Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão o clima influencia na latencia wireless

    aff sei que vou ser apedrejado mas antes que me mandem para a cruz .

    eu descobri que realmente o clima influencia diretamente na rede wireless .

    aqui quando esta este clima de mormaço igual o de hoje a latencia de todos os radios dispara.
    por que eu tenho certeza disto. desde o começo do ano estou monitorando todos os aps e surpreza debaixo de chuva ,a noite ,debaixo de tempestade ,com frio ou no calor mas fdp a latencia de todos os radios e baixa .
    mas quando vem este mormaço lascou latencia la em cima .
    peço para meus colegas de serviço que não me apedrejem e so o que estou constatando aqui .

  2. #2

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Concertaza o clima influencia muito nas radio frequencias, existe varios estudos sobre isso.

  3. #3

    Padrão Re:

    Naldo, fica tranquilo porque não é do costume do pessoal aqui do fórum cair na porrada por conta de debates.

    Quanto ao tópico, eu já passei por essa situação e posso afirmar uma coisa: 90% dos erros é humano. Veja bem, quando esquenta, naturalmente as caixas herméticas fritam o que tem dentro. Obviamente, o calor altera a resistividade dos circuitos elétricos, o que influi diretamente na potência irradiada pelo sistema elétrico.

    Se o equipamento não está ligado a fontes de alimentação potentes, falta energia para o funcionamento do circuito e, consequentemente, notamos os efeitos através de latências altas e restarts frequentes.

    Dica: use sempre fontes de alimentação potentes (exemplo 20v 5A, para RB's e afins), JAMAIS usar caixas herméticas pretas ou de cores escuras (em função da retenção de calor por essas cores), procurar instalar a caixa hermética fora do ângulo de incidência do sol e, se for o caso, instalar sistemas de refrigeração por coolers ou simples furos, para que o ar aquecido seja expulso do interior da caixa.

    Nas minhas intalações não uso sistemas de refrigeração ou furos na caixa, e até o presente momento não tive problemas. Quem conhece Santa Maria, centro do RS, sabe do calorão infernal que faz nessa época de fim de ano.

    Eu simplesmente cuido a posição da caixa hermética para que não fique de frente para o sol da tarde que, em geral, é o horário de maior incidência. Além disso, a questão da fonte de alimentação potente, para compensar os efeitos do calor nos circuitos elétricos.

    E é isso. Abraço pra ti!

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    sim como o Jdir falow a tem peratura que enfluencia na ocilaçao da radiofrequencia ......
    por terem circuitos sensiveis a alta temperatura ......

  5. #5

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    é por isso que as grandes operadoras usam containers de aluminio, climatizado e com controle de umidade, todos os radios e fontes ficam no container e somente os cabos celflex , de alimentação e os guias de ondas sobem a torre.
    Dai a necessidade de ventilação forçada nas caixa hermeticas que usamos.

  6. #6

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Já percebemos isso aqui também!

    Agora desviando um pouco o foco do assunto, alguém usa solução UBNT em 2.4 pra AP? será se ocorre o mesmo?

  7. #7

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    tenho Dois paineis de 90 usando com 2 Bullet ,2,4 até agora não deu problemas, tenho tb 2 paineis 90 com Bullet M5 tudo certo tb

  8. #8

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Citação Postado originalmente por wylow Ver Post
    tenho Dois paineis de 90 usando com 2 Bullet ,2,4 até agora não deu problemas, tenho tb 2 paineis 90 com Bullet M5 tudo certo tb
    Opa isso é bom, você sentiu diferença no throughput, porque com cartões e RB, quando o throughput geral chega 3MB do cartão o negocio começa a zica!?

  9. #9

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Citação Postado originalmente por wylow Ver Post
    tenho Dois paineis de 90 usando com 2 Bullet ,2,4 até agora não deu problemas, tenho tb 2 paineis 90 com Bullet M5 tudo certo tb
    Opa isso é bom, você sentiu diferença no throughput, porque com cartões e RB, quando o throughput geral chega 3MB do cartão o negocio começa a zica!?

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    3 mb em 2.4 ghz é meio complicado .....
    to custando a passar 1.5 mb nos xr2 ubnt que tenho ......
    Última edição por laurence669; 10-11-2010 às 21:54.

  11. #11

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    3 mb em 2.4 ghz é meio complicado .....
    to custando a passar 1.5 mb nos xr2 ubnr que tenho ......

