Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão melhor solução para cliente

    salve meus queridos, no começo eu usava placas de redes wireless nos clientes, com o passar do tempo e os varios problemas encontrados, eu mudei passei a colocar APs em modo cliente, o AP fica embaixo e sai o cabo de rede (1 metro) e conecto no pc, mas com o passar do tempo eu vi que era hora de mudar denovo, digo isso pq hj existem soluções para modo cliente muito praticas, vc joga uma caixa no ar que dentro dela tem um roteador, antena tudo embutido, como Ubiquiti (nunca usei, nem sei como funciona) eu ví essa da Aquarios e achei interessante Wex Station WS-2412 Aquario 2.4 GHz 12 dBi - SendShop , porem nunca tive contato com nenhum desses equipamentos e tenho medo de mandar algum cliente meu comprar e na hora não ter modo cliente ou não funcionar direito, etc... por isso recorro aos senhores meu "Professores" e pergunto o que vocês usam na casa dos clientes para receber o sinal wireless ? diga o fabricante, modelo e pq vc usa atualmente esse equipamento, vamos trocar ideias e informações validas creio que isso irá ajudar a muitos, ficarei muito grato e com certeza vai facilitar ainda mais nossa vida, um forte abraço

  2. #2

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por lobomal Ver Post
    salve meus queridos, no começo eu usava placas de redes wireless nos clientes, com o passar do tempo e os varios problemas encontrados, eu mudei passei a colocar APs em modo cliente, o AP fica embaixo e sai o cabo de rede (1 metro) e conecto no pc, mas com o passar do tempo eu vi que era hora de mudar denovo, digo isso pq hj existem soluções para modo cliente muito praticas, vc joga uma caixa no ar que dentro dela tem um roteador, antena tudo embutido, como Ubiquiti (nunca usei, nem sei como funciona) eu ví essa da Aquarios e achei interessante Wex Station WS-2412 Aquario 2.4 GHz 12 dBi - SendShop , porem nunca tive contato com nenhum desses equipamentos e tenho medo de mandar algum cliente meu comprar e na hora não ter modo cliente ou não funcionar direito, etc... por isso recorro aos senhores meu "Professores" e pergunto o que vocês usam na casa dos clientes para receber o sinal wireless ? diga o fabricante, modelo e pq vc usa atualmente esse equipamento, vamos trocar ideias e informações validas creio que isso irá ajudar a muitos, ficarei muito grato e com certeza vai facilitar ainda mais nossa vida, um forte abraço
    Amigo nesse preço você compra nano Loco, nanostation M5 ou seja equipamentos da série M da ubiquiti e não vai querer saber de outra coisa, é o melhor nivel de CPE que eu ja vi.

  3. #3

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Amigo nesse preço você compra nano Loco, nanostation M5 ou seja equipamentos da série M da ubiquiti e não vai querer saber de outra coisa, é o melhor nivel de CPE que eu ja vi.
    Mas não adianta colocar linha M se a base dele não for M também. Ele pode optar por Nano Loco e Nano Station normal, mas em locais com muita interferência eu estou preferindo utilizar antenas direcionais. Tenho notado nivel muito alto de ruido nas CPEs que tem ângulo de abertura acima de 35°.
    Em um cliente com Nano Loco eu estava com SNR na faixa de 20 e ccq oscilando muito, troquei por OIW 2415CPE e ficou filé, cravado em 11Mbps, ccq acima de 90% o tempo todo e SNR na faixa de 40.

  4. #4

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Mas vocês falam : Você pode usar Nano, mas minha pergunta é: vocês usam esse Nano ? é bom mesmo, funciona legal para clientes perto (100 metros) e para clientes longe (3 km) ?

