+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    ola galera estou com essa duvida porque aqui na minha cidade tem muito pé de coqueiro...então qual a melhor frequencia para se trabalhar?

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    Depende de varios fatores.
    Depende em que situação vc irá usar sua rede wireless etc.
    Se sua cidade e muito poluida em 2.4 etc..

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    Até pouco tempo atrás, 900MHz era uma opção contraditória: a freqüência é ótima para evitar obstáculos (por um fator da natureza que não vem ao caso, quanto menor a freqüência, melhor o sinal "desvia" dos obstáculos), mas como a faixa é muito estreita, ela estava totalmente saturada, o que não permitia muitas aplicações. Com a tecnologia MIMO e técnicas de modulação 802.11n isso está mudando e pode ser que o 900MHz volte a ser uma opção interessante.
    Alguns fabricantes já estão anunciando rádios em 802.11n, 900MHz que podem ser uma opção para o seu caso.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    Eu tenho um caso aqui de um enlace que atende 30 clientes e estou usando em 2,4, tentei fechar em 5,8 e não passou, mas ficou ótimo em 2,4to satisfeito por enquanto.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    Citação Postado originalmente por skaphynton Ver Post
    ola galera estou com essa duvida porque aqui na minha cidade tem muito pé de coqueiro...então qual a melhor frequencia para se trabalhar?
    Em algumas áreas onde há esse tipo de obstáculo, o correto ainda é usar 2.4ghz. 5.8ghz somente quando precisares passar muita banda e tiver visada entre o ponto A e o ponto B. em 5.8ghz terás um espectro mais limpo e estável que 2.4ghz.
    Mas pro seu caso em específico é usar um canal em 2.4ghz que não seja canal padrão (6,11) fuja desses canais e use ótimos equipamentos ligados a antenas na polarização Vertical. assim voce foge dos coqueiros. nos clientes tente usar sempre Antena de alto ganho +radio ligado direto ao cabo da antena, isso te dará 100% de potencia irradiada e o sinal de recepção irá melhorar tbm. muitos casos que vejo em consultoria , estão entre a antena e o radio. cabos mal soldados, etc etc...
    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    aqui não é poluido por 2.4 so tem provedor do meu conhecimento ate agora

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    parece que 2,4 ainda é uma boa solução....A frequência de 5,8 ela não tem um alcance maior não?

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor frequencia 2,4 ou 5,8 quando se tem muitos obstaculos

    Citação Postado originalmente por skaphynton Ver Post
    parece que 2,4 ainda é uma boa solução....A frequência de 5,8 ela não tem um alcance maior não?
    Tem alcance maior e passa mais banda, no entanto é mais sensível aos obstáculos. No seu caso não vai funcionar. Já que não tem interferência de rádio, vai de 2.4 que é a melhor solução, a não ser que queira gastar mais e usar 900 mhz. Mas já vou avisando: se tem coqueiro demais, talvez nem 2.4 resolva. Já vi locais onde os coqueirais chegam a formar uma parede, e se não tiver visada pode esquecer 2.4 tambem.