Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um POP Airmax

    Ola a todos,

    Estava aqui pensando em alguns casos para montar um POP 100% AirMax da Ubiquiti.

    Bom, vamos considerar 2 casos que eu pensei, talvez eu esteja deixando algo passar para não conseguir ver a melhor opção, mas vamos lá.

    1º OPÇÃO
    Colocar Rocket M5 + BaseStaton, utilizando em todos os clientes dessa POP NanoBridge M5. Eu poderia colocar até 4 BaseStation de 90º com Rocket M5, hahabitando o Airmax e fazer MIMO 2x2 em todos os clientes, tendo assim um excelente throughput disponível por cliente.

    2º OPÇÃO
    Colocar Bullet M5 na POP, e utilizar AirGrid M5 nos clientes. Habilitando também o AirMax e fazendo MIMO 1x1 nos clientes. Diminuiria um pouco o throughtput nos clientes, mas ai vem a idéia. Eu poderia colocar 4 BaseStation de 90º, e acoplar 2 Bullet M5 nelas, fazendo assim uma distribuilção de sinal em horizontal separadamente de vertical. Assim poderia ter uma quantidade maior de cliente "pendurado" em cada BaseStation (instala alguns horizontal e outros vertical) gerando uma menor quantidade de interferencia devido a polarização.

    -------

    Bom, visto que não é necessário um thorughtput muito grande nos clientes, pois venderia no máximo 512kbps por cliente, achei bem interessante a segunda opção. O que vocês acham?

    Porém, por outro lado, todo mundo diz que um Rocket M5 guenta mais de 50 clientes simultâneos tranquilamento, e se for assim, a primeira opção seria melhor, visto que é muito dificel em uma POP com 4 setoriais ter 50 clientes simultaneos, e então nesse caso, melhoraria a qualidade nos clientes individualmente visto o uso do MIMO 2x2, e a rede estaria pronta para uma futura ampliação de banda em clientes.


    O que os gurus tem de idéia sobre o assunto?

  2. #2

    Padrão Re: Um POP Airmax

    A minha opinião é que a segunda opção não compensa pq se for para comportar mais clientes pode usar a Rocket mesmo que ela da conta do recado. Aqui uso assim. Rocket+Base station.

  3. #3

    Padrão Re: Um POP Airmax

    La vem...
    Amigo nao inventa!!! Tu vai ter e dor de cabeça isso sim... Faz a primeira opcao!!! coloque o que voce quiser da serie M5, que a rocket vai da conta... Vai por mim porque eu ja tenho a quase 1 ano um provedor 100% serie M5!!

  4. #4

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Por que não usar a série M2?

  5. #5

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Por que não usar a série M2?
    Tbm rola amigo, se vc não tem muitos concorrentes na mesma frequencia, mais muitos tem interferencia nessa faixa, e o pessoal anda usando em 5.4 q ainda não esta poluida...

  6. #6

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Excelente pergunta!

    Os gringos fazem POP 100% AirMAX em 2.4 GHz.
    E olha que a nossa interferência e poluição de espectro ficam longe dos níveis de lá


    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Por que não usar a série M2?

  7. #7

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Excelente pergunta!

    Os gringos fazem POP 100% AirMAX em 2.4 GHz.
    E olha que a nossa interferência e poluição de espectro ficam longe dos níveis de lá
    Eu também sou fâ do 2.4
    Zé Alves, a linha AirMax se propõe também a lidar melhor com as interferências né? Podería falar mais tecnicamente sobre isso?

    Mas acho que não vai pegar por outro motivo. Pelo que encontrei, só o Bullet2M está homologado. Assim, todo o restante da linha fica prejudicado em nosso país.
    Para minha região 5.8 é excelente para ponto a ponto, mas duvido que algo funcione bem em multiponto. Muito arborizado e relevo acidentado.
    Um cenário mais propício para mesh com alguns pontos gateways estratégicos.
    Mas como mesh está pouco debatido, não vou ser eu que vou enfiar a mão no bolso para descobrir, hehehe!!!.
    Daí que prefiro continuar no 2.4. Aqui está cheio também, mas com jeitinho a gente vai driblando as interferências.
    E se pegar mesmo a nova forma de comercialização da OI, os adsl logo ficarão inviáveis para compartilhar, pois os novos planos preveem cobrar por consumo. Nâo sei como será para os antigos. Aqui tem provedor com SCM e trabalha só em cima de adsl. Se for pagar dedicado com os preços novos, quebra.

