+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dimensionamento de hardware para squid em 40mb de link a serem expandidos

    Bom, preciso dimensionar o hardware de um server para rodar o squid num link bem esdrúxulo, e estou meio perdido, pois não tenho parâmetros por onde me limitar... bem, tenho lido bastante e descobri que o squid desperdiça os multiplos núcleos do processador, isso é verdade?? tem como contornar isso?, que influência tem os caches ( l1, l2, l3), no desempenho do squid?? memórias de clock mais alto afetam muito o desempenho ou as ddr2 800 já são um exagero?? entre 8gb de ddr2, ou 12 ou 24gb de ddr3, vale a pena pagar por um core i5/i7 para poder usar as ddr3?? entre as placas onboard, e as offboard, vale a pena achar uma placa que tenha processador embutido?? ( como nos antigos hard-modems), hd's de grande capacidade são uma realidade hoje... não existem mais hd's de 40 ou 80gb... para fazer um raid0 entre 4hd's por exemplo, 2tb de cache não é um negócio meio absurdo??? >> desculpem me alongar muito nesse post, mas quero uma idéia mais geral sobre como o squid gerencia e é afetado pelos recursos de hardware disponíveis.... um abraço a todos...

    editando: >> a propósito, qual seria a influência do cachê dos discos na velocidade do acesso?? vale mais a pena um WD VelociRaptor de 10krpm ou um caviar green series que tem 64mb de cache? a diferença de desempenho é significativa??
    Última edição por guipoletto; 08-11-2010 às 01:39.

  2. #2

    Padrão Re: Dimensionamento de hardware para squid em 40mb de link a serem expandidos

    Como já foi postado em muitos artigos, não querendo desmerecer o companheiro, não existe formula para o provisionamento. Mas existem algumas dicas para você se basear:
    1. quanto maior e melhor o hardware, melhor será seu proxy, SE souber configurá-lo. Se o Squid ou o Lusca não forem a sua praia sugiro procurar um profissional da área que extrairá cada gota de performance do hardware que você configurará;
    2. No quesito memória, quanto + rápida e > a capacidade melhor;
    3. Na questão dos HDs já não é assim. Pode ser HDs separados ou montados em RAID, de preferência SAS. O que conta para o proxy é velocidade, muito mais do que tamanho. E quanto maior a capacidade do teu HD mais memória você vai precisar. Esta fórmula de consumo de memória você pode achar no wiki do Squid. Não lembro de cabeça senão postaria pra ti aqui;
    3. 40MB de link = muitos clientes ou aplicações críticas. Dê prefência para um hardware de servidor mesmo. Você com certeza extrairá mais performance de um opteron ou de um xeon do que um processador comum de desktop.
    4. ajuste do squid.conf - De nada adianta você ter um super hardware se o squid.conf fica meio padrão.

    Bem são estas as dicas, e sucesso com o servidor por aí amigo.

  3. #3

    Padrão Re: Dimensionamento de hardware para squid em 40mb de link a serem expandidos

    Valeu a dica amigo... o detalhe é que eu disponho apenas de algo perto de 1500 dólares para montar esse micro.... e as mobos de xeon custam em média 450 dólares, mais o processador na faixa dos 300, e as memórias só ddr2, que são bem mais caras se comparado as ddr3... por isso fico tão perdido ao montar essa máquina.. pois 1500 dólares dá pra montar praticamente qualquer kit-"doméstico", mas para um servidor é relativamente pouco... cada hd sas costuma sair por 250 dólares, e um hd sata de 7200rpm sai por 45, 55 dólares.. dá pra montar um raid0 de 4 deles mais barato que cada unidade sas...

  4. #4

    Padrão Re: Dimensionamento de hardware para squid em 40mb de link a serem expandidos

    Se você for montar um squid simples, sem fazer cache-full ou então sem thundercache e afins, pode ser um processador mais simples. O squid ainda não tira proveito de máquinas multiprocessadas, mas é algo que já está no roadmap dos caras. Hoje em dia se você quiser usar hardware multiprocessado tem que fazer um "workaround" (famosa gambiarra) com os arquivos de configuração para levantar mais de uma instância do squid e daí cada uma delas cuida de uma coisa.
    Prefira portanto investir em capacidade de memória e HDs rápidos.

  5. #5

    Padrão Re: Dimensionamento de hardware para squid em 40mb de link a serem expandidos

    Exatamente oque será feito... mobo soquete 1366 ( por causa do suporte a tri-channel), com 6 slots de memória, acho q vou pegar um kit de 24gb da patriot, um ssd pci express como cache primário, e uns satas baratos em raid0 para o cache secundário... resta a dúvida de escolher entre um i7 e um xeon.... aparentemente são os mesmos chips, só que com nomes diferentes ( as descrições de alguns modelos são idênticas..) quantos watts de calor deve dissipar uma bagaça dessas???