mais confiavel e duravel que 2 maquinas?

    Eu estou meio receoso de por todos ovos numa unica cesta...

  8. #8

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Então um opção para o MIKROTIK seria a RB1100 no seu caso que pretender atender uma grande quantidade de clientes, ou você pode montar um servidor mesmo so que o mikrotik não utiliza nen 10% da configuração que você postou no primeiro post, então com intuito de economizar ou investir em algo eu recomendaria a rb1100. Nela você pode ta fazendo a autenticação dos seus clientes, é onde o link da embratel vai ser injetado, com o mikrotik tem N possibilidades de configurações.

    Em relação ao proxy, o que manda na velocidade de resposta e a velocidade de acesso. Se você tem uma maquina com hd sas e memoria ddr3 de alta frequencia, não tem como comparar um hd sata com memoria ddr2 na velocidade de acesso tanto em disco e memoria.

  9. #9

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Amigo você tem que ver por outros lados, maquinas IBM rodas anos sem precisar troca nada, e não da mal contato em pente de memoria que no caso de maquina montada sempre dará esse problema eu passei por isso. Hoje eu tenho 2 servidor ibm x3200 que eu ate esqueço que eles existe, so faço a preventiva em 6 em 6 meses.

    Outra coisa que tem que ser analisado, e a parte eletrica. Aterramento, nobreak de qualidade isso tudo interfere na vida util do equipamento.

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Um servidor desse é mais confiavel e duravel que 2 maquinas?

    Eu estou meio receoso de por todos ovos numa unica cesta...
    Última edição por mktguaruja; 04-11-2010 às 13:32. Razão: erro de português

  10. #10

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Eu montei um servidor Xeon Quad 2.4ghz(12mb de cache) 8G DDR3 ECC REG, MB intel Server(suporta 2 processadores, mais coloquei somente 1) 4hds, 1 de 500g pro sistema, e 3 de 1 tera(64mgs de buffer) em raid0 pro cache, nos testes segurou 600 clientes online com velocidades de 300k a 1mg, segura bem mais, mais o I/O dos hds ficam bem altos. Ele me custou R$ 5.150,00 com frete. Eu não usaria desktop para fazer serviço de cache, e tbm não colocaria uma RB1100 pra controle, prefiro um PC todo intel com placas Gigabits, pois coloquei uma RB1100 aqui e não suportou 50% da rede e o processamento a quase 100%, com pc não passa de 5%. Meu nobreak é de 3kva e tenho 2 baterias de 150amp para ele...

    Eu acho q vc vai gastar no minimo uns 30 mil pra deixar a base legalizada e com bons equipamentos.

  11. #11

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Cara escuta o Rogerio ele teve uma experiencia com a RB1100, placa intel é muiito boa os ibm que tenho tem placa intel uso e recomendo muito boa mesmo !

  12. #12

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Eu montei um servidor Xeon Quad 2.4ghz(12mb de cache) 8G DDR3 ECC REG, MB intel Server(suporta 2 processadores, mais coloquei somente 1) 4hds, 1 de 500g pro sistema, e 3 de 1 tera(64mgs de buffer) em raid0 pro cache, nos testes segurou 600 clientes online com velocidades de 300k a 1mg, segura bem mais, mais o I/O dos hds ficam bem altos. Ele me custou R$ 5.150,00 com frete. Eu não usaria desktop para fazer serviço de cache, e tbm não colocaria uma RB1100 pra controle, prefiro um PC todo intel com placas Gigabits, pois coloquei uma RB1100 aqui e não suportou 50% da rede e o processamento a quase 100%, com pc não passa de 5%. Meu nobreak é de 3kva e tenho 2 baterias de 150amp para ele...

    Eu acho q vc vai gastar no minimo uns 30 mil pra deixar a base legalizada e com bons equipamentos.
    30 mil? humm interessante era mais ou menos na margem que eu tava pensando.



    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo você tem que ver por outros lados, maquinas IBM rodas anos sem precisar troca nada, e não da mal contato em pente de memoria que no caso de maquina montada sempre dará esse problema eu passei por isso. Hoje eu tenho 2 servidor ibm x3200 que eu ate esqueço que eles existe, so faço a preventiva em 6 em 6 meses.

    Outra coisa que tem que ser analisado, e a parte eletrica. Aterramento, nobreak de qualidade isso tudo interfere na vida util do equipamento.
    Nobreak,muito importante, não tinha lembrado disso!


    Bom sendo:

    TORRE STAIADA 35 METROS ( dessa empresa: Link) - 5980,00
    4 Basestation 90º R$ 512 cada - R$ 2048
    6 rocket M5 (2 reservas) R$ 250 cada - R$ 1500
    Cabos blindados - R$ 300 reais.
    Bom servidor - R$ 6000( os dois)
    Container para os servidores - 3 mil
    Nobreak - 3000

    22 mil por enquanto, sem contar mão de obra.