  8. #8

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Poxa amigo para vender no máximo 512kbps eu acho que se não quiser investir melhor fica em 2.4 pois hoje tenho clientes todos com 512k e fica em media 25 online por cartao, so que nen todos usando o maximo da banda. t+

  9. #9

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Na minha opinião toda empresa que se propõe a vender produtos wireless em algum Pais, deveria homologar sua linha perante aos orgão competentes. Menos que isso é dar uma de "João sem braço". Tá certo que ninguém é obrigado a comprar mas se o produto é bom o que que custa para a Ubiquiti Homologar?! Vindo do Brasil, Paraguay ou seja lá de onde for, quem acaba lucrando é ela mesmo.
    Aqui uso no meu POP Airmax 100% mas seria muito bom se todos os itens fosse homologados.
    A Ubiquiti não tem desculpas para ela mesma não Homologar seus produtos aqui pois acredito que o mercado consumidor do Brasil é bem expressivo. Eu um micro-provedor já gastei bem mais de R$10.000,00 em soluções Airmax quem dirá os grandes...

  10. #10

    Padrão Re: Um POP Airmax

    O pessoal e da linha M2 o que esta homologado? para uso no POP e no Cliente.

  11. #11

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    O pessoal e da linha M2 o que esta homologado? para uso no POP e no Cliente.
    Ate o momento so o bullet M2...

  12. #12

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Ate o momento so o bullet M2...
    Rogério, é isso que venho reclamando faz tempo. Se fala tanto em 5.8 que penso que o pessoal das distribuidoras responsáveis pelas homologações acabaram ficando hipnotizados pelo 5.8 e esqueceram no grande mercado 2.4. Já imaginou um pop com rocket2M e setoriais airmax, que show deve ficar? E todo cliente com bullet2M ou nanoloco2M?
    Até os ponto a ponto dentro da cidade dá para levar em 2.4 com as Dish.
    Como diz a letra da música:
    Sonho meu, sonho meu
    Vai buscar que mora longe
    Sonho meu
    Sonho meu, sonho meu
    Vai buscar que mora longe
    Sonho meu
    Vai mostrar esta saudade
    Sonho meu
    Com a sua liberdade
    Sonho meu

    Ficamos no sonho, e sem a liberdade de uma homologação. Uma mísera homologação para um dos maiores fabricantes do mundo. Fabricantes que perdem mercado num dos maiores mercados consumidores do mundo na área de wireless.
    Zé Alves, voce que tem proximidade com o pessoal da Ubiquiti, dá uma ajudinha aí para nós.
    Como você mesmo disse, lá se usa muito mais que nós o 2.4 e todos convivem.

  13. #13

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Se fala muito em thouput mimo 2x2 5.8, mas em se tratando de 2.4 qual a transferência real máxima?
    nunca utilizei mimo em 2.4, somente em 5.8 para ptp.

  14. #14

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Pessoal existe a possibilidade de um provedor homologar um determinado equipamento para uso na própria empresa, não como vendedor?

  15. #15

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Pessoal existe a possibilidade de um provedor homologar um determinado equipamento para uso na própria empresa, não como vendedor?
    Tem uai... logico que tem, tem ate como um grupo de empresas homologarem... Tipo: o que falta nao e uma comunidade de provedores, ou forum.. mas sim uma associação de provedores do brasil...

    Onde se podem homologarem, utilizar ate o SCM em conjunto com a associação, forum de duvidas, projetos, e etc... Todo mundo tem algo parecido: CRM, CREFITO, CREA e etc... O que falta e o povo se unir!!!

    Em 2014 vote em mim para presidente... Ou click na estrelinha biba aqui em baixo, para levantar meu humor!!!!

  16. #16

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Tem uai... logico que tem, tem ate como um grupo de empresas homologarem... Tipo: o que falta nao e uma comunidade de provedores, ou forum.. mas sim uma associação de provedores do brasil...

    Onde se podem homologarem, utilizar ate o SCM em conjunto com a associação, forum de duvidas, projetos, e etc... Todo mundo tem algo parecido: CRM, CREFITO, CREA e etc... O que falta e o povo se unir!!!

    Em 2014 vote em mim para presidente... Ou click na estrelinha biba aqui em baixo, para levantar meu humor!!!!

    É isso ai mesmo, dei uma lida na resolução que fala das homologações e vc pode sim homologar um produto para uso próprio, veja com a Anatel que eles te passam o procedimento a fazer.

    Abraço !

