Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão antena setorial (custo x beneficio)

    Estou agora vendo varios fornecedores de antenas setoriais para ser instalado aqui so que uma duvida muito grande qual marca (fabricante) oferece melhro custo beneficio.


    Estou aqui para ouvir relados pois so na pratica podemos dizer qual presta ou nao si que a da aquarios nao quero nem de graça kkkk ,


    vi esta que me parece muito boa e claro um custo menor que as tradicionais


    Painel Setorial 2414S - :::: Computech :::: Loja On-line WWW.WAVELAN.COM.BR ::::

  2. #2

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Amigo, eu não arriscaria. Ainda mais por esse preço, com certeza não chega nem perto das conhecidas Hyperlink, OIW, Ideal, Dimensiontech.
    Dessas eu só usei Hyperlink até hoje e não arrisco outra. Mas dizem que a OIW é a mesma fabricação, e também falam muito bem das outras. Vamos aguardar os relatos de quem usa as outras marcas.

  3. #3

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    O barato, as vezes, sai caro. Nunca testei.

  4. #4

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    amigo isso ai tá mais com cara de gambiarra se vai gastar faça como o amigo katraka disse compre uma conhecida no mercado....

  5. #5

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    por isso postei aqui , tb to com pe atras

  6. #6

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Parece ser uma boa antena; infelizmente não apresentou na filmagem os detalhes do sistema irradiante.
    O apresentador poderia ter desmontado e apresentado os detalhes construtivos e acabamento da montagem dos componentes irradiantes.
    É patch antena, biquad, double biquad, multi dipolos?
    Seria muito legal reapresentar mostrando o sistema irradiante e não só a bela casca.
    De qualquer maneira, acho que compensa comprar uma para teste e postar ass imagens com detalhes técnicos bem minuciosos.


    ☼ ▼ Gostou? Clique!

  7. #7

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Se quer algo abaixo do preço das já citadas Hyperlink, Oiwtech, Dimensiontech, Ototech, então procure pelas Betel (Wirelink). a construção também é estranha (Usa cano de PVC cortado ao meio) mas tem bastante gente usando com pouco problemas.

    Voltando a antena do post, não vejo motivos pra uma antena custar muito mais que isso. Se usar pcb impresso, como essa, chapa pre-cortada e pré-perfurada, a manofatura é barata, os materiais usados são baratos, resta o custo do desenvolvimento e da homologação. Como o BNDES está aí pra ajudar, você financia esses custos e abate eles com as vendas ao longo de 2 anos, não precisa querer reaver o investimento em 3 meses (Como parece o caso da maioria das setoriais nacionais, se fossem de slot eu entenderia o maior custo na manofatura e tal). Alias... manofaturar produto tecnológico pra mim é um paradoxo.

    Bom, pelo diagrama de emissão suspeito que isso seja uma coplanar impressa. Mas também pode ser aquele layout em forma de 2 "P" de costas (Que descrição linda, "2 P de costas"), mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         40x18mmantenaimpressa2.jpg
Visualizações:	282
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	16322
    Um dipolo com loop, tentei imprimir isso mas o resultado não foi tão bom, em 2,4 e 5GHz uns 8dBi aparentemente, mas com medidas certas diz a lenda que chega nos 14dBi.
    (Ou isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uwb2p.png
Visualizações:	373
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	16323)
    Acertei, errei? Enfim, não me parece um projeto ruim, se as antenas de grade já conseguem sair com um custo na casa dos R$ 25 da fábrica, não vejo motivos pra uma Hyperlink de 12-14dB chegar ao 'usuario final' por R$ 700-800, se há mecanização na fabricação das grades e direcionais (Offset ou disco) seria só ter concorrencia com baixo preço pra que as setoriais fizessem uso disso (E tivessem discrepancias entre sí e etc, exigindo uma etapa de testes por amostragem e etc, coisa que não é barata, concordo).