    Bom cara aqui boa parte do R52H, media de 30 clientes conectados, geralmente tá batendo os 2.7MB, 2MB toda hora... isso só com 30 clientes simultaneos cada cartão, por isso que eu queria saber se o throughput, de saida geral, não pra entrega pra 1 cliente.. e sim no geral se ultrapassa os 3MB.

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    vc ta é com sorte de não esta com problemas na sua rede .....
    3.0 mb em um mini pci simples ohh loco é zica na certa .....
    causa lentidão,pings altos, e mais problemas .....

  13. #13

    Exclamation Re: o clima influencia na latencia wireless

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    vc ta é com sorte de não esta com problemas na sua rede .....
    3.0 mb em um mini pci simples ohh loco é zica na certa .....
    causa lentidão,pings altos, e mais problemas .....

    Tá começando a dar esses problemas... eu queria uma solução temporaria no 2.4, pois pretendemos mudar todos os clientes pra M5, só que isso leva tempo, 700 clientes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         painellotado.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	192,6 KB
ID:      	16348  

  14. #14

    Padrão Re:

    Sem querer mudar o rumo do tópico, apenas justificando o que o Paulo citou: uso um Bullet 2, aquele de 100mw, com uma omni (desgraça...) segurando 30 assinantes, e é comum ver picos de 2,7 e 3mb, e a latência da rede se manter entre 10 e 20ms, nos clientes mais distantes e de sinal mais baixo.

    Outra coisa é a questão do calor: o Bullet nunca travou em dia quente. Tá testado e aprovado. Meu próximo passo é comprar um Bullet M5 e painel setorial pra começar uma rede 5.8 paralela (ainda não sei se atiro baixo/médio, de OIW, ou se atiro alto, de Kathrein... já tenho preços de ambos).

    Só estranho porque a rede do Laurence tá dando problema com esse Throughput. Não era pra estar assim, pelo menos no meu R52 do painel não dá esse problema.

    Será algo relacionado a nível de sinal nos assinantes?

    Abraços para ambos!
    Última edição por Jadir; 10-11-2010 às 23:15.

  15. #15

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Nivel de sinal e ACK são pontos muito fortes, que eu acho que é 70% dos problemas de boa parte do pessoal que procura o forum!

  16. #16

    Padrão Re:

    Exatamente, Paulo. Por isso que só uso UBNT na empresa. O firmware te oferece informações poderosas, e basta ir acompanhando essas informações e adequar com a realidade da estrutura. Não tem como dar problema.

  17. #17

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Voltando o clima, quem é/foi radio-amador dependendo da frequencia conhece bem as aberturas e a variação de alcance conforme altura e densidade de nuvens, reflexo de terra umida, frentes frias e quentes, etc. Como em wifi geralmente temos visada limpa ou pouco obstruída com zona de fresnel boa os efeitos do clima são mínimos, mas esse basição de zona de fresnel decente e isenção de arvores (Que conforme a umidade mudam o nível de incomodo) no caminho é pouco respeitado, então muitos problemas são reflexo apenas indireto do clima.
    (Telhado molhado, por exemplo, telha de barro ou amianto, reflete mais sinal, se a zona de fresnel é comprometida por um telhado desse quando chove a qualidade só piora, nesse caso é culpa do clima ou do instalador?)

  18. #18
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    obrigado a todos que contribuiram com respostas vou estar prestando mas atenção em futuras instalaçoes e revisar alguns conceitos .

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    bom vc tem 30 cadastrados ou online se vc tem 30 clientes online neste cartão vai começar a dar problema a media maxima de usuario por cartão sempre e de 25 online vc pode ate cadastar 100 mas se entrar todo mundo lascou tem que ver o perfil de seus clientes ,tendo 25 online por cartão vc vai trabalhar sussa ,e melhor migrar um pouco destes clientes para outra torre para desafogar

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    bom e bem assim que esta acontecendo o que eu classifico como mormaço e quando esta nublado mas o clima esta quente esquisito .nem e sol nem e chuva .
    nestes dias em espacial e incrivel a latencia de todos os radios sobe e fica na media de 200 a 300 ms .
    ja nos outros dias independente de chuva ,sol ,tempestade ,noite ,frio .tudo esta normal latencia media 5 ms nos radio não e esquisito .kkkk aqui ja estou saindo de casa olho para o ceu e digo xiii mormasso ferrou la vem latencia alta