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por lobomal Ver Post
    Mas vocês falam : Você pode usar Nano, mas minha pergunta é: vocês usam esse Nano ? é bom mesmo, funciona legal para clientes perto (100 metros) e para clientes longe (3 km) ?
    Nano Station 5 é capaz de fazer um link de cerca 4 KM dependendo do Rádio Base AP com CCQ de 100%
    Nano Station M5 é capaz de fazer um link de cerca 7 KM dependendo do Rádio Base AP com CCQ de 100%

  6. #6

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por lobomal Ver Post
    Mas vocês falam : Você pode usar Nano, mas minha pergunta é: vocês usam esse Nano ? é bom mesmo, funciona legal para clientes perto (100 metros) e para clientes longe (3 km) ?
    É lógico que a gente usa, você acha que a gente ia dar palpite sem saber? Inclusive dei meu parecer, é muito bom em diversas situações, mas como aqui tenho muita interferência RF, estou preferindo bullet com antena direcional pra fechar o ângulo de irradiação.


    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Nano Station 5 é capaz de fazer um link de cerca 4 KM dependendo do Rádio Base AP com CCQ de 100%
    Nano Station M5 é capaz de fazer um link de cerca 7 KM dependendo do Rádio Base AP com CCQ de 100%
    Mas ele tá falando de AP cliente em 2.4. Vocês tão falando de 5.8 mas a base dele é 2.4Ghz.

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Mas ele tá falando de AP cliente em 2.4. Vocês tão falando de 5.8 mas a base dele é 2.4Ghz.
    Desculpe pela falha na atenção mas os valores são mais ou menos os mesmos ! Salo excesso de poulição no canal que ele estiver utulizando !

    Grande Abraço !

  8. #8

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    então minha rede é 2.4, vcs indicam usar nos clientes Nano Loco e Nano Station, isso mesmo ? basicamente qual a diferença entre um e outro ? agradecido até aqui pelas dicas

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por lobomal Ver Post
    então minha rede é 2.4, vcs indicam usar nos clientes Nano Loco e Nano Station, isso mesmo ? basicamente qual a diferença entre um e outro ? agradecido até aqui pelas dicas
    Uma vez um professor acadêmico meu me ensinou que não se deve dar o peixe e sim a vara, anzol, e ensinar a procurar a minhoca e pescar, então vamos lá segue abaixo o link para os dois informativos do NanoStation 2 e do Nano LOCO 2

    http://www.ubnt.com/downloads/ns2_datasheet.pdf
    http://www.ubnt.com/downloads/loco2_datasheet.pdf

    Caso ainda reste alguma dúvida terei a maior boa vontade em esclarecer !

  10. #10

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Ola lodomal.

    Vá na área de "Enlaces de longa distancia" aqui no forum e leia alguns tópicos, interessante que não é o seu caso, mas de lá você vai tirar muita informação para seus PtMP de curta e média distancia (é só prestar atenção nos casos e separar as dicas do que te serve).

    Eu aconselho não usar NanoStation (nenhum modelo deles) nos clientes. Apesar de funcionar a principio "perfeitamente", como disse nosso amigo anteriormente, eles tem uma abertura horizontal muito grande para os clientes. Use NanoStation no caso que precisar fazer um PtMP, com o NanoStation como "setorial'. Nos clientes, você pode usar tanto Bullet com antena externa, ou até mesmo um AirGrid (que é quase a mesma coisa que um bullet com antena externa, mas ja vem tudo junto embutido). Quando mais você fechar o sinal nos seus clientes, melhor. Tem também o NanoBridge, mas esse é um pouco mais caro, e não testei ainda, mas com certeza também é uma excelente opção pela menor abertura horizontal.

  11. #11

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Eu não diria nunca use nano, mas agora não instalo mais em clientes nos bairros onde há grande concentração de sinais wifi. Onde eu já tinha o nano station (ou qualquer outra cpe com antena integrada setorial) e verifico alto nível de ruído, estou colocando antena externa ou mesmo trocando pelo bullet + grade. Já o nano loco não tem jeito, só trocando. Além do bullet com antena de grade outra solução que funcionou super bem foi o OIW 2415-CPE e o preço é bem razoável. Ele tem antena integrada mas é direcional, e não capta tanta interferência lateral.
    Com certeza quando eu montar um POP em 5.8, só vou usar bullet M e air grid nos clientes.