    Bom, pra proxima torre acho que vou pegar um par dessas, não ví falha na concepção da idéia (Exceto se colocar RB dentro da caixa e usar cartão sem a lata atenuadora de ruído eletromagnético, mas cartões sem isso são poucos) nem motivo pra antena custar mais que isso.
    (Vide as Betel, com cano de PVC, eu até uso, mas nem uns R$ 20 mil pra uma forma e injetor de PVC quiseram gastar, usam cano de PVC pelo visto (Cano e as tampas), essa Computech ao menos fez caixa propria e etc, alias, que eu saiba ela tem cacife financeiro pra bancar o desenvolvimento disso e não querer retorno em 3 meses...)

  8. #8

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Ontem fui numa loja e ví a nova Setorial Aquário, que imita bastante as Hyper mas perdem no acabamento. O vendedor com seu papo disse que não perde nada pra hyperlink. E até parece que vou dar 300 reais numa aquário pra ver o resultado e deixar de dar 500 numa Oiw que sei ter a qualidade que preciso. Olha, eu vou de Oiw. Não tenho grana sobrando pra testar e ver qual é a melhor. Abraço

  9. #9

    Cool Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Segue uma série de setoriais, todas quando bem construídas apresentam ganho de 12db a 16db; é bastante didático fazer algumas experiências práticas, com capricho pode-se ter surpresas muito agradáveis.

    2.4GHz Short Backfire Antenna
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.4GHz Short Backfire Antenna1.jpg
Visualizações:	1266
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	16328

    Patch Antena 2.4GHz
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         patch-antena_big.jpg
Visualizações:	623
Tamanho: 	31,7 KB
ID:      	16329


    Detalhes construtivos de uma biquad construída em circuito impresso
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BiQuad-05.jpg
Visualizações:	369
Tamanho: 	74,2 KB
ID:      	16330


    Bi-quad tradicional com refletor em circuito impresso
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BiQuad-03.jpg
Visualizações:	381
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	16332


    ☼ ▼ Se ajudar, clique na estrela!

  10. #10

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    ABT Plus nem pensar, comprei uma tive que refazer o biquad. Estava fora de medida, 35mm ao invez de 30,5, 1/4 de onda. Custou tambem 50,00 pratas, o que eu podia esperar?
    Última edição por wrmmnt; 09-11-2010 às 14:32.

  11. #11

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Ví umas antenas chamadas sky no py. Será que são boas?

  12. #12

    Lightbulb Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Painel Setorial 2414S

    Depois de ler os manuais, ver os testes e homologação achei que o material é de primeira, show de bola.

    Vale a pena dar uma olhada, downloads:

    http://www.wavelan.com.br/loja/downl...ta%20Sheet.pdf

    http://www.wavelan.com.br/loja/downl...tenas%20C3.pdf

    Certificado de Homologao - Requerimento n 1958/10

    http://www.wavelan.com.br/loja/downl..._Computech.pdf

    http://www.wavelan.com.br/loja/downl...H04-R01_V1.pdf

    ☼ ▼ Se ajudou clique!

  13. #13

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Estudando os materiais..

  14. #14

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Ja usei TSM, Wirelink e Hiperlink. As TSM São fantasticas, uso as de 120º por 9dbi que são de uns 35cm e vou te falar uma coisa viu, são fantasticas.
    A Wirelink de 120º pelomenos aqui não está dando os 120º hehe
    As Hiperlinks são boas mas as TSM são bem compactas e sinceramente não vi diferença entre a de 14dbi da Hyper com a de 9dbi da TSM, claro que meu teste pode ter sido erroneo mas realmente não vi diferença aqui...

  15. #15

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    3 coisas bobas que me inspiraram confiança nessas wavelan:
    - Caixa de ABS injetado, se tiver uma misera borracha vedando, como é material grosso e tem estrutura não entrará agua fácil.
    - Chapa de aço do refletor cortada e pré-perfurada por prensa, não é manofatura portanto não está sujeito a variações.
    - Elemento radiante tipo patch, impresso em PCB, se feito em escala (Fotosensibilizando e etc) não há variações, não existe risco de algo sair fora das medidas tipo as biquad torta.