    É começar legalizado não é moleza não.
    Ainda teria que gastar 11~12 mil com a SCM...

    Me diga uma coisa, pra fazer todo o processo da SCM precisa estar ja com a torre de pe e tudo mais? Precisa de alguma outra estrutura alem dela e o CNPJ?
    Última edição por Stronks; 04-11-2010 às 14:39.

  13. #13

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Sem falar que as maquinas Dell, IBM e etc tem garantia e suporte que nenhum pc montado tem.

  14. #14

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    bom voce esta se esquecendo da licença SCM.
    e com isso com toda a papelada, projetos, valor de licenças... voce vai gastar em torno de uns 18 mil.
    sem contar equipamentos.

    e esses equipamentos que voce passou o valor não é orçamento de enpresas que ja homologaram o produto... intao para tirar a licença voce tem que adiquirir de empresas que homologaram e cobram bem mais caro...
    com esses equipamentos que voce quer montar eu acredito que voce vai gastar em torno de 40 mil.
    pode ter certeza que o custo efetivo de um projeto é bem mais alto que os valorer de orçamento.

    sem contar contador, engenheiro para fazer os relatorios, tecnologo fichado na empresa, crea da empresa...
    até o papel higienico dos funcionarios o pessoal esquece de colocar nas contas... mais sai do caixa da empresa.
    Última edição por rbginfo; 04-11-2010 às 17:02.

  15. #15

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    bom voce esta se esquecendo da licença SCM.
    e com isso com toda a papelada, projetos, valor de licenças... voce vai gastar em torno de uns 18 mil.
    sem contar equipamentos.

    e esses equipamentos que voce passou o valor não é orçamento de enpresas que ja homologaram o produto... intao para tirar a licença voce tem que adiquirir de empresas que homologaram e cobram bem mais caro...
    com esses equipamentos que voce quer montar eu acredito que voce vai gastar em torno de 40 mil.
    pode ter certeza que o custo efetivo de um projeto é bem mais alto que os valorer de orçamento.

    sem contar contador, engenheiro para fazer os relatorios, tecnologo fichado na empresa, crea da empresa...
    até o papel higienico dos funcionarios o pessoal esquece de colocar nas contas... mais sai do caixa da empresa.

    40 mil ja com licença?

    Bom eu estava planejando a licença a parte...11 mil da pra tirar ela, certo?
    Considerando apenas ela, ja que engenheiro e etc é gastos da torre.

  16. #16

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    40 mil ja com licença?

    Bom eu estava planejando a licença a parte...11 mil da pra tirar ela, certo?
    Considerando apenas ela, ja que engenheiro e etc é gastos da torre.
    11 mil é só o que voce tem que pagar para a anatel.
    para a torre voce precisa de um engenheiro civil, para a licença SCM é um engenheiro eletrico, de telecomunicações ou eletronico.
    fora o valor de 11 mil da licença tem o projeto que sai em torno de R$3.500,00
    ai depois vem as negativas da empresa, toda a papelada autenticada e isso se colocar no papel sai caro.
    voce precisa registra a sua empresa no crea que se eu não me engano sai uns 400 reais
    tem mais o tecnologo que tem que ser fichado no empresa e ter crea, e geralmente eles exigem que voce pague o crea.
    ai depois vem uns 3 meses sem dormir, algumas cartelas de calmante faixa preta e um bom psicologo.

    se colocar tudo no lapis não sai menos de 18 mil.

    e de equipamento se seu orçamento saiu por 16 mil. com equipamento homologado deve sair em torno de uns 25 mil.
    e mais a montagem da torre e engenheiro civil para acompanhar a obra...

    isso tudo se voce domina muito bem a montagem de todos esses equipamentos e não vai precisar pagar para ninguem montar servidor e alinhar antenas...
    mão de obra qualificada é mais cara ainda...

    e não pode se esquecer do capital de giro da empresa... que os primeiros 6 meses vao ser só de prejuiso se voce tiver sorte e trabalhar bem... se não o prazo é maior.


    a escolha dos equipamentos foi perfeita... voce só deve pesquisar os valores de equipamentos com as empresas que homologaram os produtos.
    Última edição por rbginfo; 04-11-2010 às 17:25.