  12. #12

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Ainda bem que na minha cidade so é eu e um concorrente, tenho varios clientes assinantes que usam somente no wi-fi no note book de tão limpo que é o espectro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Eu não diria nunca use nano, mas agora não instalo mais em clientes nos bairros onde há grande concentração de sinais wifi. Onde eu já tinha o nano station (ou qualquer outra cpe com antena integrada setorial) e verifico alto nível de ruído, estou colocando antena externa ou mesmo trocando pelo bullet + grade. Já o nano loco não tem jeito, só trocando. Além do bullet com antena de grade outra solução que funcionou super bem foi o OIW 2415-CPE e o preço é bem razoável. Ele tem antena integrada mas é direcional, e não capta tanta interferência lateral.
    Com certeza quando eu montar um POP em 5.8, só vou usar bullet M e air grid nos clientes.
    Caro Amigo, só pra contribuir, se pretende usar AriGrid ou NanoBridge nos clientes aconselho montar BaseStation + Rocket M5 ou um cluster de NanoStation M5 de 6 unidades, pois ai vc vai estar trabalhando nasd duas pontas em Mimo 2x2, pois o Bullet M é Mimo 1x1.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha ☼ aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!

  14. #14

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    use antena de grade 25dbi e bullet. Nano loco é bem sensível a interferências e tem a abertura muito grande.

  15. #15

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro Amigo, só pra contribuir, se pretende usar AriGrid ou NanoBridge nos clientes aconselho montar BaseStation + Rocket M5 ou um cluster de NanoStation M5 de 6 unidades, pois ai vc vai estar trabalhando nasd duas pontas em Mimo 2x2, pois o Bullet M é Mimo 1x1.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha ☼ aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!
    Paulo, quer dizer então que se eu montar uma base com Rocket M5, o Bullet M5 não é recomendável para cliente? Somente airgrid e nano bridge? Então quando o Bullet M5 é recomendável?

    P.S: depois de escrever este post, verifiquei no site da ubiquiti que airgrid também não é 2x2. Somente o Nano Station M, Nano Loco M, Nano Bridge M e Power Bridge M são Mimo 2x2
    Última edição por katraka; 07-11-2010 às 19:44.

  16. #16

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro Amigo, só pra contribuir, se pretende usar AriGrid ou NanoBridge nos clientes aconselho montar BaseStation + Rocket M5 ou um cluster de NanoStation M5 de 6 unidades, pois ai vc vai estar trabalhando nasd duas pontas em Mimo 2x2, pois o Bullet M é Mimo 1x1.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha ☼ aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Paulo, quer dizer então que se eu montar uma base com Rocket M5, o Bullet M5 não é recomendável para cliente? Somente airgrid e nano bridge? Então quando o Bullet M5 é recomendável?
    Só para esclarecer, BaseStation+Rocket M5 faz MIMO 2x2, e para atender clientes em MIMO 2x2 usa o NanoBridge. AirGrid é MIMO 1x1, assim como o Bullet M5 também é MIMO 1x1. Portanto, você usaria Bullet M5 nos mesmos casos que usaria AirGrid, a diferença é que com Bullet M5 você tem a opção de escolher a antena que vai usar (tanto no tamanho quando se quer grade ou disco), e o AirGrid vem embutido na antena.

    Mas tanto o Bullet M5 quando o AirGrid M5 vão conectar normalmente no Rocket M5+BaseStation mesmo com AirMax ativado, só que não vai usar o MIMO 2x2 que a BaseStation+Rocket M5 suporta, vai usar só MIMO 1x1, pegando sinal na polaridade da antena que for usada no Bullet M5 ou a polaridade que for usada com o AirGrid.

  17. #17

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Só para esclarecer, BaseStation+Rocket M5 faz MIMO 2x2, e para atender clientes em MIMO 2x2 usa o NanoBridge. AirGrid é MIMO 1x1, assim como o Bullet M5 também é MIMO 1x1. Portanto, você usaria Bullet M5 nos mesmos casos que usaria AirGrid, a diferença é que com Bullet M5 você tem a opção de escolher a antena que vai usar (tanto no tamanho quando se quer grade ou disco), e o AirGrid vem embutido na antena.