  17. #17

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Na minha opinião toda empresa que se propõe a vender produtos wireless em algum Pais, deveria homologar sua linha perante aos orgão competentes. Menos que isso é dar uma de "João sem braço". Tá certo que ninguém é obrigado a comprar mas se o produto é bom o que que custa para a Ubiquiti Homologar?! Vindo do Brasil, Paraguay ou seja lá de onde for, quem acaba lucrando é ela mesmo.
    Aqui uso no meu POP Airmax 100% mas seria muito bom se todos os itens fosse homologados.
    A Ubiquiti não tem desculpas para ela mesma não Homologar seus produtos aqui pois acredito que o mercado consumidor do Brasil é bem expressivo. Eu um micro-provedor já gastei bem mais de R$10.000,00 em soluções Airmax quem dirá os grandes...
    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Tem uai... logico que tem, tem ate como um grupo de empresas homologarem... Tipo: o que falta nao e uma comunidade de provedores, ou forum.. mas sim uma associação de provedores do brasil...

    Onde se podem homologarem, utilizar ate o SCM em conjunto com a associação, forum de duvidas, projetos, e etc... Todo mundo tem algo parecido: CRM, CREFITO, CREA e etc... O que falta e o povo se unir!!!

    Em 2014 vote em mim para presidente... Ou click na estrelinha biba aqui em baixo, para levantar meu humor!!!!
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rogério, é isso que venho reclamando faz tempo. Se fala tanto em 5.8 que penso que o pessoal das distribuidoras responsáveis pelas homologações acabaram ficando hipnotizados pelo 5.8 e esqueceram no grande mercado 2.4. Já imaginou um pop com rocket2M e setoriais airmax, que show deve ficar? E todo cliente com bullet2M ou nanoloco2M?
    Até os ponto a ponto dentro da cidade dá para levar em 2.4 com as Dish.
    Como diz a letra da música:
    Sonho meu, sonho meu
    Vai buscar que mora longe
    Sonho meu
    Sonho meu, sonho meu
    Vai buscar que mora longe
    Sonho meu
    Vai mostrar esta saudade
    Sonho meu
    Com a sua liberdade
    Sonho meu

    Ficamos no sonho, e sem a liberdade de uma homologação. Uma mísera homologação para um dos maiores fabricantes do mundo. Fabricantes que perdem mercado num dos maiores mercados consumidores do mundo na área de wireless.
    Zé Alves, voce que tem proximidade com o pessoal da Ubiquiti, dá uma ajudinha aí para nós.
    Como você mesmo disse, lá se usa muito mais que nós o 2.4 e todos convivem.
    Oi Tcharllys e Carlos.

    Esse assunto da Ubiquiti homologar daria páginas e páginas de controvérsia e não mudaria em nada o cenário atual porque eles já foram claros quando disseram no AWC-brasil (abril/2010) que a forma de homologação mais eficiente é através do fornecedor local. Cabe a nós prestigiar os fornecedores que homologaram os produtos para ter poder de barganha e pleitear a homologação do restante da linha Ubiquiti.

    Edu. A idéia de uma associação de provedores é viável e a coisa mais inteligente que já foi dita quando o assunto é homologação. Quem sabe a gente aqui do Under consegue fazer isso virar realidade? Seria muito legal e traria mais força para o nosso grupo.

    Abraço a todos,

    ZéAlves

  18. #18

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Zé Alves, entendo perfeitamente a posição da Ubiquiti quanto a ela própria não assumir este papel, diferente da D-link e Tp-link por exemplo. Mas como fabricantes eles poderiam impor condições para que os distribuidores oficiais agissem neste respeito.

    E por falar em respeito, pessoal vamos prestigiar os distribuidores. Afinal não sai mais caro não. Eu tenho comprado da WDC e da American Satelite, que homologaram alguns dos produtos e sempre a um preço vantajoso e até parcelado no cartão. Não me arrependo.
    Tenho visto outras ofertas de preço que não são nada diferente deles e com a garantia da homologação.

  19. #19

    Padrão Re: Um POP Airmax

    isso ae gente, vamos marca uma reuniao!!! Nao sei quem e que vai marca um encontro (uma reuniao) em foz do iguaçu, mas ja podia pegar o nome da negada interresada!!! se tiver alguem afim de me ajudar, eu vou pegar assinaturas e e-mails e etc... para que a gente troque de ideias, olha so.... para homologar, tem empresas em campinas que faz isso, e o valor e entre 10 a 15 mil reais... o ideial era as empresas que vendem equipamentos ajudarem tambem!!! VAMOSSSS BRASIL!!!
    Continuem clickando na estrelinha biba ae em baixo!!! quero ver se vou ganhar super poderes!!!

  20. #20

    Padrão Re: Um POP Airmax

    Pessoal, alguém já conseguiu atingir um número considerável de clientes simultâneos dentro do AIRMAX ( rocket5 + antena Setorial) ?? tipo acima de uns 40 ~50 clientes?

    E o que acharam da estabilidade dos equipamentos ( travamento, falhas, etc) ??

    abs