  17. #17

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    11 mil é só o que voce tem que pagar para a anatel.
    para a torre voce precisa de um engenheiro civil, para a licença SCM é um engenheiro eletrico, de telecomunicações ou eletronico.
    fora o valor de 11 mil da licença tem o projeto que sai em torno de R$3.500,00
    ai depois vem as negativas da empresa, toda a papelada autenticada e isso se colocar no papel sai caro.
    voce precisa registra a sua empresa no crea que se eu não me engano sai uns 400 reais
    tem mais o tecnologo que tem que ser fichado no empresa e ter crea, e geralmente eles exigem que voce pague o crea.
    ai depois vem uns 3 meses sem dormir, algumas cartelas de calmante faixa preta e um bom psicologo.

    se colocar tudo no lapis não sai menos de 18 mil.

    e de equipamento se seu orçamento saiu por 16 mil. com equipamento homologado deve sair em torno de uns 25 mil.
    e mais a montagem da torre e engenheiro civil para acompanhar a obra...

    isso tudo se voce domina muito bem a montagem de todos esses equipamentos e não vai precisar pagar para ninguem montar servidor e alinhar antenas...
    mão de obra qualificada é mais cara ainda...

    e não pode se esquecer do capital de giro da empresa... que os primeiros 6 meses vao ser só de prejuiso se voce tiver sorte e trabalhar bem... se não o prazo é maior.
    Perai, ta tendo uma bagunça.

    O valor de 30 mil da torre que mencionaram ali não tinha incluso gasto algum com engenheiro?
    Sobre valor homologados:

    802.11N MIMO 5 Ghz Rocket AP 317,26 X 6 = 1902
    90 Degree 5 Ghz MIMO 20 dbi w/cables 594,15 x 4 = 2376
    Torre 35 metros - 5900
    cabos blindados - 500
    Container - 4000
    nobreak - 3000
    Servidor - 7000


    R$ 19278,00 com equipamento homologados nessa empresa:Brastel Telecomunicações

    Prestam serviço para a propria embratel.Não seriam de confiança?

  18. #18

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Perai, ta tendo uma bagunça.

    O valor de 30 mil da torre que mencionaram ali não tinha incluso gasto algum com engenheiro?
    Sobre valor homologados:

    802.11N MIMO 5 Ghz Rocket AP 317,26 X 6 = 1902
    90 Degree 5 Ghz MIMO 20 dbi w/cables 594,15 x 4 = 2376
    Torre 35 metros - 5900
    cabos blindados - 500
    Container - 4000
    nobreak - 3000
    Servidor - 7000


    R$ 19278,00 com equipamento homologados nessa empresa:Brastel Telecomunicações

    Prestam serviço para a propria embratel.Não seriam de confiança?
    os produtos ubiquiti deles nao sao homologados.
    no site da cartao bndes que eh do governo existe muito produto nao homologado.
    a venda é permitida mas a utilização não... coisa de brasil... como se traficante pudesse vender droga mas usuario não pudesse consumir... vai entender... o importante é o imposto...

    os valores de 30 mil nao tem engenheiro... voce tambem tem que ver se essa torre que voce esta comprando tem art e se esta nos padroes da anatel se não voce não tira a licensa SCM tambem.
    existe ainda muito caminho pela frente e muito picareta no mundo... tome muito cuidado.
    para quem não tem muito conhecimento o melhor é pesquisar muito sobre tudo que se vai fazer... ou entao pagar uma boa consultoria.

    existe muito consuitor e vendedor que se usa de brexas na lei para vender o seu peixe...

  19. #19

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Amigo. Sugiro priorizar a questão da SCM e depois ver a parte física. Se os caras te lacram o investimento vai todo pelo ralo.

  20. #20

    Padrão Re: Base principal com 20 mil. É possivel?

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    os produtos ubiquiti deles nao sao homologados.
    no site da cartao bndes que eh do governo existe muito produto nao homologado.
    a venda é permitida mas a utilização não... coisa de brasil... como se traficante pudesse vender droga mas usuario não pudesse consumir... vai entender... o importante é o imposto...

    os valores de 30 mil nao tem engenheiro... voce tambem tem que ver se essa torre que voce esta comprando tem art e se esta nos padroes da anatel se não voce não tira a licensa SCM tambem.
    existe ainda muito caminho pela frente e muito picareta no mundo... tome muito cuidado.
    para quem não tem muito conhecimento o melhor é pesquisar muito sobre tudo que se vai fazer... ou entao pagar uma boa consultoria.

    existe muito consuitor e vendedor que se usa de brexas na lei para vender o seu peixe...
    Por isso que eu abri esse topico...

    Mas essa questão de homologação, so pode comprar o produto com a emrpesa que homologou?
    Pensei que os produtos homologados ja permitiam a venda independente do fornecedor...
    Nossa que complicado isso.

    Você sabe me dizer quem fornece esses itens homologados acima?

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Amigo. Sugiro priorizar a questão da SCM e depois ver a parte física. Se os caras te lacram o investimento vai todo pelo ralo.

    Mas pode-se ter uma SCM sem ter a parte fisica ( apenas escritorio sem atividades e etc)?
    Poxa se isso for possivel, pra mim, ficaria muito mais facil.

    Pelo que to vendo começar um provedor com tudo certo , dentro da lei, não é moleza não. E tem gente que acha ruim quando se denuncia provedores irregulares...
    Última edição por Stronks; 05-11-2010 às 09:10.