    O que poderia tornar uma antena dessas mais cara seria contratar um engenheiro eletronico ou em telecom pra ficar no final na linha de montagem fazendo o ajuste fino no osciloscopio. Se for um funcionário normal não há motivo pra antena custar caro.
    Pelo visto o motivo pra uma setorial custar R$ 500 é mais ou menos isso, um funcionário muito caro fazendo o ajuste milimétrico nas multiplos-dipolos (Só a Hyperlink usa isso?) ou nas j-polo/meio-omni-com-refletor com osciloscopio e gerador de sinais, já que meio milimetro faz diferença nesses layouts é necessario ajuste fino manual.

    Alias... na falta de equipamento pra conferir, quem garante que uma Hyperlink 14dB de R$ 700 vem bem ajustada? A vedação nem sempre é boa, não duvido que tropecem no resto as vezes, acabamos pagando mais na esperança de certeza de bom desempenho, mas o que recebemos é só mais probabilidade de bom desempenho.

  16. #16

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Ja usei TSM, Wirelink e Hiperlink. As TSM São fantasticas, uso as de 120º por 9dbi que são de uns 35cm e vou te falar uma coisa viu, são fantasticas.
    A Wirelink de 120º pelomenos aqui não está dando os 120º hehe
    As Hiperlinks são boas mas as TSM são bem compactas e sinceramente não vi diferença entre a de 14dbi da Hyper com a de 9dbi da TSM, claro que meu teste pode ter sido erroneo mas realmente não vi diferença aqui...
    Cliquei na estrelinha e aumentei alguns pontos na sua reputação.. hehe
    Mano, eu não sabia que as TSM são boas assim. Qual a média de valor das setoriais TSM?

  17. #17

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Cliquei na estrelinha e aumentei alguns pontos na sua reputação.. hehe
    Mano, eu não sabia que as TSM são boas assim. Qual a média de valor das setoriais TSM?
    Valew por clicar nonoque Você me salvou ehehehe meus pontos de reputação voltaram Estava negativo e agora voltaram.
    Então. As setoriais de 9dbi por 120º estão na casa dos R$300,00 se gundo a ultima cotação que fiz direto com a TSM.
    Esqueci de constar que a parte metalica dela é de inox e que a estrutura interna dela é bem parecida com as Basestations da Ubiquiti, sabe aqueles disquinhos que tem dentro das basestations? Pois é as TSM tem tb.
    Abraço
    Última edição por Arcanjo_tc; 10-11-2010 às 10:02. Razão: Eu tinha reclamado da reputação mas os pontos voltaram e eu não tinha visto.

  18. #18

    Arrow Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Caros amigos,
    aqueles que tiverem oportunidade de postarem fotos, junto com os comentários nos ajudariam muito, na avaliação de detalhes construtivos, acabamento, etc..
    Uma dica: incluir uma moeda, caixa de fósforo ou régua na foto, fornece uma perspectiva do tamanho.
    Forte abraço!


    ☼ ▼ Se foi útil a idéia clique!

  19. #19

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Caros amigos,
    aqueles que tiverem oportunidade de postarem fotos, junto com os comentários nos ajudariam muito, na avaliação de detalhes construtivos, acabamento, etc..
    Uma dica: incluir uma moeda, caixa de fósforo ou régua na foto, fornece uma perspectiva do tamanho.
    Forte abraço!


    ☼ ▼ Se foi útil a idéia clique!
    opa boa idéia, assim fica melhor msm...

  20. #20

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Valew por clicar nonoque Você me salvou ehehehe meus pontos de reputação voltaram Estava negativo e agora voltaram.
    Então. As setoriais de 9dbi por 120º estão na casa dos R$300,00 se gundo a ultima cotação que fiz direto com a TSM.
    Esqueci de constar que a parte metalica dela é de inox e que a estrutura interna dela é bem parecida com as Basestations da Ubiquiti, sabe aqueles disquinhos que tem dentro das basestations? Pois é as TSM tem tb.
    Abraço
    Show de bola. Pode ser preconceito meu, mas 9 dbi parece tão pouco por eu estar acostumado com 17
    Se puder colocar umas fotos das suas antenas agradeço