    Mas tanto o Bullet M5 quando o AirGrid M5 vão conectar normalmente no Rocket M5+BaseStation mesmo com AirMax ativado, só que não vai usar o MIMO 2x2 que a BaseStation+Rocket M5 suporta, vai usar só MIMO 1x1, pegando sinal na polaridade da antena que for usada no Bullet M5 ou a polaridade que for usada com o AirGrid.
    Beleza, então quer dizer que com Rocket M com Airmax ativado posso tanto usar Bullet M e AirGrid (1x1) e o Nano Bridge funcionando em 2x2?
    Também para contribuir, aí vai o link para o comparativo entre as cpe's com airmax. Aí dá pra ver extamente quais são 2x2. O próprio site da ubiquiti é bem pouco esclarecedor nesse sentido.

    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf

  18. #18

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    No caso, poderiam informar como montar este cluster de M5? Estou querendo montar um com nano M5 e M2.
    São qtos nanos?
    Como setar os canais?
    Qual distância um do outro?
    Pensei em montar dois clusters na mesma torre, com distância vertical de 70 cm um do outro e, com nano M5 e M2 alternados, 3 de cada, separados lateralmente a 50cm um do outro. Somando-se os dois clusters, teria 6 nano de cada.

    Aguardo,

    Luiz Antonio
    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro Amigo, só pra contribuir, se pretende usar AriGrid ou NanoBridge nos clientes aconselho montar BaseStation + Rocket M5 ou um cluster de NanoStation M5 de 6 unidades, pois ai vc vai estar trabalhando nasd duas pontas em Mimo 2x2, pois o Bullet M é Mimo 1x1.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha ☼ aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!

  19. #19

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Olá,

    boa tarde senhores!

    Técnicamente ELSYS é superior ao loco M5 CONFIRA ABAIXO um breve comparativo...

    AP CPE WI-FI 5,8Ghz Vs NAO LOCO M5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE5N Vs NANOLOCO M5.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	26,6 KB
ID:      	26470

    O CPE-2N (para 2,4) e CPE-5N (para 5,8) da ELSYS tem surpreendido muitos provedores e colocando em questão CUSTO/BENEFÍCIO dos Loco Ubiquiti. Os produtos ELSYS são produtos genuínamente Brasileiro (montado no Brasil, em Manaus), com GARANTIA DE 01 ANO, HOMOLOGADOS, CERTIFICADOS e agora com FIRMWARE da AP/Router desenvolvido unicamente p/ linha ELSYS de produtos WISP. NÃO ADIANTA AQUI FICAR-MOS APONTANDO QUAL É A MELHOR PARA VOCÊ, SÓ COMPRANDO, TESTANDO, USANDO NO SEU PROVEDOR DENTRO DA REALIDADE DE CADA REGIÃO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR TODAS AS RESPOSTAS PARA SUAS DÚVIDAS!
    Última edição por Connectoway; 18-08-2011 às 13:11.

  20. #20

    Padrão Re: melhor solução para cliente

    Discordo totalmente!

    Citação Postado originalmente por Connectoway Ver Post
    Olá,

    boa tarde senhores!

    Técnicamente ELSYS é superior ao loco M5 CONFIRA ABAIXO um breve comparativo...

    AP CPE WI-FI 5,8Ghz Vs NAO LOCO M5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE5N Vs NANOLOCO M5.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	26,6 KB
ID:      	26470

    O CPE-2N (para 2,4) e CPE-5N (para 5,8) da ELSYS tem surpreendido muitos provedores e colocando em questão CUSTO/BENEFÍCIO dos Loco Ubiquiti. Os produtos ELSYS são produtos genuínamente Brasileiro (montado no Brasil, em Manaus), com GARANTIA DE 01 ANO, HOMOLOGADOS, CERTIFICADOS e agora com FIRMWARE da AP/Router desenvolvido unicamente p/ linha ELSYS de produtos WISP. NÃO ADIANTA AQUI FICAR-MOS APONTANDO QUAL É A MELHOR PARA VOCÊ, SÓ COMPRANDO, TESTANDO, USANDO NO SEU PROVEDOR DENTRO DA REALIDADE DE CADA REGIÃO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR TODAS AS RESPOSTAS PARA SUAS DÚVIDAS!